17 fevereiro 2014

Sobre a liberdade que toda cacheada tem


Hoje aconteceu algo inusitado comigo. Como de costume, acordei, finalizei primeiro o cabelo e deixei na Técnica do Plopping. Geralmente o faço antes mesmo do banho, do café, da maquiagem... Enfim, antes de tudo, porque tenho evitado secador com difusor no dia-a-dia, são raras as vezes em que uso. Então passo o tempo de me arrumar com a touca e quando estou prestes a sair de casa, retiro a toalha batizada (camisa de algodão), dou uma ajeita pro lado e vou à luta. 


Daí o cabelo que secou boa parte com a técnica, termina de secar naturalmente. Com ele seco, é só amassar pra desgrudar e o volume subir. Foi o que não fiz. Porque quando cheguei no trabalho, me ocupei com as atividades típicas de segunda - muita coisa pra fazer - e fiquei as primeiras 2h sem amassar o cabelo.

Até que me deu uma folguinha e fui de frente pro espelho amassar a juba. Todos os dias em que não estou de day-after é o que faço. Minha rotina de crespa. 

Mas hoje eu parei pra lembrar o quanto isso é maravilhoso de fazer. Em tudo em que eu amassava o cabelo, os cachos ganhavam forma; iam subindo de volume, antes lambido; encolhiam-se em molinhas que antes estavam duras, pelo muito creme que nós cacheadas usamos.

Necessariamente para segurá-los firmes o dia todo de trabalho e alguns day-afters de brinde... E foi esse movimento que me fez ganhar o dia, quando ao terminar de tocar meus cabelos a resposta foi dada no meu visual: ali sim era eu, livre, sem amarras, sem entupir minhas "raízes aéreas" de doses químicas ou esconder o potencial volume que meu cabelo tem e se tem é porque é de sua natureza ter.
Essa é a liberdade que toda pessoa que se assume tem. E esse é um dos orgulhos que carrego comigo. 

#OrgulhoDeSerCabeleiraCrespra

Antes e depois...








Surpresa comigo mesma nessa foto. Não mudou só o cabelo: mudou a expressão. É como se estivesse saudável inteira! Cuidar do cabelo vai muito além que simplesmente cuidar do cabelo, é cuidar de si, se conhecer. Cuidar de dentro de você. Eu cuidei de mim e o amor próprio está em torno dessa segunda foto...

#5AnosAtrás








É isso, meninas. Gostaria muito de dividir esses sentimentos com vocês. Tenho certeza que quem passou pela transição sabe exatamente do que estou falando - embora eu não tenha passado por ela - e quero que sirva principalmente às meninas que estão no meio da transição. 
Não desistam. O que vocês estão conquistando é a liberdade de serem vocês mesmas. É por isso que vale a pena
Acreditem nisso, acreditem que vocês podem, não porque vocês devem, mas porque vocês escolheram ser quem vocês realmente são. E é isso o que mais importa!  
Então, força na juba e sigam firme que a resposta vem aí... ;) 

Xero nos cachos,
Tamires =*

14 comentários:

  1. Adorei Tam ! Essa liberdade não tem preço, satisfação, alegria e leveza ! Beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Dea! Dou o maior valor a essa conquista de ter me conhecido mais e melhor dessa vez. ♥

      Excluir
  2. ''Não mudou só o cabelo: mudou a expressão. É como se estivesse saudável inteira! Cuidar do cabelo vai muito além que simplesmente cuidar do cabelo, é cuidar de si, se conhecer. Cuidar de dentro de você. Eu cuidei de mim...''
    isso diz tudo que senti desde o Bigchop, só felicidade e liberdade.'

    ResponderExcluir
  3. Realmente é uma sensação de liberdadee *----* Fiz o BC semana passada e estou amando minhas molinhas *---* só preciso aprender as técnicas de cuidar dos cachos direitinho rsrs Beeijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, flor! É ser livre mesmo! :D Se joga no cronograma capilar, nas umectações, e foco no tratar que o cabelo vai crescer saudável e lindo. Brigadinha pela visita ao blog! xD =*

      Excluir
  4. Super ameii lindona.. vc tem canal no youtube? Axo q n tem pq n encontrei aindaaa. pq não faz?? Axo q séria muito bom em.. :) bjokas flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaaha faz parte dos planos, flor. Vai sair! Brigada pelo carinho! xD

      Excluir
  5. Tamires, lindos seus cabelos! Adorei a técnica, super bem explicada!!
    Valeu! bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, flor! Valeu pela visitinha ao blog. ;D

      Excluir
  6. Como é bom ser cacheada!!
    http://olhameucacheado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Tamires, muito bom o seu blog ! Vou usar suas técnicas para a minha nova fase! Fase do meu cabelo de verdade saindo das amarras do mundo das químicas.
    Fiz Big Chop agora no final de fevereiro, eu mesma rs mas eu já estava com cabelo curtinho, porém alisado e tingido e meu último alisamento e coloração foram no começo de fevereiro, rs sou meio doida, mas sou doida o suficiente para deixar meu cabelo livre, cheio, mas vai ser MEU cabelo de verdade !
    Ontem cortei as últimas pontinhas que davam para cortar, se não vou ficar careca rs, mas agora só lá para abril que vou cortar pra poder crescer mais! Ou é bom sempre estar aparando? O que cê acha ?
    Enfim, seus cachos são lindoos demais, quero os meus assim um dia! Vou pesquisar sobre hidratação também, beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Acho que você captou bem a sensação de "ser cacheada". Sei que nem todas passam por isso (Graças a Deus), mas eu passei anos anos achando meu cabelo horrível e gastando horas ( e muuuitos reais) pra modificar tudo. Fora todas as vezes que ouvi dos profissional de salão de beleza que alisar era a melhor solução pro meu cabelo e que só ficaria bonito liso. Nada contra quem alisa o cabelo e é feliz assim, mas pra minha auto estima não funcionava. Tô no meio da transição e os cachos já começam a aparecer novamente; ainda não está do jeito que eu quero, mas a sensação de liberdade é incrível!

    ResponderExcluir
  9. Uau!!! Amei a matéria. Amo meu cabelo cacheado mas, ainda luto para conhecê-lo melhor e saber como ele ficar melhor...
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD