21 novembro 2013

Textura, Densidade e Espessura



Olá crespinhas e cacheadas, tudo certo ? O papo hoje vai ser: como não pirar na classificação de cachos e tipo de cabelo, como não transformar isso em preocupação e cortar o barato de curtir seu cabelo.


Toda crespa e cacheada bem informada sabe que existem classificações, tipos de cachos, aquela tabelinha 2 A, B e C – 3 A, B e C – 4 A, B e C, isso só para mencionar a mais conhecida, já vi outros tipos, onde não aparecem os tipos C, já vi outra que tinha até 4F, 4G .... o céu é o limite ...



Estas classificações servem para “padronizar” tamanho dos cachos e facilitar um padrão,  mas tem uma grande diferença entre tamanho de cacho e tipo de cabelo.
Além do tamanho do cacho, temos outras variantes que vão determinar como nosso cabelo realmente é. E cá entre nós, tem coisa mais deliciosamente fora de “padrão” do que um cabelo crespo ou cacheado ?
Vamos á prática certo ?? 


Textura:


Textura é a sensação tátil que o cabelo nos dá, independentemente do tamanho de cacho, o cabelo pode ser muito macio, menos macio, meio áspero ou bem áspero, as condições do fio irão determinar isso, se está muito poroso ou não, se está bem nutrido, se está bem hidratado; e a própria natureza dele sim, porque tem cabelos que são naturalmente mais ásperos que outros. Os tratamentos sempre irão nos proporcionar uma melhoria na textura mas têm limite para tudo, você não pode transformar a ovelhinha num Yorkshire, e nem numa nuvem de algodão, certo ?
Até nos cavalos vemos isso, tem cavalos com crinas mais ásperas e outros com crinas mais sedosas. É a mãe natureza.

Com qual vocês se identificam ? hehehe   Eu sou a mãe do filhote.





Densidade:


Densidade é a quantidade de fios distribuídos num determinado espaço do couro cabeludo, vamos imaginar que temos um quadradinho de 2 cm² do couro cabeludo, nesse quadradinho podem ter poucos fios, quantidade média de fios ou muitos fios.

Se o quadradinho tiver poucos fios, temos baixa densidade, é aquele cabelo ralinho, quando está molhado desaparece, se fizer rabo de cavalo,  o lugar onde você prende / amarra é fino, solto pode até enganar se armar, ficar com volume e se espalhar bem.

Se você tem uma quantidade razoável de fios no quadradinho que descrevi, o cabelo diminui quando molhado mas não “some” e o rabo de cavalo é larguinho, temos média densidade.

Alta Densidade, muitos fios por centímetro quadrado, ou seja, o quadradinho está super cheio de fios, eu considero uma bênção, são aquelas pessoas que tem cabelo para duas cabeças, faz um rabo de cavalo ou trança e ficam bem largos mesmo, ao fazer rabo de cavalo precisa de um prendedor eficiente. Não duvidem que é uma bênção.
O meu era assim quando eu era criança, depois de anos alisando fiquei com baixa densidade.... pois é meninas... excesso de química altera isso também.


 Espessura do fio:


O fio de cabelo pode ser fino, médio ou grosso. Segundo os sites internacionais, podemos estimar isto comparando com uma linha de costura. O cabelo humano em média tem a largura de 0.000254  cm. Fatores genéticos alteram essa espessura, idade também, bebês e pessoas idosas tem cabelo mais fino, cabelos escuros costumam ser mais grossos que cabelos naturalmente ruivos, sempre tem algo que vai fazer variar a espessura.

Finos:   Podem quebrar com facilidade, tenha cuidado ao desembaraçar, geralmente é um cabelo que não “colabora” muito na hora de fazer penteados, pode até ter alta densidade mas nunca irá parecer volumoso porque os fios são finos e; a prova dos nove: é aquele cabelinho que é fácil ficar pesado com um leave in mais nutritivo, se o creme não for leve ele vai pesar, fica com aspecto meio grudado e não fica soltinho, precisa de produtos leves para finalizar.

Médios:  Aceitam bem todos os penteados, aceitam bem a maioria dos leave ins e condicionadores, não é difícil de arrumar. Mas até ele pode pesar se você exagerar no creme.

Grossos É um cabelinho guerreiro, costuma agüentar melhor o tranco na hora de fazer algum procedimento químico, adora ser bezuntado, leave ins mais pesadinhos são seu prato favorito, é ótimo para fazer penteados, não aceita bem cremes levinhos, se usar creme leve demais ele fica enfarofado, indefinido e com aspecto de seco. É um cabelo guloso, gosta de produtos com composições ricas.

UMA CURIOSIDADE
Este gatinho é da raça Selkirk Rex, ele tem pelos crespinhos, já nascem assim,
existem outros, o Cornish Rex e o American Wire hair, dentre outros.

 Então é isso meninas, agora juntem tamanho do cacho com estes três elementos aí acima: textura, densidade e espessura do fio, saber isto é muito importante, conhecendo seu cabelo você escolherá os produtos certos e saberá o que funciona melhor para ele ou não. Espero que gostem. Até a próxima.

Beijos
~ Andréa ~ 

6 comentários:

  1. kkkkk.. Engraçado os comentários. Meus cabelos não sei definir ainda nesse processo de transição. Sei que estão secos, super cheios, agora me parece que são finos, não formam cachos e sim S quase esticado, são rebeldes, crescem para cima. Fiz o BS há 6 meses e já estão abaixo da orelha. Esperar crescer mais um pouco.

    ResponderExcluir
  2. QUERO INDICAÇÃO DE TINTURA PARA LUZES TIPO O CABELO DAS CANTORAS BACKING VOCAL DO PROGRAMA ALTAS HORAS,GERALMENTE USO DESCOLORANTE E QDO VAI PERDENDO A COR COMEÇA QUEBRA AS PONTAS DO MEU CABELO!

    ResponderExcluir
  3. Adorei, muito bem explicado, e muito melhor q a classicifaçao p formato das ondas. Amei o gatinho encaracolado.

    ResponderExcluir
  4. olá Anônimo, que bom que você gostou ! Olha realmente após o BC, mesmo sendo com 6 meses, o cabelo ainda vai mudar e bastante, acredite, fiz meu BC em dezembro do ano passado e de lá para cá, o cabelo vem melhorando, o progresso não pára e ele hoje está melhor em diversos aspectos. Deixa crescer mais e capricha nos tratamentos ! bjs

    ResponderExcluir
  5. Riscos e etc, não posso opinar sobre isso, mas vou recomendar dois blogs para você ter esta informação: Clube do Cabelo e o blog da Gabyzinha Gomez. Sugiro também assistir os vídeos da Tatiana Lobo, ela saca tudo de luzes Ok ?

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD