27 abril 2013

pantenol X bepantol



Olá, queridos e queridas crespas! Vamos falar hoje de um aditivo cosmético maravilhoso para o tratamento da nossa cabeleira crespa. É o D-pantenol, o princípio ativo do Bepantol, que vocês já devem ter ouvido falar. E o porquê de eu preferir a misturinha pura... ^_^

Do que se trata? o.O
Também conhecido como Pró-Vitamina B5, Vitamina B5, Dexpantenol, D-Pantenol e Pantotenol, o Pantenol é um poderoso hidratante. É o precursor do Ácido Pantotênico, uma vitamina muito importante para a saúde da pele, unhas e cabelos, pois ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao stress e no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares.
Na pele, o Pantenol promove suavidade, umectação, condicionamento e elasticidade. Possui ação antiinflamatória, acalmando a pele irritada e cicatrizando de pequenas feridas. 
Nas unhas, dá maior flexibilidade, reduz a quebra e hidrata.
Nos cabelos proporciona hidratação de longa duração, melhora a maleabilidade, espessa os fios, diminui a formação de pontas duplas, trata fios agredidos, danificados, protege, facilita o pentear , retém a umidade nos fios e promove o brilho.
O Pantenol penetra lentamente através da haste capilar, acumulando-se nos fios e chegando a atingir a raiz dos cabelos, onde transforma-se em ácido pantotênico

Enquanto isso, o Bepantol...

O Bepantol tem lá seus benefícios, é claro, aliás ele mil e uma utilidades! Já está em quase todos os blogs da blogosfera suas formas de uso, então, não vou repetir aqui, certinho? ;D
O que nos interessa é saber que a composição do Bepantol solução é sim muito beneficente para nossos fios, mas não melhor que o d-pantenol puro. Isto porque em sua composição apresentam os seguintes ingredientes: bradosol, lactona, propilparabeno, água desmineralizada.

Abro destaque para o Cloreto de Benzalcônico: 
-->> O Cloreto de Benzalcônio:  é um líquido inflamável, de origem puramente sintética, fabricado a partir de reações quimicas; 
Acredito que ele esteja na composição por ter ação umectante. Mas também tem ação detergente, o que justifica ele estar presente nas composições de alguns sabões e sabonetes. Tem mais informações dele, aqui.

Pode usar o Bepantol Pomada no cabelo? o.O
Tive que voltar à postagem e fazer esse acréscimo. Muita gente derrete o Bepantol pomada e usa normalmente nos cabelos. Mas vejamos a composição:
Emulsificante , Álcool cetílico, Álcool estearílico, Cera branca, Lanolina, Vaselina branca, Óleo de amendoim, Óleo de parafina e Água destilada.
Especialmente pra quem segue rotina no-poo, a parafina e vaselina e cera branca não é nada interessante, certo? Esses compostos encapam os fios, impedindo que quaisquer tipo de hidratações entrem no cabelo. Servem somente para efeito "maquiagem", onde no começo de uso do produto, fica um cabelo maravilhoso. Depois, esses viram resíduos e demooooooram a sair dos fios. Mas haverá postagem sobre isso depois, pra melhor aprofundarmos o assunto. Diante mão, não usem a pomada do Bepantol! \o/

Onde comprar Pantenol
Prefiro utilizar um aditivo cosmético puro do que me aventurar em pagar mais  pra ter compostos que não fazem bem aos meus fios nos cosméticos. O fato é que paguei R$12,00 por 80g de Pantenol, enquanto que o Bepantol o mais barato que o encontrei foi a R$15, 100 ml. Comprei no site http://www.sabaoeglicerina.com.br/ e o recebi em 7 dias. Ah, faço 100 ml várias vezes e utilizo dentro de 2 meses ou mais. ;D

Como usar o Pantenol o.O
-->> Primeiro você vai diluir o pantenol em 100 ml de água. Nesse caso, 5% para esta medida, o que corresponde a 1 colher de chá de pantenol. Como na foto lá em cima, ele tem uma textura de cola de isopor. Então, utilize uma espátula pra melhor dissolvê-lo na água. Pronto! Está pronto seu "bepantol". Com 80g dele e pagando bem menos, eu fico utilizando esse aditivo das seguintes formas:
1º - na hidratação, fase do cronograma - 50 ml;
2º - no couro cabeludo, uma vez por semana. Afinal, ele também precisa estar hidratado. E ainda diminui a oleosidade;
3º - no borrifador, para LOC e day-after (Terá postagem sobre LOC);

Você também pode utilizá-lo no seu xampu ou condicionador. Desde que não utilize-o em excesso, no sentido de muitas vezes. Eu uso nas hidratações e deixo no borrifador quando acho necessário. Nenhum produtinho, por melhor que seja devemos usar em excesso. E só pra lembrar: o uso contínuo é recomendado, mas mesmo assim, uma única aplicação traz grandes benefícios. E para terminar, uma fotinha do cabelo ainda molhado, recém-hidratado com d-pantenol: 
Beijos da Tam e até a próxima postagem! xD

22 abril 2013

e a história do pH ??



Olá crespinhas e cacheadas !  :D  Hoje vamos falar de pH - potencial hidrogeniônico ou potencial de hidrogênio que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.
Vamos simplificar a coisa aqui  porque este assunto já foi tratado longamente em muitos sites nacionais e estrangeiros e também não queremos cansar vocês, o negócio é aprender com leveza e alegria.

Produtos para o cabelo com baixo pH fecham as cutículas, portanto, quem tem baixa porosidade no fio, deve fugir deles, e quem tem alta porosidade deve usar mas sem exagero.

O pH do cabelo (é assim que se escreve mesmo, p minúsculo e H maiúsculo) está entre 4,5 e 5,5 e não pode oscilar muito, senão é desastre na certa, para entender melhor veja a ilustração abaixo:

Onde está escrito "coloração semitransparente" leia-se "coloração semi-permanente", a gravura foi bem bolada e eu não quiz deixar de fora. 

Então, já deu pra sacar né ?  o.O 

Ácido demais é um balde de oxidante, alcalino demais desestrutura o fio
 (por isso é o nível de pH dos relaxantes).  Pelo desenho conseguimos compreender que 
o shampoo abre um pouco as cutículas, então fazemos nossos tratamentos para hidratar ou, 
nutrir ou, reconstruir, enxaguamos e o condicionador vai fechar estas cutículas 
para reter as substâncias emolientes no fio.


Nas algumas farmácias e na internet, são vendidas aquelas fitinhas 
com as quais podemos medir / verificar o pH dos nossos produtos. 


A  "brincadeira" de usar as fitinhas em todos os nossos produtos é super válida, depois com experiência, você vai utilizar menos as fitinhas mas elas sempre serão úteis.


Aqui uma tabelinha de PH com substâncias diversas:



Como vamos utilizar isto a nosso favor ?

Vinagre de maçã - Vai fechar mais as cutículas (segurando a hidratação) e doar brilho.

Preparação para cabelos normais e também os oleosos: Misture 1 litro de água, se puder usar água destilada melhor ainda, adicione uma colher e meia de sopa de vinagre de maçã.

Preparação para cabelos secos: Misture 1 litro de água (se possível destilada) e 1 colher de sopa de vinagre de maçã.

Como usar: ==> 

Após lavar e antes do condicionador. Se você vai usar máscara, use após retirar a máscara e antes do produto de finalização (condicionador ou leave in). Deixe agir uns minutos e enxague. O cheiro sai logo, não se preocupe, use uma vez por semana ou 1 vez a cada 15 dias, não pode abusar senão vai ressecar os cabelos. Além de equilibrar o pH do cabelo e doar brilho, combate a caspa e aquela coceirinha chata da qual muitas cacheadas reclamam.

Minha experiência pessoal:
==>  Eu usei este enxague na última sexta feira, eu joguei um canecão com a mistura no cabelo todo, deixei 5 minutos e depois enxaguei e finalizei como de costume. Funcionou de verdade meninas, não ficou cheiro nenhum, meu cabelo segurou mais a hidratação e ficou mais macio, a diferença não é enorme mas dá para perceber sim, a parte porosa melhorou, gostei e pretendo repetir semanalmente. Não posso exagerar senão resseca.


Suco de laranja ou limão -  Eu sugiro a laranja porque em cabelos secos o limão vai ressecar bem. Também vai fechar as cutículas, doar brilho e maciez.

Preparação para cabelos secos: 1 copo de suco de laranja + 1 colher de chá de mel diluídos em 4 copos de água

Preparação para cabelos normais - meio copo de suco de limão + 1 colher de chá de mel diluídos em 6 copos de água.

Preparação para cabelos oleosos - meio copo de suco de limão + 1 colher de chá de mel diluídos em 4 copos de água.

Como usar: ==> 

Após lavar e antes do condicionador. Se você vai usar máscara, use após retirar a máscara e antes do produto de finalização (condicionador ou leave in). Se você quer evitar qualquer traço do cheiro da laranja, pode pingar 6 gotas de oleo essencial de lavanda, vai cortar o cheiro da fruta e deixar um cheirinho leve de lavanda. Enxague após alguns minutos (5 ou 10 min).

Por hoje é só  :D cuidem bem de seus cachinhos e sejam pacientes e perseverantes ! Beijos !!  :*

Andréa  

15 abril 2013

conheça seu cabelo: porosidade


Olá meninas ! :D  
Hoje vamos falar sobre um assunto importantíssimo para vocês conhecerem seus cabelos e garantir uma transição bem sucedida, quanto mais conhecimento, menos tropeços no caminho e menos chance de desistência. 
São vários assuntos que a Tam e eu estaremos apresentando entre nossas postagens.  Senti necessidade de trazer estes assuntos para vocês porque infelizmente tem muita gente que desiste da transição por não saber lidar com o próprio cabelo.
 Graças a Deus eu sempre li muito e isso me salvou de ter desistido também, pois é, lá pelo quarto e quinto mês de transição, a coisa ficou feia... Então, peguem caderno e caneta ou preparem-se para salvar o papo de hoje !
Mais importante até do que saber qual é seu tipo de cacho (e olha que as classificações variam heim gente, já vi 4 tipos diferentes de classificação no mundo da internet) é conhecer as características do seu cabelo, do fio mesmo em si. Porque tamanho de cacho, ajuda saber sim, mas não quer dizer tudo, tenho irmãs de cachos com estruturas de fio completamente diferentes, aí muda resultado de produto, muda o tipo de tratamento, vai mudar o tipo de finalização e etc.

Porosidade

Porosidade é a capacidade do fio em absorver elementos tais como água, substâncias hidratantes, nutritivas  e etc. O fio de cabelo ampliado ao microscópio eletrônico te permite ver que ele tem cutículas (escamas).

Este é um fio de cabelo sadio, bem tratado, sem química alguma,
como todos deveriam ser e como Deus fêz.
Cutículas lisinhas e fechadinhas, sendo liso, encaracolado,
crespo ou encarapinhado, assim devem ser as cutículas do cabelo sadio.

E elas funcionam como persianas, faça de conta que você tem uma persiana colocada em uma parede. 

==> Se você jogar água na persiana fechada, quase não molhará a parede, seria a situação de um cabelo com baixo grau de porosidade - penetração bem pequena de qualquer coisa.

==> Se você abrir um pouquinho e jogar água na persiana novamente, vai molhar um pouco a parede - penetração pequena mas já entra mais do que a situação da persiana fechada.

==> Se você abrir pra valer a persiana e jogar água, vai molhar toda a parede - penetração total.

É assim que funciona no cabelo também. O problema é quando a persiana está aberta demais... aí temos um alto grau de porosidade no cabelo, água, tratamentos e etc. entram fácil mas saem fácil também. :/  Fácil de identificar na rua: é aquele cabelo com aparência amarfanhada, cheio de frizz, ressecado e a coitada usa um mundo de produtos e nada parece funcionar. 

Mas como o cabelo fica assim com as cutículas tão abertas ??  :O

Com o uso maciço de químicas para transformação (alisamento, permanente, tinturas, descoloração e etc.). O cabelo liso, aguenta bem o tranco, é um cabelo bastante resistente, mas também fica prejudicado ao longo do tempo. Os crespos e cacheados sofrem muito mais, pela sua própria estrutura, o trabalho é maior para fazer chegar o sebum natural produzido no couro cabeludo para o comprimento dos fios, então ficar ressecado é muito fácil, se os fios forem maltratados então...

Vejam como fica o "pobrezinho" quando fazemos uma química de transformação, pintamos e abusamos do secador, chapinha e etc;


Pode ser pior, quando há um corte químico (incompatibilidade de produtos químicos) ou por manipulação violenta (excesso de calor da prancha, do secador etc., pentear com muita força, escovas inadequadas, prendedores que arrebentam o fio etc).

Como pode ser pior ? Atenção cardíacas e amantes dos cabelos, cenas fortes a seguir. :O  
Olhem só:

Aqui, o fio foi TÃO prejudicado que perdeu suas camadas externas,
isto acontece após muitos alisamentos, muitas tinturas e etc, é aquela fase
em que voce nota que o cabelo está afinando e com um toque diferente e
ficando minguado.


Este aqui podemos chamar de "R.I.P"
(Descanse em Paz in English).
 O cabelo está se quebrando todo e não
tem jeito. Esta é a situação do corte químico
e de quem penteia com força, usa qualquer
elástico para prender o cabelo e etc.

Teste de Porosidade

Como funciona o teste ==> quanto mais poroso, mais água ele vai absorver, então vai afundar.

==> Retire um fio de seu cabelo após lavado, sem creme algum, só lavado mesmo, precisa arrancar, não pode ser partes quebradas.
==> Encha um copo de água, jogue o fio dentro, jogue mesmo, empurrar não vale.   >:)  
==> Se o cabelo ficar por cima ou afundar quase nada, parabéns, vc tem um baixo grau de porosidade.
==> Se ele for até a metade do copo, tudo bem ainda, ele tem um médio grau de porosidade.
==> Se ele descer até o fundo miga...  :(   você tem um alto grau de porosidade (bem vinda ao meu clube e não se desespere mulher ! Temos solução, continue lendo! )

Um segundo teste de porosidade:

==> Arranque um fio de seu cabelo lavado, sem creme algum.
==> Corra o fio entre seu dedo polegar e indicador.
==> No sentido de cima para baixo e depois da ponta ao bulbo.
==> Se os dedos correrem bem de cima para baixo e tiver uma resistência mínima de baixo para cima, a situação está sob controle.
==> Se vc sentir uns "calombinhos", ou o fio parecer que tem um toque diferente ao longo do trajeto dos dedos tanto de cima a baixo, como de baixo para cima, você tem alto grau de porosidade.  

Muita calma nessa hora, o que vamos fazer ?? o.O

==> para as meninas que tem alto grau de porosidade:

Este cabelo recebe a hidratação ou qualquer tratamento feito uma peneira, entra fácil e vai embora fácil, não segura a hidratação, fica bonitinho úmido, quando seca vira um fuá desidratado (cansei de ver o meu assim). 

==> Este cabelo precisa de tratamentos frequentes a vida toda heim, toda vez que lavar tem que fazer um tratamento completo ou pelo menos usar uma máscara por uns 30 min., use muitos aditivos cosméticos nas suas máscaras (óleos, manteigas, aditivos de reconstrução etc), faça muito co wash, sempre que puder, se for usar shampoo, tem que ser um hidratante, cremoso e sem sulfato !

==> A finalização deste tipo de cabelo deve ser muito cuidadosa para segurar a hidratação nele, você pode usar o método LOC (liquid - oil - conditioner), já toquei no assunto no meu primeiro post se não me engano, mas vamos falar mais dele futuramente, outra alternativa é finalizar o cabelo com 2 ou 3 produtos, vc precisa usar condicionador ao invés de leave in e creme de pentear, 
estes dois aí não seguram as necessidades de um cabelo poroso, além do condicionador você pode usar algo para selar a hidratação (vai segurar a hidratação no cabelo),
 pode ser uma manteiga vegetal, um olinho vegetal, que vc esfrega bem nas mãos e passa geral no cabelo, 
as americanas gostam de usar aquelas manteigas que são misturinhas, 
aqui no Brasil não temos este tipo de produto.... sniff   :'(  
mas podemos fabricar a nossa, :D  vou fazer um post com isto ! 
Já testei usar uma manteiga importada no cabelo e já fiz LOC, eu gostei mais do LOC, mas isto vocês precisam testar para ver qual vai funcionar melhor, cada caso é um caso.

Com estes procedimentos, vocês irão conseguir domar a porosidade. Durmam com fronha de cetim, não usem toalhas felpudas no cabelo, tem que ser uma camiseta velha ou uma canga de praia ou uma toalha de microfibra. Pentear com os dedos, ou um pente de dentes largos, se for de madeira melhor ainda. Se o cabelo está todo ao natural, pode usar escovas para fitagem, tem a antiga da Avon, tem a Condor de plástico e outras similares no mercado, além da famosa e importada Denmann, futuramente vamos falar das escovas. ;) 

==> para as meninas que tem médio grau de porosidade:


Momento Fafá de Belém: Se você crê em Deus, erga as mãos para os céus, e agradeça...   :P  

==> Trate do seu cabelo seguindo um cronograma capilar HNR, pode usar as máscaras aditivadas ou não, se for adicionar elementos, cuidado para não pesar a mão, adicione poucas coisas e em pequenas quantidades. Sua finalização é mais tranquila, pode usar um bom leave in liberado, talvez um olinho ou uma manteiga vegetal nas pontas. Use os dedos, pentes de dentes largos de preferência de madeira, as escovas só testando, tem cachos que ficam bem definidos com as escovas, outros não. Pode usar outras técnicas também, ainda vamos falar delas todas, calma  !  Faça co washes também mas não tantos, vc pode fazer uma lavagem sim outra não, alterne com um bom shampoo sem sulfato.

==> Recomendo massagear o couro com óleo de rícino porque este óleo não deixa nem o couro e nem o cabelo oleoso, ele previne uma série de problemas dermatológicos, previne queda, fortalece os bulbos capilares, então, usem sim, pode ser de 15 em 15 dias. O Rícino é um santo remédio para controlar oleosidade excessiva (ele regula a oleosidade)  e combate a caspa também, nossa Tamires já fêz uma matéria só falando do óleo de rícino, quem não viu, please leia !


==> para as meninas que tem baixo grau de porosidade:

Fiquem tranquilas, a situação é boa também, :)  o cabelo com baixo grau de porosidade requer o cuidado de não usar nada que vai pesar nele, como as cutículas são bem fechadinhas, a tendência é acumular produto na superfície e deixar o cabelo oleoso ou pesado

==> Vocês terão cuidado em não usar produtos com muito óleo, hidratantes demais ou pesados. Faça os co washes como a turma de média porosidade, alternando com shampoo sem sulfato, sua finalização deve ser com leave ins, e cremes que não sejam pesados. Prefira produtos de consistência mais fluída. Se for usar óleo, não use muito, não fique muito tempo, nada de dormir com óleo na cabeça, use os óleos e manteigas com sabedoria, na finalização, nas pontas e qualquer local que vocês sintam que precise.  A dica do óleo de rícino que dei para as meninas com média porosidade vale para vocês também gente, óleo de rícino é que nem seguro de carro. Todas devem ter ! ;)

Então, me despeço de vocês após este post que ficou longo, me desculpem, tentei ser suscinta mas o assunto é sério e vai fazer diferença entre uma transição bem sucedida ou não, é gente... 
cabelo natural tem ciência !
Beijos e até a próximaaa :D

13 abril 2013

condicionador p/ cabelos escuros multi vegetal



Olá, amores crespos! Estamos precisando de postagem nova, não é mesmo? Então vamos lá, que a hora é agora e a vez é nossa! xD Eu já falei aqui do Conjunto Para Cabelos Escuros, da Multi Vegetal e o quanto eu amo esses produtinhos, que foram os primeiros que aderi pra minha rotina no/low poo, e tenho usado-os até agora. Vale a pena cada centavo gasto com o frete caro... =/ Mas pra fazer voltar a ter postagem, tem que ser bom mesmo e o nosso premiado é o condicionador da mesma linha, pois a sua composição foi reformulada e o produto mudou pra melhor! #Uhull ;D


O que diz o fabricante? o.O

Condicionador com Nogueira, Cacau e Baunilha, Manteiga de Murumurú e Óleo de Babaçú - os extratos de Nogueira, Cacau e Baunilha combinados à seiva de Aloe realçam naturalmente a beleza e dão brilho, enquanto o óleo de Babassú e a manteiga de Murumurú condicionam e dão maciez a cabelos pretos naturais (ou tingidos) e castanho escuros.


Composição

CETEARYL ALCOHOL AND BEHENTRIMONIUM CHLORIDE; JUGLANS REGIA EXTRACT; THEOBROMA CACAO EXTRACT; VANILLA PLANIFOLIA EXTRACT; ALOE BARBADENSIS LEAF JUICE; ORBIGNYA OLEIFERA SEED OIL AND ASTROCARYUM MURUMURU SEED BUTTER; PHENOXYETHANOL (AND) CAPRYLYL GLYCOL; CITRUS MEDICA LIMONUM OIL; AQUA; CETEARYL ALCOHOL.



Entendendo a composição

-->> Nogueira - Juglans regia = Rica em lipídeos de efeito emoliente : dá vida e realça a cor de cabelos escuros;
-->> Cacau - Theobroma cacao = Rico em ácidos graxos naturais : recupera a vida do cabelo preto;
-->> Baunilha - Vanilla planifolia  = Extrato natural de Baunilha : essência suave e marcante para os cabelos;
-->> Aloe - Aloe barbadensis = Hidratação, nutrição e suavização dos fios;
-->> Manteiga de Murumurú - Astrocaryum murumuru = Altamente nutritiva, emoliente e hidratante;
-->> Óleo de Babacú - Orbignya oleifera = Altamente hidratante e nutritivo.


Gente, essa é a composição nova do Condicionador e a promessa é isso tudo de bom aí. E o melhor é que essas informações estão lá abertamente, no site pra gente estudá-las! Ponto pra empresa! \o/ Mas quem leu a postagem em que eu falei do conjunto, viu que o que eu não gostei do Condicionador é que ele não dava pra ser usado como leave-in, e meu cabelo gosta mais de condicionadores para este fim do que cremes.


E aí é que tá, esse condicionador é meu favorito pra selar a hidratação logo depois.
Então, fui fazê-la como de costume, tinha acabado de chegar o cond. novo e pra minha surpresa, à medida que eu enluvava os cachinhos formavam!
Fiquei tão feliz, sabia que tinham mudado a fórmula, mas não esperava. No banheiro mesmo fiz e a fitagem, no outro dia, tive um bom day-after! xD E o volumão do jeito que eu gosto, porque diferente do Yamasterol, você pode mecher o quanto quiser no cabelo, os cachos não deformam! Então já viu, né? Adoooro! ^^ 
Simplesmente a-mei a surpresa e continuo indicando a vocês. Super beijo da Tam e espero que tenham curtido a postagem! =***




09 abril 2013

top 5 - os melhores produtos profissionais

Oláaaaa queridas crespas e cacheadas !!   :D  Tudo certinho ? Hoje vamos falar sobre 5 produtos profissionais que usei e achei maravilhosos para os cachinhos, especialmente para as cacheadas que tem os cabelos secos. Eu gostei muito, todos me deram bons resultados de cara, vocês verão que 3 dos escolhidos são da Matrix, realmente esta marca é ó-ti-ma para os cachinhos que precisam de altos níveis de hidratação e nutrição, os produtos são estes aqui:

1 - Máscara Relaxima Care - Matrix



 produto 100% livre de silicones e outros elementos nocivos, liberada para quem pratica no poo e low poo. O fabricante diz que é para hidratar, mas o efeito dela é incrível, hidrata e nutre também, contém extrato de aloe vera, manteiga de karité e outros elementos super benéficos para os cachinhos.
Esta máscara proporciona nutrição, é muito rica em elementos cosméticos nobres. Especialmente indicada para quem precisa de alto nível de nutrição, é um
Esta linha contém outros produtos e eles a indicam também para quem faz relaxamento, alisamento e etc. porque ela dá uma recuperada incrível. Super recomendo !


2 - Shampoo Delicate Care da Matrix - sem sulfato


Este shampoo é totalmente sem sulfato algum, sem silicones e sem parabenos. É cremoso, cheirinho
muito bom e não resseca nada, é o meu shampoo sem sulfato favorito.
Liberado para quem pratica no poo e low poo, ele é cheio de complexos orgânicos, contém também óleo de Argan. Faz parte da linha Colorcaretherapie, esta linha foi feita para cabelos sensibilizados e que recebem coloração, então eles foram muito cuidadosos na elaboração deste shampoo.
Se for comprar, cuidado para não fazer confusão e comprar outro shampoo da mesma linha, a embalagem é parecida, preste atenção ao nome, tem que ser Delicate Care.  


3 - Condicionador Delicate Care da Matrix - 100% liberado para no e low poo




É o condicionador irmão do shampoo acima, totalmente liberado, sem silicones, sem parabenos, sem óleo mineral, sem parafina e etc. Bastante emoliente, também contém complexos orgânicos e óleo de Argan. Hidrata bastante, não indico para co wash, pois condicionador de co wash tem que ser levinho. Eu uso para finalizar e também turbino ele e uso como máscara. Bom demais ! Tanto ele como o shampoo, na minha segunda compra escolhi as embalagens de 1 litro ! Não fico sem !  :P  




4 - Máscara NPPE nº 22 Monoi Treatment


Esta máscara não é muito conhecida, (sorte nossa, sobra mais para as cacheadas hehehe  >: )
Esta aqui é importada, mas comprei num site de cosméticos brasileiro. A bichinha é tudo de bom !  É uma máscara reconstrutora e nutritiva também... que beleza !
Recupera a estrutura do fio, nutre, contém óleo de côco, flor de gardênia, aminoácidos e outros óleos vegetais. Além de promover a reconstrução dos fios ela também combate a "mardita" porosidade ! 
Tudi bão ! Cheiro maravilhoso. Ela é carinha, custa por volta de R$ 150,00 não me arrependi, vale cada centavo. :D



5 - Redken Real Control Crema Care - leave in


Este leave in (condicionador sem enxague) foi meu companheiro no início da transição, ele é muito bom para cabelos que estão em transição e ainda tem comprimento com química. Não é liberado para no poo, mas pode ser usado pelas adeptas do low poo, não contém parafinum, nem petrolatum, oleo mineral, nada disso, mas tem amodimethicone + trideceth + cetrimonium chloride, resumo da ópera: pode usar mas tem que usar depois shampoo sem sulfato. Ele proporciona maciez, diminuí o volume e facilita o penteado (tudo o que eu precisava quando estava em transição). Ele é grossinho, passe aos poucos para não sobrecarregar o cabelo. O pessoal gosta de falar de outra linha da Redken, uma da embalagem cor de cobre, mas testei e não gostei, o que achei de melhor deles, foi este leave in. Os shampoos deles não são liberados.


As meninas que não seguem as rotinas no e low poo podem usar também, só irão sair ganhando ! Eu procuro privilegiar a galerinha do no poo porque é mais difícil encontrar produtos liberados para elas, mas pretendo de vez em quando falar de algum produto que usei, inclusive alguns não liberados que não pegam pesado para quem não segue a rotina. Estes produtos acima podem ser comprados em diversas lojas virtuais que vendem cosméticos, alguns são encontrados em lojas especializadas em produtos profissionais.
É isso então por hoje meninas, beijinhos e até a próxima !  :D

Andrea

07 abril 2013

crescimento dos cabelos



Olá crespinhas e encaracoladas! xD O calorão deu uma trégua aqui no Rio, isso é bom, pois com o clima mais ameno os cachinhos agradecem. Hoje vamos falar sobre crescimento dos cabelos.

Não importa o seu tipo de cabelo, em algum momento nós vamos focar nesta questão do crescimento, algumas se importam mas nem tanto, outras criam uma verdadeira obsessão para ver o cabelo crescer. Algumas terão um crescimento vantajoso, cortou, mês seguinte já aparece crescimento, outras sofrem para ver o cabelo crescer, aparentemente nem cresce de tão vagaroso que é o processo.
O cabelo cacheado e mais ainda o crespo, tende a não mostrar visivelmente o seu crescimento, a não ser que seja um tipo de cachos largos, pois aí o fator encolhimento é menor, quanto mais crespo o cabelo, maior o fator de encolhimento dos cachos. Muitas mulheres, especialmente as que tem cabelos mais crespos, podem ficar frustradas pela demora em se verificar crescimento.

Por que meu cabelo não cresce?

Para completar existe a lenda urbana que diz que, cabelo tem um comprimento já determinado e não passa daquilo. =O O que vale é a genética e o modo como você trata seu cabelo. O cabelo humano cresce em média 1 cm ao mês, em algumas pessoas este crescimento pode ser um pouco maior ou um pouco menor. Então minha amiguinha, seu cabelo cresce sim, mas ele encolhe bastante, então depois de seco fica a impressão de que não cresceu quase nada !
  O comprimento terminal é o tamanho máximo que o cabelo atinge sem ser cortado ou danificado, cada fio de cabelo completa um ciclo de crescimento individual e cai quando este ciclo se completa, então é reposto por um novo fio que nasce. O cabelo pode cair antes de completar seu ciclo completo, devido á quebra e queda ocasionada por diversos fatores: utilização de processos químicos agressivos (alisamentos tradicionais, descoloração, decapagem, tintura, escovas progressivas, permanentes e etc), abuso de baby liss, secadores, pranchas e etc em altas temperaturas, manipulação errada (pentes e acessórios inadequados que quebram os fios). 
  Na internet podemos encontrar vários relatos de mulheres que conseguiram crescimento notável em seus cabelos crespos e cacheados, só para citar as mais conhecidas, temos a Chicoro e a Terry LaFlesh.

Algumas medidas a serem adotadas para otimizar o crescimento dos cabelos:

-->> 1 - não faça cortes à navalha, não corte o cabelo com profissionais que você não conhece, não entregue seu cabelo a curiosos. Evite cortes radicais, o único corte radical que se deve fazer é o BC (Big Chop) para retirar a parte alisada/danificada do cabelo. Aparar as pontas, só se for necessário, o hábito preconizado de se aparar as pontas dos cabelos é devido aos danos que ele sofre permanentemente, se você trata bem e não o submete á agressões, não tem porque aparar com frequência.

-->> 2 - Abandone o uso de procedimentos químicos agressivos e os que utilizam calor. Os fios são muito prejudicados, os cabeleireiros sempre minimizam os possíveis danos, mas na realidade, estes procedimentos são bastante nocivos.

-->> 3 - Alimente-se muito bem, a maioria das pessoas hoje em dia tem uma dieta pobre, é necessário consumir legumes, verduras, frutas e beber muita água. Cabelo bonito é fruto de uma alimentação sadia, tratamento algum irá funcionar plenamente se você vive á base de cheeseburguer e batata frita. =O

-->> 4 - Cuidado ao escolher seus condicionadores, máscaras e etc. Preste atenção nos rótulos, não utilize produtos com substâncias nocivas aos cabelos. Sugiro adotar a rotina "no poo", ou a rotina "low poo" na qual você utiliza shampoos sem sulfato e um siliconezinho de vez em quando, solúvel! Temos que ver o que o nosso cabelo "gosta mais", o meu por exemplo gosta de uma rotina no poo, e uso um shampoo sem sulfato de 15 em 15 dias e nada de silicone, óleo mineral, parafina, petrolatum, nada disso !

-->> 5 - Adote penteados protetores, tenha cuidado ao dormir, use fronha de cetim, diminui o frizz e o cabelo fica mais comportado, se ele já tiver comprimento suficiente, faça duas tranças ou aquele rabo de cavalo alto, tipo "Pedrita" é o famoso penteado abacaxi. O meu está curto mas nem tanto, durmo com um rabinho frouxo, usando um rabicó forrado de tecido e ponho alguns tic tacs em lugares estratégicos, consegui bons resultados, o cabelo acorda melhor, tenho menos quebra dos fios e até o toque melhorou.

-->> 6 - Use e abuse das receitinhas naturais, você prepara em casa, não tem conservantes, tudo natural e muito saudável, os resultados são ótimos.


Então florzinhas, é isto. :D  Meu cabelo está crescendo bem, ele encolhe muito mas molhado consigo ver o real comprimento dele, fiz meu corte em dezembro. No mais é não deixar a peteca cair, tratar muito, e paciência é fundamental. 

Contem conosco! Beijos!  :*

Andréa

05 abril 2013

o que o óleo de abacate pode fazer pelos seus cabelos


Olá queridas crespas e cacheadas! Terminei a transição do cabelo quimicamente tratado para o cabelo natural e quero contribuir com a minha experiência e dar força para quem estiver neste caminho, que é extremamente compensador!
Hoje eu vou falar do óleo de abacate, que é maravilhosamente hidratante e nutritivo também, muitas pessoas que estão fazendo a transição, se beneficiam dele, e cabelos naturais idem. Tive a oportunidade de usar o óleo de abacate em umectações e máscaras turbinadas, e ele consegue ser mais potente que o azeite, qual o motivo deste pequeno  “milagre”?
Primeiramente, vamos esclarecer que apesar de muitos sites sobre beleza fornecerem uma lista de vitaminas, minerais e etc, inclusive proteína como sendo substâncias presentes no óleo de abacate, na realidade ele não é uma fonte significativa de proteínas, sendo um óleo, ao ser feita sua extração, são removidas proteínas e algumas outras substâncias não baseadas em lipídios.
O abacate fresco é sim uma grande fonte de vitaminas e minerais, o óleo em si, não contém a mesma variedade de nutrientes. 

O que o abacate tem? o.O

Ele contém omega-3, ácido linoleico, tem uma grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados (maior quantidade do que o azeite) e altos níveis de elementos antioxidantes (vitamina E sendo um deles). Por isso cabelos ressecados, danificados e pobres em nutrição se beneficiam tanto. O óleo de abacate é um dos poucos óleos que penetram no fio.

Como utilizar? o.O
-->> Turbinando máscaras – adicione uma colher de chá ou uma colher de sobremesa á sua máscara, fique uns 30 min. Em touca aluminizada, enxague e finalize como de costume (não lave com shampoo, o enxague vai tirar a máscara). Fortalece os fios, doa brilho, hidrata e diminuí o frizz.

-->> Umectação – use o óleo puro,  aplique no comprimento também, deixe agir de 45 min a 1 hora, retire com um shampoo sem sulfato, aplique uma máscara de sua preferência e finalize como de costume.Estimula os bulbos capilares, ou seja, vai estimular o crescimento e fortalecer os fios.

ATENÇÃO: se seu cabelo está muito ressecado, dê preferência a fazer a mistura com máscaras (turbinação), qualquer óleo puro em cabelo ressecado demais não beneficia, vai resseca-lo mais ainda.
Onde comprar o.O

 Em lojas de produtos alimentícios naturais, em lojas virtuais e alguns supermercados com grande variedade de óleos. Compre óleo de abacate 100% puro e prensado a frio. Ele tem um cheiro característico mas não muito forte, algumas podem não gostar, mas não se preocupe, não fica nos cabelos. A cor é um amarelo escuro esverdeado. É um óleo bem brilhoso, ao contrário de alguns que quase não brilham e somem rápido.

Por último: pelo amor de Deus, não vão abandonar o azeite! Um cabelo sadio é construído proporcionando tratamentos variados á ele, varie os óleos, as máscaras e etc.

Abraços, Andrea. =)

01 abril 2013

problemas com queda



Olá, meus amores! Tão feliz com o crescimento do Blog, a Andrea chegando pra compartilhar junto e vocês não parando de nos visitar, a página cheinha de curtições! É isso aí, não queremos parar e sempre dividir com vocês as melhores formas de cuidar do nosso crespo pra que manter a identidade não seja um problemão e recorramos às maquiagens alisantes que só trazem dores. xD 
Então, vamos falar de queda de cabelo, essa chata a que várias de nós sofremos.
Quais são as causas da queda de cabelo? o.O

Numa certa quantidade, os cabelos caem normalmente, mas são logo substituídos por outros, mais vigorosos, o que não acontece nas quedas anormais.
A queda de cabelo pode ter razões variadas e pode ocorrer em qualquer idade, embora seja mais frequente nas pessoas mais velhas.  Uma das causas, atualmente muito importante, é o estresse.
Outras são:
-->> Genética (o problema passa de pais para filhos).
-->> Má-alimentação (falta de vitaminas).

-->> Doenças ou cirurgias de grande porte.
-->> Anemia, deficiência de zinco ou de magnésio.
-->> Tabaco.
-->> Período pós-parto (2 a 4 meses, em média, após o parto).
-->> Tratamento quimioterápico (pode levar a uma perda geral e total de pelos e outros anexos da pele, em homens ou mulheres, fazendo com que fiquem carecas. Algum tempo após o final do tratamento, os cabelos crescem novamente e voltam ao seu normal).

Quais são os sinais e sintomas da queda de cabelo?
O ciclo normal do cabelo compreende crescimento, queda e substituição. Cair alguns poucos fios por dia é normal e até necessário para que nasçam novos fios, mais sadios. Uma queda normal pode levar à perda de 100 a 150 fios de cabelos por dia. As pessoas normalmente falam que estão sofrendo “queda de cabelo” quando ao se pentearem percebem que vários fios de cabelo ficam agarrados no pente ou na escova ou então quando percebem fios de cabelo caídos espontaneamente sobre os ombros, os travesseiros, etc.

Como o médico diagnostica a queda de cabelo? o.O

O médico baseia-se nas informações do paciente. A perda de até 100 a 150 fios por dia às vezes nem chega a ser notada pelo paciente. Quase sempre a queda, normal ou excessiva, é melhor observada durante o banho ou ao se pentear.


Para fazer o diagnóstico médico da queda capilar são necessários exames da bioquímica do sangue. Geralmente são realizadas dosagens hormonais (de hormônios da hipófise, da tireoide, da suprarrenal, dos ovários ou dos testículos) e de certas substâncias (ferro, zinco, cobre, vitaminas), as quais muitas vezes estão baixas. Se necessário, deve-se fazer uma biopsia do couro cabeludo.


Como o médico trata a queda de cabelo?
A queda de cabelos geralmente tem cura, principalmente nos jovens, quando o corpo conserva maior vitalidade. Um dermatologista deve ser consultado para orientar o uso de medicações de uso local ou por via oral, xampus ou cosméticos, sempre que necessário.

Como prevenir a queda de cabelo? o.O
Medidas para prevenir ou diminuir a queda de cabelo nas mulheres (algumas delas válidas também para os homens):

-->> Manter os cabelos sempre limpos. Eles não caem mais por serem lavados.
-->> Use escovas de bolinhas nas pontas dos pinos, para massagear o couro cabeludo.
-->> Procure não estressar-se.
-->> Pratique exercícios físicos.
-->> Não prenda os cabelos molhados.
-->> Seque bem os cabelos antes de secar com difusor, etc...
-->> Cuide do couro cabeludo evitando caspas, descamações, feridas e coceiras.
-->> Evite bebidas alcoólicas e cigarro.
-->> Alimentos contendo proteínas, zinco, selênio, cálcio, silício, ferro e vitaminas são benéficos.



Medidas para prevenir ou diminuir a queda de cabelo nos homens (algumas delas válidas também para as mulheres):

-->> Corrija eventuais problemas médicos que estejam atuando como causa.
-->> Use medicações para fortalecer o cabelo. Consulte um médico a respeito.
-->> Procure informações com um dermatologista a respeito da estimulação dos folículos pilosos com laser.
-->> Use alimentos com proteínas, zinco, selênio, cálcio, silício, ferro e vitaminas.
-->> Use bebidas à base de mel, iogurte, banana e leite que fortalecem os cabelos.
-->> Evite o estresse.

Bom, meus amores, mais tarde vamos trazendo algumas receitas sobre como tratar a queda de cabelo. Mas diante mão, essas são as causas dela. Espero que vocês tenham aproveitado o post! Tenham uma boa semana... xD

Fonte: http://www.abc.med.br/ - extraído de.