26 outubro 2013

oleo de macadâmia



Olá crespinhas e cacheadas ! Hoje vou falar sobre mais um óleo maravilhosamente benéfico para nossos cabelinhos: o óleo de macadâmia.



A macadâmia é uma noz, de origem australiana, foi introduzida em diversos países, os aborígenes australianos utilizam a macadâmia há milhares de anos, pelo seu alto valor nutricional e benefícios em manter o organismo saudável. A macadâmia atualmente é extremamente valorizada, não só na culinária como também na utilização cosmética de seu óleo, para a pele e os cabelos, os óleos com maior teor de ácidos graxos encontrados na natureza são o de macadâmia e o famoso óleo de argan – merecidamente chamado de “ouro líquido do Marrocos”, enquanto o argan é raro e de extração difícil (cuidado com as falsificações comercializadas por aí, não existe óleo legítimo de argan barato, olho vivo), o de macadâmia tem uma produção mais abrangente e facilitada, pois não está em extinção.


Tanto o óleo de argan como o de macadâmia devolvem os elementos emolientes naturais dos cabelos, proporcionando nutrição e proteção dos raios solares e também repara em profundidade,  doando elasticidade e brilho. (Bom demais heim !)

Mais vantagens:

==>   Oferece nutrição intensa, maciez, auxilia a desembaraçar evitando os nós, combate o frizz,  doa brilho e maleabilidade. 
      ==>   É um óleo leve, fácil absorção e não deixa sensação engordurada.
      ==>   Evita o desbotamento nos cabelos tingidos.
      ==>   Beneficia muito os cabelos quimicamente tratados também.
      ==>   Doa maior elasticidade, evita formação de pontas duplas e quebras.
      ==>   Como todo bom óleo, sela levemente as cutículas, segurando a hidratação por mais tempo. 
      ==>   Muitas pessoas que não se adaptaram ao azeite e outros óleos (já li reclamações em    diversos  sites que alguns cabelos lisos ou finos não respondem bem aos óleos mais pesados), pode usar o macadâmia que terá um bom resultado.



Minha experiência com o óleo de macadâmia.

Sou apaixonada por este óleo, uso ele para: turbinar máscaras, umectações e especialmente para fazer LOC, ele parece ter “nascido” para o LOC, pois é muito leve, não deixa o cabelo com aspecto de que levou óleo e senti melhora significativa nos meus cachinhos a partir do momento em que privilegiei este óleo no LOC. Outra característica que eu adoro em fazer o LOC com o óleo de macadâmia é que ele praticamente não tem cheiro, isso é ótimo, não quero que o cheiro dos produtos usados nos cabelos interfiram com meu perfume.
Veja técnica do LOC aqui, a Tamires já ensinou.



Como comprar um bom óleo de macadâmia ?

Sempre dê preferência pelos óleos vendidos em lojas de produtos naturais, para finalidades comestíveis, são os melhores, o grau de pureza é maior.
Quando for comprar qualquer óleo, não só o de macadâmia, faça sempre assim, evite os óleos vendidos em farmácias (a não ser que seja o de rícino, este pode comprar na farmácia porque é legítimo, como é um purgante, você encontrará um produto sem misturas).
Não confie em óleos fabricados por empresas de cosméticos, sempre estão misturados com outros elementos, alguns vem até com silicones misturados... aí não vale. Já vi um óleo de amêndoas de marca cosmética que até óleo mineral tinha na composição...
Muitos óleos puros terão escrito no rótulo 100% puro e sem descrição de composição, pois só tem o próprio óleo mesmo. Sempre compro os comestíveis.

Como reconhecer - ele é bem fino, amarelo muito clarinho, quase sem cor, cheiro suave demais, quase não se percebe e a pele absorve rápido.
Por hoje é só, espero que gostem e experimentem este óleo maravilhoso que é o óleo de macadâmia.

beijos
~ Andréa  ~

5 comentários:

  1. Que ótimo suas pesquisas sobre os óleos, Dea! :D
    Esse com certeza também vai pra minha lista de desejos ^^
    Parabéns pela post!

    ResponderExcluir
  2. Quem me dera encontrar tantas variedades de óleos por aqui...

    Deynha

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Tamzinha :D Deynha, realmente fica difícil encontrar alguns, o jeito é pagar o frete, o chato é que encarece o produto, mas será que na feira ou em algum lugar que forneça produtos naturais perto de sua casa não teria uns óleos artesanais não ? Sei que no nordeste tem quem produza e venda em postos comerciais e feiras. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Tem nas feiras, mas só os regionais como babaçu, mas nem sei se são confiáveis.
      Vi ainda agora uma blogueira dizendo que comprou uma oleo de macadamia na Mundo verde e o bichinho era super fedorento. (?)
      Qual é a marca do seu?
      Deynha

      Excluir
  4. Oi Deynha, desculpe a demora. O meu é da marca Vital Atman, comprei numa lojinha de produtos naturais na Rua São Clemente, aqui no Rio, procure pelos produtos da Vital Atman pela internet. Olha o meu não fede não, o cheiro é super suave. Bjs

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD