27 maio 2014

aplicação de máscaras caseiras ou industrializadas


Olá minhas crespinhas e cacheadas, o post de hoje é curto mas importante, hoje vou falar sobre a aplicação de máscaras. O que me motivou a tratar deste assunto é que tenho visto com frequência nos grupos do Facebook sobre cabelos, reclamações das moças de que os tratamentos não funcionam, ou que não tem paciência para usar máscara e muitas chegam a confessar que aplicam a máscara rapidinho dando uma "geral" no cabelo, outras dizem que só fazem uma hidratação por mês.



Gente, cabelo crespo e cacheado, natural ou não, é exigente, uma hidratação por mês, não dá... Tem muitas pessoas que tratam com a frequência correta mas não sabem aplicar os produtos.

Como se deve aplicar uma máscara  ?


É necessário fazer o enluvamento:

Enluvamento - ato de aplicar a máscara ou qualquer outro produto no cabelo fazendo fricção nos fios, massageando-os, como se estivesse encerando uma corda, com movimentos rápidos de cima para baixo.



O enluvamento proporciona maior eficácia no tratamento que estiver sendo feito, os fios receberão o produto generosamente. Se aplicarmos os cremes de qualquer jeito, algumas partes receberão bem o produto, outras receberão menos e outras não receberão o produto.

Cada cabelo reage de um jeito diferente, você pode fazer variações no enluvamento, pode usar uma pressão menor nas mãos, pode fazer em menor velocidade, etc. O meu cabelo por exemplo não curte aquele enluvamento super rápido, acaba quebrando alguns fios. A seguir vou detalhar como adaptei o enluvamento para o meu cabelo.

1 - Após lavar eu separo o cabelo todo em mechas e prendo com grampos. Algumas meninas gostam de usar um condicionador para desembaraçar o cabelo antes de aplicar a máscara ou o tratamento caseiro. Eu prefiro não desembaraçar, separo as mechas com cuidado e prendo. O ideal é que o cabelo esteja úmido quase seco, cabelo muito molhado não recebe bem o produto porque a fibra capilar fica inchada, existem estudos sobre isso, só procurar. Estou atrás de um livro que fala sobre isso, preciso ler e se realmente for bom, indicarei aqui para vocês.



2 - Começo a aplicação do tratamento de baixo para cima, primeiro enluvo a mecha mas devagar, depois aplico mais creme usando os dedos para desembaraçar a mecha, quando ela fica molinha e desembaraçada eu fico alisando as pontas com o creme.





3 - Solto a mecha seguinte e vou fazendo o mesmo em todo o cabelo. Como meu cabelo é muito seco, aplico na raiz também. No final massageio o couro cabeludo com movimentos circulares. MAS ATENÇÃO, EU PASSO NA RAIZ PORQUE MEU COURO CABELUDO É SECO, se não é o seu caso, não aplique nas raízes, certo ?

4 - Torço o cabelo e jogo para cima,  ponho uma touca de plástico comum e por cima a touca de bolinhas de isopor ou uma touca aluminizada.

5 - Aguardo uns 20 min e enxaguo o tratamento, lavar só se for algo que seja bem difícil de sair do cabelo. Em seguida o condicionador ou leave in, finalizo como de costume.

É só, desejo uma ótima semana a todas, até a próxima !



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD