02 novembro 2013

Minha rotina capilar - consumo consciente



Olá, crespinhas! Tudo bem? Atendendo a pedidos da galerinha dos cachos tipo 3, hoje vou falar da minha "rotina" \o/ \o/ \o/

Coloco entre aspas porque não sigo bem uma rotina, vou variando de acordo com o que tenho necessidade e com o que sinto vontade.
Embora eu não tenha uma rotina rígida, tem certas coisas que sempre repito no cabelo. Vou falar das dicas mais valiosas pra mim, quem sabe funciona pra você também?

Meus cachos são abertos, é tipo 2c misturado com 3a, sendo que tenho diferentes tipos de cachos pela cabeça. Na nuca são mais lisos. Na frente e na lateral não enrolam muito e atrás na parte superior é mais enroladinho. O principal problema dele é dar e manter a definição. Meu cabelo é muito rebelde, ainda mais com as luzes! Fica armado facilmente.
Meu fio é fino, então o cabelo é levinho, facilmente forma frizz. Produtos mais densos pesam mesmo no meu cabelo, e pode deixar um aspecto oleoso, esquisito.

Vamos às dicas:

Limpeza:
Costumo sentir coceira no couro cabeludo, por isso é difícil eu ter day after. Coisas que costumo fazer pra amenizar, prevenir coceiras são: 
No Poo Deva + óleo essencial de tea tree (4 gotinhas no tanto que uso no banho) 

Co-wash com Lory´s Baby amarelo com anfótero 3%, aumentei pra 6% e melhorou a coceira. Vou intercalando com o No Poo ou com algum shampoo sem sulfato (já usei o da Multivegetal e gostei). 

Com o anfótero na rotina, posso usar algum siliconezinho sem problemas. Tenho conseguido 1 day after com o co-wash com anfótero. É o máximo que consigo, mas às vezes cismo de lavar todo dia.

Costumo secar com toalhinha de microfibra, apertando.



Finalização:
É a parte mais importante pra mim.
Só LIE com pente largo
Não costumo fazer fitagem, rake and shake, dedoliss, nada. Apenas aperto os cachos com o Angél + Set it Free da Deva, após usar o LIE (condicionador Liss Intense Extreme da L´oreal) como leave-in. Antes de descobrir o Angél, eu costumava borrifar no cabelo uma solução bem rala de Panthenol puro com água no cabelo já pronto, o que também dá uma definição, maciez, brilho bons pro cabelo. Também é uma opção. Às vezes também só uso o LIE, mas aí ele pode perder facilmente a definição, tem dia que gosto dele assim, bem soltinho.
No Poo Deva com tea tree + Acqua Immersion no banho + condic. LIE como leave in
Daí só vou tocar nos cabelos de novo quando eles estiverem bem secos (ISSO É MUITO IMPORTANTE!). Com o Angél os cachinhos ficam "crocantes" e quando seca (mas só quando seca meeeesmo) aperto com cuidado os cachos, pra perder o aspecto de "cabelo duro de gel". Com o Panthenol, meu cabelo demora muito mais pra secar. 
Angél + Set if Free
Meus cachos abertos não acordam definidos de jeito nenhum. Sempre tenho que molhar. Molho com água, desembaraço com os dedos ou pente e passo Angel ou algum leave-in, ou molho com o próprio gel de linhaça. Eu não me adaptava ao gel de linhaça no começo da rotina low/no poo. Achava estranho, eu tentava só amassar os cachos quando eu acordava com a linhaça e não ficava muito legal. 
gel de linhaça: como eu usava antes (ERRADO)
Um dia resolvi tentar de novo: Agora eu "molho" com o gel de linhaça e desembaraço com pente largo, apertando depois. Já tive day afters maravilhosos com esse bendito!

como uso agora: 
só gel de linhaça num day after com muito vento


Tratamentos:
Umectação: gosto muito de massagear o couro cabeludo com óleo de rícino, que dá um trato legal no cabelo que tá nascendo. Ele vai nascendo brilhosinho, forte. Dizem que ajuda no crescimento. Mas não sei não. Meu cabelo cresce 1cm por mês em média. Com ou sem rícino. De quebra fortalece as unhas também.

Pra umectar os fios, passo no comprimento dos cabelos óleo de argan, pracaxi ou de pequi, ou alguma manteiga antes de dormir. Não encharco o cabelo, mas espalho bem. Não preciso forrar a fronha ou colocar touca. Faço isso de 1 a 2 vezes por semana.

Poderoso também é o azeite extra-virgem. Adoro. Costumo encharcar bem o cabelo (seco) com ele e deixar por 1 hora antes de lavar. Coloco a touca de plástico e vou fazer outras coisas, depois lavo. Deixa o cabelo bem macio, brilhoso, saudável, hidratadinho. Faço a cada semana ou a cada 15 dias.

Reconstrução: Depois de retocar as luzes, costumo passar no cabelo uma misturinha de 2 col. sopa de RT5 (Reparação Total 5 da Elseve) com 1 clara de ovo e 1 col. chá de mel (ou 1 col. chá de óleo de argan, ou extrato glicólico de leite de cabra). Mas cuidado: A RT5 parece que está com parafina na composição agora, o que é uma pena.
Sempre uso óleos vegetais puros (sem óleo mineral). Outra reconstrução que gosto é misturar colágeno (1 col. chá) em alguma máscara e deixar por 1hr no cabelo previamente úmido.

Que mais? Hidratação: Tão básica pra mim, tão rotineira que nem chamo de tratamento! Costumo hidratar no banho também, quase todo dia, com uma máscara de hidratação ou nutrição (é como se fosse meu condicionador). Tenho no meu box: L´oreal Liss Ultime, Acqua Immersion da Matrix, Kerastase Nutri-Thermique, Scencience Inner Restore (tem silicones, exige que se use o anfótero para tirá-lo na próxima lavagem), Amend Discipline Liss.

De vez em nunca uso a ampola desamareladora da Lacan (meu cabelo não tem tendência a ficar alaranjado, e pra falar a verdade nem ligo muito pra isso). Dá um brilho incrível, é bem emoliente (prefiro do que shampoos desamareladores que sempre ressecam meu cabelo), e vai desamarelando sim, conforme o uso contínuo. Mas ouvi dizer que anda meio difícil de achar.

Às vezes, faço enxágue com vinagre, depois de enxaguar o shampoo (ou no poo ou co-wash) 1colher de sobremesa para 500ml de água. Enxáguo depois e finalizo como de costume. 
enxágue com vinagre + LIE + Panthenol

Meu cabelo não dá muito trabalho pra finalizar, mas preciso caprichar na hidratação, nutrição, reconstrução.



CONSUMO CONSCIENTE: 
Em tempo: Depois de tanto pirar em cosméticos (e roupas, perfumes, maquiagem...), querendo experimentar de tudo, comprando muitas coisas por impulso, estocando produtos em casa... Estou tentando substituir meus produtos por marcas que não testam em animais e que tenham um mínimo de respeito com o consumidor, meio ambiente e com os empregados. Estou procurando adotar um estilo de vida mais simples, com menos consumismo, ou com um consumismo consciente, com mais ética e com mais respeito ao meio ambiente. Quando compramos muito, entramos num ciclo vicioso de ter, ter, ter e não valorizar o que temos, e sempre querermos mais. E ficamos com um monte de coisa que não presta entulhada em casa. Quero comprar apenas o que eu preciso e o que tem valor pra mim. Não valor financeiro, mas apenas aquilo que valha realmente à pena. Muitas vezes um produto baratinho tem grande valor.

Afinal, o que estamos financiando quando compramos um produtinho? E a que custo?

Então, estou tentando riscar da minha rotina capilar produtos muitas vezes caríssimos e que testam em animais. 

Procuro também não comprar mais as marcas que estão frequentemente mudando a composição dos produtos, o que considero um desrespeito com o consumidor. 

Estou de olho em marcas como Surya, Ecologie, Natura, Amend, que além de mais baratas, até onde sei, não testam em animais. A Surya, inclusive parece ter uma relação de enorme respeito com os funcionários da empresa e com o consumidor. Conforme eu for experimentando os novos produtos, conto pra vocês, fico devendo essa (ainda estou testando).

Ah! Não recebo um centavo pra fazer publicidade aqui, viu? O que falo é com base na minha experiência, falo verdadeiramente, acredito que produtos bons de empresas bacanas podem e devem ser recomendados, e os que não dão bom resultado eu compartilho também. Só falo depois de usar por um bom tempo pra ter certeza do resultado do produto. Lembrando que cada cabelo uma sentença, certo?

Quem quiser saber mais sobre testes em animais, e tiver estômago, recomendo assistirem ao filme Terráqueos:



Beijos e até mais!
Fezoka

16 comentários:

  1. Ficou ótimo Fezoka :D muito bom mesmo, parabéns !!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela post e bom trabalho, moça! #OrgulhoDasMinhasCrespasEuTenho xD

    ResponderExcluir
  3. estou com os cabelos metade enrolados metado alisado ta dificil voltar ,,,queria algo para cabelo crespos para cachear se poderem ajudar ,,,pq esses produtos varios nao se dao no meu cabelo bjs

    ResponderExcluir
  4. Artigo super interessante sobre o caso do Instituto Royal:
    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/11/instituto-royal-funciona.html

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jussara! Você está em transição capilar. Parabéns, flor! Essa metade alisada precisa ser cortada urgente, pois não serão produtos que farão essa parte cachear, e sim, tesoura! rs Depois de cortar, investe nas finalizações e texturizações: fitagem, dedo-liss, bigudins... É só pesquisar que aprende, inclusive tutoriais no You Tube. Aí você vai lidar com os seus cachos. Mas não basta as técnicas de finalizações, é preciso começar os tratamentos! Por isso, a Fezoka usa muitos produtos, um para cada etapa do tratamento dos cabelos dela, não todos ao mesmo tempo. Nas finalizações é que podemos misturar condicionador + creme + gel + óleo... E por aí vai! Então, chega aqui e vê sobre Cronograma Capilar -->> http://cabeleiracrespa.blogspot.com.br/2013/01/cronograma-capilar.html aqui você vai ver sobre um tratamento completo para o cabelo. Umectação com óleos puros também vão te ajudar muito, tanto pra quem está em transição, quanto não, é fundamental umectar -->> http://cabeleiracrespa.blogspot.com.br/2013/01/umectacao.html Enfim, viaja nas pesquisas sobre cuidados dos cachos, tem bastante postagens aqui no blog e em outros blogs sobre cachos, busca tutoriais no You Tube... E principalmente: vai testando. É como a Fê disse: cada cabelo, uma sentença. Depois você vai ver quais os produtos que realmente se dão em seu cabelo, finalizações, tratamentos... etc! Boa sorte e obrigada pela visitinha ;D

    ResponderExcluir
  6. Fernanda, tudo bem? Muito bom o post.
    Mas como é exatamente "molhar" com gel de linhaça? ainda é um produto subutilizado por mim...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Não consigo identificar se meu cabelo precisa mais de hidratação ou de nutrição. Eles estão com aparencia de ressecados, muitos frizz e os cachos sem definição. :-(

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luciana! o gel de linhaça é praticamente uma gosma, uma meleca. Você já fez? Eu simplesmente uso ele direto no cabelo sem molhar com água antes. Ele é que vai "molhar" meu cabelo, ou seja, eu passo bastante e desembaraço com um pente. O cabelo fica meio durinho até secar ;-)

    Su Costa, na dúvida é o seguinte: hidrate sempre. Não tem problema exagerar na hidratação. Só faça nutrição ou umectação quando o cabelo já estiver bem hidratado. Daí tem também o seguinte: Como você finaliza? Como é seu corte de cabelo?

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    Estou com dificuldades em encontrar os óleos vegetais de qualidade.
    Você tem alguma sugestão de loja online para comprar?

    Bjinhos!!
    Lailah

    ResponderExcluir
  10. Olá Fernanda Sabia...obrigada pela dica da hidratação. Meu corte é em V e finalizo com creme de pentear e depois ativador de cachos e deixo secar naturalmente. O que vc acha dessa finalização? Beijos

    ResponderExcluir
  11. adorei encontrar esse blog, mas fiquei ainda mais feliz em ver um post que fala de direitos animais :D além de estar curiosa quanto ao low poo, virei vegan há um mês e ainda to em transição quanto aos cosméticos, e é meio difícil encontrar produtos liberados pra low poo que nem testem nem usem ingredientes de origem animal... ao menos não encontrei nenhuma máscara de reconstrução até agora. quanto a surya: ela é totalmente vegan, até veganos de fora do brasil importam produtos da marca :)
    sucesso pra vocês, meninas! beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Anônimo! Eu costumo comprar meus óleos na Engetec ;-) Me parece confiável, eles fornecem laudo dos produtos até.

    Su, então, eu sofro muito com ressecamento também. O que me ajuda é usar boas máscaras de hidratação, hidratar quase todo dia no banho, o corte em camadas que ajuda a realçar os cachos e eu não precisar ficar brigando com o volume (ao contrário, gosto de volumão), e evitar ao máximo o uso de silicones e derivados de petróleo. Se vc já faz isso e seu cabelo estiver opaco, sem brilho, vale a pena tentar o método No Poo mais estrito (evitar tudo que é silicone meesmo). A princípio, sua finalização me parece boa e é bem interessante deixar os cabelos secarem naturalmente (sem mexer, sem pegar vento...). Difícil falar assim sem ver seu cabelo. Além disso, cada cabelo reage de um jeito e vai depender tb se você tem química, ou se vc está sendo muito exigente com seu cabelo por exemplo no quesito frizz, não tem problema um tanto de frizz. Seu corte em V tem camadas tb? As camadas ajudam a definir os cachos. Mas o principal é aceitar o seu cabelo como ele é e caprichar muito mesmo na hidratação e evitar derivados de petróleo (petrolatum, parafina, óleo mineral...) :-D

    Oi Luiza, obrigada pelo carinho. É realmente complicado encontrar alguma máscara com proteínas que não utilize ingrediente de origem animal. Vou ficar de olho pra ver se descubro um jeito.

    ResponderExcluir
  13. Su, talvez um gel te ajude a definir mais os cachos (use o gel após o leave-in pra evitar que resseque). O Angel da Deva é uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  14. Ai meu Deus! Tô me sentindo sua gêmea capilar! Também tenho cabelo 2C/3A, mas estou em transição, então ainda não consigo deixar ele cacheadão como o seu. Também tenho coceira no couro cabeludo, lavo dia sim, dia não, e também faço low poo! Olha, tenho uma dica pra você, achei os produtos da sal da terra saboaria, que são 100% naturais e muuuito bons. Na finalização uso o creme de pentear junto com o gel de linhaça e o resultado é maravilhoso, nem acreditei no day after que tive! Beijos!

    meuscachosdevolta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Bio Extratus também é livre de crueldade com animais.

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD