15 abril 2014

Comparações entre Escovas para fitagem

Olá crespinhas e cacheadas, tudo bem com vocês ?  Hoje eu vou comparar e falar da minha experiência com 3 escovas de fitagem das mais conhecidas: a escova Condor (modelo 6887 Júlia – veja aqui no site da Condor), a famosa Denman (modelo D3 Medium 7 Row Styling Brush) – veja aqui no site da Denman) e as escovas do tipo raquete, nacionais, em madeira ou não,  de diversas marcas.

Para quem a fitagem com escova é um bom negócio ?


Pelo que tenho observado nos comentários nos grupos do Facebook e nos fóruns e blogs sobre cabelos afros e cacheados em geral, as principais usuárias da fitagem com escova são as meninas com cabelos tipo 3B, 3C, 4 A   e 4B.

Para cabelos ondulados e para os que tem cachos largos elas são excelentes ferramentas para desembaraçar, mas a fitagem não funciona, pelo próprio padrão do cacho, o efeito mecânico da escova não vai influir em melhoria do cacho, pelo contrário, vai reduzir o volume e deixar o cabelo bem baixinho. Pode até alisar mais o fio depois de seco.

Para o cabelos 4C, ela é muito boa para desembaraçar – principalmente a Denman que tem cerdas mais juntinhas, mas não vai dar grande resultado em definição na maior parte das vezes. Vai reduzir o volume sim e desembaraçar em muito menos tempo. Um teste legal seria desembaraçar um 4C com a  Denman e em seguida usar o pente garfo. Se alguém já fez isso, peço contar aqui pra gente !


Prós:        Cachos super definidos
                Reduz o volume

Contras:   Reduz o volume (para quem quer volumão isso não é legal)
                Cachos mais arrumadinhos (tem quem goste deles bagunçadinhos)

O que vou relatar aqui é a minha experiência, a qual acredito que irá ajudar muitas pessoas porque meu tipo de cabelo é bem comum em nosso país, meu fio de cabelo é grosso, seco e poroso (melhorou bastante mas ainda tem porosidade), baixa densidade (veja sobre densidade aqui), tenho predominantemente dois tipos de cachos, 3C e 4A  e um pouquinho de 4B também.
                


 Escova Condor (modelo 6887 Júlia)






Foi a primeira escova de fitagem que usei. É toda feita em plástico, desembaraça muito bem, aliás é a função principal dela segundo o fabricante, fácil de higienizar, bem levinha, as hastes de plástico são razoavelmente espaçadas, proporciona uma fitagem muito boa.
Na época fiquei bastante satisfeita com os resultados, recomendo.






Ela é toda arejada, muitas aberturas estratégicas, facilita bastante a limpeza, isso a torna muito higiênica.







Fitagem em ação aqui. O cabelo deve roçar o fundo da escova.





Resultado aqui, ainda molhado.







Escova Denman (modelo D3 Medium 7 Row)


Esta escova é de fabricação inglesa mas é vendida nos USA também, vocês podem comprar pela internet, pelo site da própria Denman, (link lá no início do texto) e outros que vendam produtos para as cacheadas.

Ela é maravilhosa para desembaraçar qualquer cabelo, super resistente, feita em plástico e borracha, a parte com as cerdas é removível e você pode retirar cerdas, muitas meninas tiram as fileiras pares deixando a escova com um espaço maior entre as cerdas, isso dá uma fitagem um pouco menos definida. Muito fácil de lavar, quanto á manutenção recomendo cuidado com a parte emborrachada, vermelhinha, a minha ameaçou ficar “dura” e eu passei um tico de óleo vegetal para deslizar melhor. Nem todos os usuários relatam esse probleminha.

Testei com todas as carreiras de cerdas e com carreiras intercaladas, o resultado não foi muito diferente, a distância entre os dentes da escova é que irão diferenciar a fitagem, mais até do que a distância entre as carreiras de cerdas. Fitou muito bem meu cabelo, mas reparei que a fitagem é mais fininha, algumas partes ficavam com fios e cachinhos muito miúdos, e encolhem bem mais, a Condor me proporcionava uma fitagem mais larguinha que é como gosto.

Notei também uma tendência a arrebentar o fio se formos pentear muito rápido, ela quebra na hora de desembaraçar se você for muito rápida, deve ser usada com calma. Muitas meninas americanas amam essa escova, a Teri Laflesh (autora do livro ”Curly Like Me” usa uma. Site da Teri aqui.

 




Não sejam enganadas, vejam a embalagem original : 


Fitagem em ação                                                                                                    Resultado                                  











Nas fotos seguintes mostro como desmontar uma Denman




1








2






3



4








5

Escovas tipo raquete


Estas escovas são aquelas de base reta quadrada, cheia de pinos que podem ser de madeira ou de plástico.

A espessura e a distância entre as cerdas (pinos) variam, algumas tem pinos mais finos, algumas são mais espaçadas, tem alguns modelos bem grandes e outros em versão mini.

Esta é a que uso atualmente, não fico sem de jeito nenhum, meu cabelo sem fitagem fica enrolado mas indefinido em várias partes:

Até agora foi a que mais gostei, me proporciona uma fitagem mais larguinha, os pinos massageiam meu couro cabeludo e são de madeira, para limpar é só retirar os fios de cabelo e restinhos de creme com um papel higiênico e passar ela debaixo da torneira com jato forte, de vez em quando jogo uma água com sabão de côco e dou uma esfregadinha leve nos pinos. Também pode ser usada para desembaraçar, mas pessoalmente, prefiro desembaraçar com um pente de dentes largos e usar a escova só para a fitagem.

A importância dos pinos: além de fitar lindamente, massageiam o couro cabeludo estimulando os bulbos capilares – auxilia no crescimento.

Existem escovas do tipo raquete com pinos de madeira e com pinos de plástico, também existem as que são feitas totalmente em plástico; a espessura dos pinos variam e as distâncias entre eles também. Estas escovas são facilmente encontradas em lojas especializadas em artigos para cabeleireiros e em algumas perfumarias.



Exemplos de escovas tipo raquete :













Resultado da escova raquete:



Existem também modelos mais simples, de plástico, que lembram a antiga escovinha vendida na revista da Avon, é bem baratinha e muitas pessoas conseguem encontrar com facilidade em drogarias e lojas de artigos para cabeleireiros, não sei porque não consegui encontrar essa mais baratinha e olha que procurei. Veja ao lado:  


Então meninas, espero que gostem, por hoje é só !!





9 comentários:

  1. Poooxa, adoreeei o post!!! *-*
    E as dicas foram ótimas :)

    Beijão da Preta
    http://pretapretinhablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ver que vc gostou Pretinha !! Vou te visitar ! Bjos !

      Excluir
  2. Muito bom, Deia! Adorei as comparações! :D
    Geralmente eu não me dou muito bem, não com fitagem com escovas. :/ Mas depois da postagem fiquei querendo testar! hahaha :D Depois eu conto como foi! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tamzinha ! Testa sim, depois me conta !! Bjos !

      Excluir
  3. Desde quando eu fiz meu big chop que, penso em comprar uma escova para fazer fitagem e até hoje não comprei hahaha Faço com as mãos mesmo, acho que por puro comodismo.

    http://olhameucacheado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi a escova modelo Avon vende em São Paulo na Ladeira Porto Geral próximo a Rua 25 de Março. Acredite se quiser custa apenas R$ 0,60.

    Bjs
    Andrea

    ResponderExcluir
  5. Realmente as escovas diminuem o volume. Tenho uma da pro art e outra parecida com aquela da avon. Comprei na 25 de março aqui em São Paulo por R$ 0,60. Hj em dia é difícil eu utiliza-las por causa da perda do volume, mas em geral a definição é perfeita.
    Bj
    Andrea

    ResponderExcluir
  6. Mônica, se está legal fitando com os dedos continue ! Eu uso a escova porque realmente somente os dedos não dá certo no meu cabelo ! Parabéns !
    Minha xará Andrea, inacreditável esse preço !! Fica a dica para as meninas. Definição é nota 10, talvez futuramente eu possa largar o uso da escova, por enquanto não ! Obrigada pelas dicas !

    ResponderExcluir
  7. Vc escontra a escova da avon no site posthaus.

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD