22 setembro 2013

consumo consciente X publicidade



Olá crespinhas e cacheadas, tudo bem com vocês ? Hoje vamos conversar sobre o assunto que a Tamires levantou no último post, o do sábado passado.

É notório e triste o descompasso que observamos entre a indústria cosmética nacional, (em sua maioria) voltada para os produtos capilares, e o despertar do consumidor brasileiro, que agora está mais exigente, claro que não são todos que estão mais conscientes do que merecem e o que vale ser pago, mas pelo menos nós, consumidores conscientes, somos um grupo que está em crescimento, e fico alegre em ver que isso ocorre aqui no Brasil; na Europa e nos Estados Unidos o consumidor é consciente há mais tempo.

Causou indignação no meio das consumidoras cacheadas e crespas a maneira como a Garnier conduziu sua campanha sobre a nova linha de produtos para cabelos vitaminados.

O motivo foi este: a empresa conclamou diversas pessoas no universo da internet para enviarem suas receitas caseiras de tratamentos para os cabelos, (eu ficaria no mínimo desconfiada), as pessoas ficaram muito entusiasmadas, acreditando que algo bom e produtivo viria daí, e enviaram suas melhores receitas, inclusive vídeos.



Ao lançar a nova linha, as receitas caseiras gentilmente cedidas foram usadas para transmitir uma imagem negativa das mesmas e de quem as utiliza. Eu e muita gente, utilizamos o melhor dos dois universos: ótimos produtos industrializados e também receitas naturais.
Desnecessário fazer isto para ressaltar e enaltecer os novos produtos, a campanha não precisava mostrar as receitas naturais caseiras tendo um enfoque negativo. Foi no mínimo, deselegante.

Porque eu falei em consumidor consciente lá no início ? Porque consumidores conscientes querem produtos de qualidade, que cumpram o que prometem e também campanhas publicitárias com ética e respeito pelo consumidor.

Um dos argumentos postados na page da empresa é que o público de cabelos crespos e cacheados não é seu público alvo, OK, a empresa escolhe quem será seu público alvo (?), ou pelo menos se direciona para isto. Mas a campanha é algo desagradável para todas as pessoas que se utilizam de receitas caseiras, que tenham cabelos lisos, crespos ou cacheados. Há quem considere que, a nossa indignação é "muito barulho por pouca coisa", quem pensa desta forma, muito provavelmente está acostumado a não questionar nada, a ser um consumidor passivo e desinformado.



Os tempos em que as pessoas compravam tudo o que a mídia lhes ditava se aproximam do fim, os profissionais de marketing precisam entender isto. Aqui no Brasil diversas empresas de cosméticos, remédios, alimentos e etc. oferecem produtos similares aos de suas matrizes européias e americanas mas com uma formulação / composição de baixo custo, oferecendo um produto inferior ao ofertado internacionalmente.



Quanto ás receitas caseiras que a empresa em questão considera no mínimo obsoletas e inconvenientes; são remanescentes de conhecimentos muito antigos, passados de mãe para filha, a humanidade trata de sua beleza com produtos naturais desde tempos antigos, é reconhecidamente eficaz o tratamento com óleos - as umectações - que eram os chamados "banhos de óleo" do tempo de nossas avós e bisavós, o uso do abacate, da babosa, do leite e etc são comprovadamente eficazes, existem componentes bio-quimicos e princípios que a própria indústria utiliza na fabricação de seus produtos.



Claro que existem algumas "inconveniências" para os impacientes:  algumas receitas demandam tempo, algumas pessoas são muito sensíveis a odores, algumas pessoas querem milagres para cabelos maltratados por anos seguidos, outras não cuidam dos cabelos e na hora de um compromisso social querem cabelos bonitos num passe de mágica e etc. Mas o fato é: os resultados destas receitas são comprovados por milhares de pessoas mundo afora, através de testemunhos e troca das receitas, os imediatistas podem usar o que quiserem, a decisão é pessoal.



Então é isto que eu queria dizer, utilizamos o que nos oferece melhores resultados a médio e longo prazo, não somos imediatistas e queremos respeito, se não apreciam as receitas caseiras, não há necessidade de emitir uma imagem negativa das mesmas para enaltecer um produto novo.


beijos
~Andrea~







21 setembro 2013

#NãoTrocoaReceita



Recentemente surgiu uma chamada na internet chamada #TrocaaReceita pra que blogueiras, vlogueiras, etc, mandassem suas Receitas Caseiras pra que fossem testadas por uma blogueira. Foi-se um tempo breve de envios e as receitas divulgadas no site, depois surge um comercial da Garnier Fructis onde quatro vlogueiras - uma delas referência nacional por defender seus cachos - fazem parte. O comercial troca as receitas caseiras pelos novos produtos da Garnier Brasil. Enquanto isso, o site continua a desmoralizar e desclassificar as receitas enviadas. Um descaso com as meninas que enviaram e uma falsa propaganda! Daí, a flor Lindaci da Silva, do blog Belezinha Cabelos Naturais criou a resposta perfeita: a página Não Troco a Receita (aqui) e me convidou pra moderadora. ^_^ Estamos numa campanha contra esse marketing mal feito e desinformado! Nossas receitinhas são milenares: o que dizer dos banhos de leite na banheira de Cleópatra? E as umectações com Azeite como o segredo do crescimento capilar das indianas passadas de mãe para filha? A Garnier já respondeu que não tem o público cacheado como foco, continua colocando petrolatos nos produtos e acrescentando aos que não tinham. Não me representa! Já não usava seus produtos, agora não uso mesmo. \o/ E sabe o que eu acho dessas campanhas que põem abaixo as receitas caseiras? MEDO! Existe uma tendência mundial aos produtos com ingredientes mais ricos e tendendo ao natural, ao orgânico até, aqui no Brasil muitas empresas de cosméticos capilares estão na contramão desta tendência. Já existem até meninas que não precisam mais de cuidar dos seus cabelos com produtos industrializados, fazem seus próprios produtos em casa! o.O

Curtam a página #NãoTrocoaReceita e compartilhem as receitas caseiras de vocês! Lá sim, vamos divulgar sem brincadeira de mau gosto! ;D
Confiram aqui o vídeo do comercial: http://youtu.be/D4aV5v6pK94#aid=P2W30d8VEwA
E no site está a desclassificação das nossas meninas e suas receitinhas caseiras: http://www.trocareceita.com.br/

Além disso, Andrea e eu como boas blogueiras do cabeleira crespa que somos já denunciamos esse tiro no pé de campanha -->> http://www.conar.org.br/

Tamires ~

18 setembro 2013

máscara amend hair dry ceramidas e queratina




Olá crespinhas e cacheadas ! Tudo bem ? Hoje eu venho falar sobre uma máscara que comprei e gostei muito, falo da máscara Amend Hair Dry - Ceramidas e Queratina. A série Hair Dry tem outras máscaras também, todas potentes e voltadas para tratamentos eficientes.

No rótulo, ela é indicada para cabelos coloridos e quimicamente tratados - hidrata e protege - promete agir em 3 minutos. O que mais diz o rótulo:
"Cabelos coloridos ou que passaram por processo químico, necessitam de cuidado redobrado. A máscara de tratamento HAIR DRY, desenvolvida com ceramidas e queratina, penetra na estrutura interna do fio, restaurando as partes danificadas e fortalecendo a fibra capilar, deixando o cabelo revitalizado, hidratado, sedoso e com  um brilho extra."



Como utilizei e os resultados:

Utilizei a máscara pura e também turbinada, em ambas as aplicações tive ótimos resultados. Não deixei por 3 minutos, deixei uns 20 minutos, sempre uso este tempo nas máscaras. Usei touca de bolinhas de isopor.
O produto é cheiroso, perfume suave e muito bom, grande emoliência, cor branca, fácil aplicação, bem molinha e o cabelo adorou, "derreteu" deslizou maravilhosamente bem. Após o enxague a sensação boa continua, finalizei com um dos meus leave in(s), após secar, o cabelo ficou ótimo, cachinhos hidratados, saudáveis e brilhosos. Super aprovada. 



Composição:

Aqua, Ethylhexyl Stearate, Helianthus Annuus Seed Oil, Cetearyl Alcohol, Cetrimonium Chloride, Aqua/Amino Bispropyl Dimethicone / Trideceth-12, TEA-Dodecylbenzene Sulfonate / Cetrimonium Chloride, Hydrolyzed Keratin, Parfum, Glycine Soy Oil, Tocopherol / Sphingolipids / PEG-75 Lanolin, Glycol Distearate, Disodium EDTA, BHT, Methylchloroisothiazolinone, Methylisothiazolinone, Geraniol.

 
O Amino Bispropyl Dimethicone é um silicone insolúvel, mas você consegue retirar usando um condicionador batizado com anfótero betaínico para fazer o co wash, retira também usando um shampoo sem sulfato, eu não notei acúmulo no meu cabelo e já usei esta máscara diversas vezes.

Helianthus Annuus Seed Oil é óleo de girassol, que tem propriedades hidratantes, foto-protetoras e mantenedoras da cor.

Queratina hidrolisada que reconstrói os cabelos, e surpreendentemente esta máscara não me deu nenhum efeito de enrijecimento ou encorpamento do fio, para quem tem mêdo de queratina, pode ficar tranquila.

Tocopherol - ácidos graxos, antioxidante natural, contém grande carga de vitamina E.

Glycine soy oil - óleo obtido dos feijões de soja.

Sphingolipids - classe de lipídios que compõe a membrana de células eucarióticas.

Lanolina - sebum produzido na pele das ovelhas para a proteção da lã.

Geraniol - anti oxidante natural,


Contei que usei pura e turbinada também, a turbinação foi acrescentar 1 colher de chá de óleo de castanha do Pará, 1 colher de chá de extrato de jaborandi e 1 colher de chá de óleo de amêndoa doce.

 Por hoje é só, beijos e até a próxima !! 

~Andréa~


14 setembro 2013

#EuAssessoradosCachos




Olá, amores crespos! xD Como vão todos? Espero que bem! Hoje eu vou dividir com vocês algo que faço nas horas vagas e que gosto muito, me traz muitos risos e me faz conhecer pessoas maravilhosas! É o serviço de Assessoria dos Cachos às cabeleiras crespas da minha cidade. *-* Depois de pesquisar tanto e a pedido dos mais próximos, resolvi estender o cabeleira crespa pra o serviço prático. Vem comigo! ;D
Do que se trata? o.O

Trata-se de um Serviço de Assessoria a domicílio no que diz respeito a uma reeducação da rotina de tratamento dos cabelos cacheados. Com dicas para o Cronograma Capilar e cuidados diários, desde a simples lavagem à finalização dos cachos. Com técnicas específicas para o cabelo ondulado/crespo/cacheado e SEM NENHUM PRODUTO QUÍMICO UTILIZADO. Na crença de que é possível ter belos cachos tratados naturalmente em casa! Cabelo bonito é cabelo bem cuidado.

Quais são os serviços oferecidos? 
•Assessoria em casa - acompanhamento desde o pré-shampoo à finalização dos cachos. Esse é o que eu indico como primeiro contato e serviço. É onde vou observar tudo o que a pessoa faz ao cuidar dos cachos e ir orientando o que pode ser melhorado. Umectação, hidratação e finalização vão inclusos nesse serviço;

•CortePara cachos Femininos e Masculinos;

•Queratinização, Reconstrução, Hidratações e Nutrições;

•Finalização: Fitagens e Texturização;

•Consultoriasacompanhamento sobre Transição e Cronograma capilares.

Bom gente, é isso aí. Eu pensei bastante antes de abrir a Assessoria, mas foi depois de muitos pedidos que decidi e estou amando! Ensinando e aprendendo muito em troca! E isso de reeducar, de mostrar as pessoas que detalhes simples fazem toda a diferença, que produtos não podem ser medidos pelo preço e sim pela composição e que receitas caseiras são indispensáveis!
Dividir isso é que é maravilhoso! Além de ver as pessoas felizes com seus resultados de cachos que não imaginavam vê-los com por exemplo, com volume, balanço, cachinhos formados, fruto de coisas simples que mudou na rotina e da consciência de cuidar deles. Na página tem um álbum com alguns resultados de clientes crespas lindas e vocês podem conferir aqui. ;D 

Beijos e até a próxima postagem! =*
Tamires

12 setembro 2013

extra extra: cabeleira crespa no Tribuna Independente!



Olá, meus amores, essa é uma postagem extraordinária onde venho dividir com vocês a alegria de ver nosso blog crescendo! xD Estamos saindo na Coluna Axé - 266ª edição - Jornal Tribuna Independente (de 10 a 16/09/2013). Nossos agradecimentos a Editora Helciane Angélica Santos Pereira pela surpresa que nos deixou muito feliz! ^_^ Confiram:

Helciane Angélica faz parte da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas - COJIRA/AL e eles também tem blog, visitem: http://cojira-al.blogspot.com.br/

Aos recém-chegados no Blog, nossas boas vindas! xD

Tamires e Andrea

05 setembro 2013

gel de linhaça turbinado



Olá, amores crespos, tudo bem com vocês? xD Hoje vim trazer algo que não é novidade, mas que pode ajudar muito a vocês! ^^ É o gel de semente de linhaça turbinado. Vocês já sabem através da post gel de linhaça (aqui), que esta sementinha tem Ômega 3 e 6: ácidos graxos. E como o cabelo humano é levemente ácido, com pH entre 4,5 e 5,5, é usando ingredientes ácidos que podemos fechar e amaciar as cutículas dos nossos fios. Por isso, esse gelzinho caseiro é um ótimo aliado dos nossos cuidados. Mas algumas pessoas reclamam que o gel de linhaça tem ressecado os cabelos. Então, eu trouxe pra vocês algumas receitas de como turbinar o gel para que não resseque. Vamos comigo? ;D

Lembrem-se de uma coisa: pra turbinar a linhaça mais indicada é a dourada, já que a escura fica mais tem o odor é mais forte. A dourada também deixa o gel com textura mais grossinha que a escura. Utilizem se puderem, água filtrada ou mineral

Receita nº 1
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça 
- 1 xícara de água 
- 1 colher de chá de óleo vegetal 100% puro (azeite de oliva extra virgem, coco, amêndoa, semente de uva, etc.);

Dica: acrescente o óleo vegetal durante a fervura. Vai dá muita maciez e brilho certeiros ao cabelo. Meu óleo preferido para esta combinação é óleo de Amêndoas, que é mais leve, o de Semente de Uva também, mas você pode usar qualquer óleo vegetal de que goste. E se óleo puro pesa no seu cabelo, prefira não fazer essa receita.

Receita nº 2
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça 
- 1 xícara de água
- 1 colher de chá de óleo vegetal 100% puro
- 1 colher de chá rasa, de CMC;

Dica: O CMC vai deixar o gel mais durinho depois da aplicação. Acrescente antes da fervura, e vá salpicando o CMC de leve e aos poucos pra espalhar bem pela água e não embolar. Lembre que quanto mais tempo de cozimento, mais grosso o gel fica. Mas não pode ferver tanto, se não vai ficar difícil de coar. O óleo vegetal vai nessa receita, porque usando somente o CMC poderia ressecar.

Receita nº 3
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça 
- 1 xícara de água
- Folhas de erva ou pacotinho de Chá

Dica: Esse é supimpa! Porque você dá ao gel de linhaça as propriedades que tem no chá. Pode ser as folhas, de camomila, por exemplo, de alecrim, ou o aqueles chás de pacote. Aí é só colocar o pacotinho na panela mesmo, pra ferver junto com a linhaça.

Receita nº 4
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça
- 1 xícara de água
- 1 colher de sopa de Pantenol diluído ou 1 colher de chá de pantenol puro

Dica: Pantenol é maravilhoso! Usá-lo na receitinha de gel caseiro então, é melhor ainda pelo efeito hidratação que ele trará junto às propriedades da linhaça. Mas não vale se você usa o gel todos os dias, porque pantenol em excesso dá efeito reboque. O bom do pantenol é que a mistura fixa melhor nos cabelos. Acrescente também durante a fervura. 

Receita nº 5
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça
- 1 xícara de água
- 1 colher de chá de Glicerina Vegetal

Dica: Glicerina vegetal vai bem em misturas aquosas e naturais. Eu gosto em géis caseiros por isso, muito mais que em cremes. Mas é preferível usar a mistura em dias frios e finalizando com o cabelo mais molhado. Acrescente ao desligar o fogo e mexa bem.

Receita nº 6
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça
- 1 xícara de água
- 1 colher de sopa de Ceramidas

Dica: Se o problema era fios ressecados, duvido que com Ceramidas continue assim! Acrescente durante a fervura e se joga no gel turbinado com Ceramidas, mas cuide de comprar em site de essências, a totalmente pura, certinho?

Receita nº7
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça
- 1 xícara de água
- 1 colher de sopa de Aloe vera

Dica: Aloe Vera é hidratação na certa. Acrescente depois de desligar o fogo e mexa bem, antes de coar.

Receita nº 8
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça
- 1 xícara de água
- 1 colher de chá rasa de Mel ou Agave

Dica: Mel é um dos melhores anti-frizz naturais que existem. Acrescente durante a fervura. O cabelo pode ficar durinho, então é só amassar os cachos quando tiverem secos.

Receita nº 9
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça
- 1 xícara de água
- 1 colher de chá de Óleo Vegetal 100% puro
- 1 colher de chá de Liga Neutra

Dica: Assim como o CMC, a Liga Neutra vai dá mais consistência ao gel de linhaça. Acrescente antes da fervura.

Receita nº 10
Misture os geis! Faça o o gel de CMC (aqui) e junte ao Gel de Linhaça. O Gel de Aveia (aqui) e o junte ao de Linhaça simples ou turbinado. Misture também uma dessas receitas, junte uma com outra ou crie a sua! De acordo com o que você tenha em casa. Se joga no Gel de Linhaça! \o/ 

Pronto! Agora você tem 10 opções de receita pra turbinar o Gel de Linhaça! xD Não esqueça que tem que deixar o coador pronto pra assim que desligar o fogo ir logo coando, antes que as sementes de linhaça grudem se esfriar. Você pode usar o coador normal ou usar uma meia fina, aquelas cor de pele. Aplique no cabelo depois de passar o creme e mantenha sua misturinha de gel caseiro na geladeira em um potinho à parte, potes de vidro são melhores. Dá pra ficar usando por uns 15 dias. E se você tiver algum óleo essencial em casa, acrescente 2 ou 3 gotinhas em qualquer dessas receitas pra dá mais cheiro e prevenir bactérias. Espero que tenham gostado das receitas, se testarem nos diga qual testou e o que acharam, combinado? Até a próxima! =*

Tamires

04 setembro 2013

maciez e sedosidade


Olá crespinhas e cacheadas, tudo bem com vocês ? Hoje vou falar sobre maciez e sedosidade que ao contrário do que parece, não são sinônimos.

maciez - é quando o cabelo fica leve e fofinho.

sedosidade - é quando você desliza os dedos em uma mecha e eles correm sem "obstáculos".



Na minha experiência pessoal, percebi que o cabelo macio não é necessariamente sedoso. A maciez é mais fácil de ser obtida do que a sedosidade, outra coisa: sedosidade total é atributo de cabelos lisos, os cabelos crespos e cacheados, por seu próprio formato, terão pouca ou média sedosidade.

Para adquirir ambos os atributos, entram em campo tratamentos diversos, os quais já conhecemos: cumprir o cronograma capilar, tratamentos caseiros, manuseio correto e as umectações.

Um cabelo poroso pode estar macio, sedoso nunca. Consegui aumentar o nível de sedosidade do meu cabelo ao reduzir a porosidade. Antes eu pegava uma mecha, ao correr os dedos nela eu sentia obstáculos no caminho dos dedos, agora os dedos deslizam bem até o fim da mecha.


Recomendações para melhorar a sedosidade nos cabelos:

1 - Umectações constantes - no mínimo 1 vez por semana.

2 - Turbinar as máscaras, para H, N e R - acrescentar os aditivos adequados á cada fase (pantenol, colágeno, ceramidas, óleos vegetais, vitamina E e etc) - leiam as etapas do cronograma que a Tamires já andou postando.

3 - Tratamentos contra a porosidade - tratamento do mel com ceramidas.

4 - Não usar (se você utiliza) NUNCA secadores, pranchas, chapinhas etc.

5 - Adotar a fronha de cetim.

6 - Não usar toalha felpuda no cabelo. Use microfibra, cangas, camisetas velhinhas etc, menos a toalha convencional.

7 - Usar pentes e escova de fitagem apropriados, lisinhos, sem farpas.

Estas medidas que listei acima são as mesmas que adotamos para manter os crespinhos e cacheados o mais saudáveis possíveis e bonitos também. O incremento na saúde capilar nos dará a sedosidade e também a maciez, na minha experiência pessoal, a maciez veio primeiro, a sedosidade só consegui quando comecei a reduzir a porosidade.


MAIO  2013




Em maio meu cabelo estava assim atrás: poroso, indefinido, amarfanhado enfim, não do jeito que eu queria. Apesar do desânimo continuei os tratamentos.





Preciso avisar também que a porosidade é um problema bem chatinho e que se resolve a longo prazo, tenho fotos do meu cabelo de 3 meses atrás e me assustei em ver como ele era poroso, amarfanhado e indefinido, especialmente no alto da cabeça, agora a porosidade não desapareceu mas caramba, melhorou muito !!







Esta aqui foi tirada na janela, luz diurna com sol, foto com luz do sol não perdoa nada. E é possível ver uma  :)  pequena melhora na definição,
está bem menos poroso, melhorou a aparência.







Então, este era o recado que eu queria passar, espero que seja útil para vocês.

 Beijos e até a próxima !!

~Andréa~