04 outubro 2013

Nova no blog!



Olá, crespas! tudo bem? xD
Como a Tamires já falou com vocês, estou chegando agora por aqui...
Quero dizer que é uma honra estar neste blog trocando ideias com vocês sobre cabelitchos crespos!
Agradeço o convite da Tamires e da Deia, espero que vocês gostem das minhas postagens ;-)


Apresentando meu cabelo:
Meu cabelo é muito fininho, e nunca fiz alisamentos. Quer dizer, já fiz progressiva, mas bem de leve, não cheguei a perder os cachos. Faço luzes e isso me custa muitos cuidados extras.

Eu estava pensando sobre o que escrever como estréia, daí me peguei lembrando do meu cabelo desde a infância...
É muito difícil nos acertarmos com a forma de nosso cabelo crespo, não? Pelo menos das maneiras mais comuns que a mídia normalmente mostra. Quando eu era pequena, minha mãe não sabia como cuidar do cabelo crespo. Ela mesma costumava fazer touca ou escova na adolescência, e depois ela partiu pro cabelo bem curtinho. Foi a maneira que encontrou praticidade no dia a dia. Minha avó (uma cabocla esperta) era daquelas que pra se sentir arrumada passava o cabelo a ferro. =O



Ou seja, eu não conhecia condicionador quando eu era adolescente! Imagina isso! Minha mãe achava que fazia mal. Pentear cabelo era uma tarefa irritante! Cheguei a quebrar um espelho de raiva! Odiava meu cabelo.
Usei por muitos anos o mesmo corte reto comprido, que ficava sem forma, sem cuidados adequados, e eu tinha que controlar o volume, emplastar de creme, usar preso.

Alguém se identificando...? o.O

Só recentemente descobri que o corte em camadas deixa o volume bonito, que o sulfato detona os fios, e fui descobrindo os cuidados que o meu cabelo especificamente pedia (cada cabelo é um...). Até então eu usava o cabelo escovado, mas ele começou a detonar e ficar feio mesmo com a escova. (Eu não tinha coragem de fazer progressiva mais vezes, pois passei mal quando fiz a primeira vez, que não durou muito e não alisou definitivamente meus cachos). Eu tinha medo de cortar o cabelo, Até que um dia, acordei corajosa, e corri pro salão pra cortar curto em camadas! E... adorei!

O que mais eu poderia escrever como estréia? Já sei! Algo que realmente me deixa indignada: esse padrão social de que o liso é que é o "arrumado"!

Quando converso sobre assumir os cachos com as crespas que curtem um alisamento, elas brigam comigo porque dizem que  buscam praticidade. É verdade, todas temos pouco tempo pra cuidar dos cabelos na correria do dia a dia. Eu mesma morro de preguiça. Mas fui descobrindo jeitos práticos de cuidar. Eu só amasso meus cachos, não faço dedoliss, fitagem, etc. Não tenho paciência.

Como estou chegando agora, cabe aqui uma observação importante: não condeno quem prefira fazer alisamentos, relaxamentos, etc. Todo mundo tem o direito de escolher o que gosta mais. Estou com a Andreia quando ela diz que não adianta deixarmos a ditadura do liso pra cairmos na ditadura do crespo. A pessoa é que sabe o que combina mais com sua personalidade.

O que me incomoda é ser uma "regra" social considerar cabelo arrumado aquele que é liso ou está escovado. É o senso comum, é o que apregoa a mídia frequentemente, é o que ouvimos as pessoas dizerem por aí. Quem (crespa) nunca ouviu "Por que você não faz uma progressiva?", "ia ficar mais arrumada", e por aí vão os comentários.

Esse preconceito está tão arraigado, essa imitação do padrão americano das loiras lisas, das bonecas Barbie, essa coisa toda. Talvez esteja mudando com o tempo. Eu quero acreditar nisso. Porque já vemos comerciais e filmes com crespas lindas! No "Skyfall" do 007, com aquela atriz linda do cabelo crespo (arrumada, chique E CRESPA). Tem também a Thaís Araújo, a Sharon Menezes...


Quem quer alisar o cabelitcho porque gosta, porque prefere ficar assim, beleza, vai fundo.
Mas, vejo muitas meninas que alisam por não saberem como cuidar do cabelo, como darem forma a ele, acham que está sem corte, sem brilho, cheio de frizz, e não encontram um bom cabeleireiro que saiba cortar um crespo. Daí, emplastam de creme, usam preso, grudado na cabeça. Ou acabam apelando pra química como se fosse a única solução. Como se cabelo "bom" fosse cabelo liso.
                                 

Realmente, em geral, o cabelo crespo pede mais cuidados do que o liso natural, pede mais hidratação, nutrição, reconstrução. Pedem um bom corte, que em geral é em camadas.
Mas e o liso não-natural? Não pede também muitos cuidados? Além do que, em muitos casos, o cabelo fica "espigado", esticado, ressecado, só que reto. E não fica bonito. A mulherada sai prendendo. Fora os problemas que muitas enfrentam com as químicas.


Aliás, tem muito cabelo liso que também pede tratamentos específicos. É aquela história: cada cabelo uma sentença. Tenho uma amiga que tem cabelo liso e faz progressiva porque ele é cheio de frizz. E realmente fica bom nela.

Mas... Uma vez que, em geral, a textura do cabelo crespo já é diferente do liso, vai precisar de mais cuidados mesmo. Alisado ou crespo. E o que ouço por aí é que o alisado dá mais trabalho ainda, porque não responde a tratamentos.
Então, gente, vamos atrás do conhecimento? Daí você decide o que é melhor pra você. ;D #ficaadica


Se você descobrir a verdadeira forma do seu cabelo crespo, será que não vai gostar? Será que um volumão bonito, os cachinhos brilhando, hidratadinhos, como o da Tamires por exemplo (que brilho é aquele?), será que não vai despertar sua verdadeira personalidade? Será que não vai destacar melhor o seu rosto? O seu olhar? Será que você não vai começar a "se achar" e ficar insuportável como uma amiga minha que ficou assim depois que descobriu a beleza dos cachos dela? (brincadeira, Eloana!) xD
Será que a não aceitação do seu crespo não seria na verdade um problema de auto-estima? o.O

Tá. pensa direitinho. Se ainda assim, prefere alisado, e o que eu estou falando é besteira pra você, alisa. Você é que sabe como prefere. Mas só gostaria que você desse uma chance pro seu cabelo mostrar a você como ele é (ou gostaria de ser). Daí você decide como se gosta mais. Não deixa a lavagem cerebral que a mídia gosta de fazer te pegar em cheio. Não deixa que te imponham padrões de beleza goela abaixo.

Cabelo crespo é cabelo com personalidade! É sensual, é adequado, é delicado, é lindo. Abra sua mente pra enxergar essa beleza. Tá cheio de meninas por aí se jogando nos cachos!

Vai lá, segue as diquinhas das crespas lindas que vos falam, se joga no volumão, e quando você pegar o jeito do seu cabelo, vai ver que ele nem vai dar tanto trabalho assim. Que vai ser prático. E lindo. De um jeito só seu. E você vai se sentir poderosa. ;D #sejoga

Beijos e até a próxima! =*

Fezoka

9 comentários:

  1. Muito pertinentes as questões que levantou, Fezoka! Adorei, já começou bem, né moça? =) Seja bem-vinda ao trabalho! xD

    ResponderExcluir
  2. Adoreeeeeeeeeeeiiiiiiii!!! Sugestões pro seu próximo post: Como vc finaliza seus cachos? Quais os Produtos q mais gosta? Qual o seu cronograma capilar? Bjokssssssssssssss
    Fezokaaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  3. Se o blog já era ótimo, agora com a Fezoka ficou maravilhoso!!! Amo vocês!!!

    ResponderExcluir
  4. Bem Vinda! super me identifiquei com seu cabelo, o meu tmb é cacheado e com luzes. Atualmente estragado por tanta escova e chapinha. Aguardo suas dicas e te desejo SUCESSO.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fabii! Obrigada pela dica! Eu estava mesmo pensando nisso!! Obrigada Kika pelo carinho! Noelle, as luzes demandam um cuidado especial mesmo. Falaremos sobre isso!
    <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  6. Cacho é amor demais! Pena que não tenho, na verdade acho que até perdi meu cabelo ondulado depois de tanta quimica e chapinha nele! Queria voltar a ter minhas ondinhas... :C

    ResponderExcluir
  7. Oi pessoal!Gente, me ajuda, meu cabelo é crespo e quimicamente tratado, porém ele ta sem brilho e com muito volume além de vermelho.O a linha que uso é a do AVON,óleo de argam.O que devo fazer, que produto devo usar?

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD