15 agosto 2013

depois da transição




Olá amiguinhas, tudo bem com vocês ? Bom, hoje vou falar de um assunto que não é muito debatido, que é a vida após a transição do cabelo alisado para o crespo e cacheado, naturais ou não.



Naturais ou não porque existem muitas cacheadas que se utilizam de relaxamentos ou fazem permanente, e isso é perfeitamente normal, nós temos a liberdade de usar o cabelo do jeito que nos deixa feliz, tenho visto em alguns grupos de cabelos crespos uma certa postura rígida em só aceitar o crespo ou cacheado que é 100% natural e falar mal dos outros. Totalmente errado isso, porque aí saímos da ditadura do liso para cair na ditadura do crespo natural.







Puxa, eu penso assim, se eu não gostei do meu cabelo ao natural mas quero ele crespo, vou procurar as alternativas disponíveis para que eu use ele crespo e do jeito que me agradar mais, e se isso significa usar química, vou usar sim, com critério e tratando muito bem do cabelo para compensar os danos.

Cada um escolha seu caminho, se quer manter seu cabelo 100% natural, se quer pintar, se quer descolorir, se quer abrir os cachos com um relaxante, se quer fazer cachos com permanente, o importante é estar feliz e satisfeito com si mesmo.




Agora o que eu mais queria dizer á vocês é o seguinte: terminou a transição, beleza; o cabelo vai continuar evoluindo, melhorando cada vez mais, seja qual for o tipo de cacho, ele continua a progredir, vai diminuir a porosidade, e os problemas irão se reduzir. Eu tenho 1 ano e meio de transição, cortei meu cabelo com 1 ano, tenho lido relatos em blogs diversos inclusive americanos com mulheres contando como o cabelo mudou e continuou mudando, após 2, 3, 4 anos de transição, o progresso é lento sim mas acontece de verdade !

Não desistam, eu estava insatisfeita com determinadas características do meu cabelo mas já vejo melhoras, sabe como ? Eu gosto de tirar fotos do meu cabelo, tirei fotos durante toda a minha transição e tiro ainda fotos hoje, comparando as fotos notei como ele melhorou. É muito importante que vocês façam esse registro fotográfico para saber como o cabelo progrediu, como ele cresceu etc.

 Nosso cabelo crespo e cacheado é uma conquista, tudo o que é muito bom não vêm de graça, temos que conquistar.

Pensem nisso, beijinhos e até a próxima !!

~Andréa~ 


20 comentários:

  1. Olá Andréa!

    Estou em fase de transição, mas consigo fazer alguns cachinhos com ajuda de alguns cremes mais consistentes. Gostaria de saber se posso fazer luzes/ reflexos. O que Você acha? Prejudicaria muito a formação dos meus cachos?

    Beijos!
    Amo esse blog e as dicas de vocês!

    ResponderExcluir
  2. Meninas,

    Amanhã vou adotar o big chop. Estou em transição desde dezembro/2012, mas neste momento estou com muita vontade de deixá-lo ainda mais crespo e tratá-lo desde o início. Consigo deixar os cachos com o comprimento que está agora, mas sinto meu cabelo enfraquecido com quase todo o comprimento liso e com química. Estou com bastante medo, pois sempre tive dificuldade de deixar meu cabelo crescer. Gosto dos curtos e já fui curta e crespa na última transição e os cachos ficaram lindos.

    Por isso, sem dúvida, depois da transição o cabelo fica ainda mais lindo!

    Depois conto para vocês a experiência! Beijos de luz nos cachos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Thaiza, que bom que vc gostou !! Olha vou falar sobre minha experiência, já fiz teste de mecha para luzes mas não cheguei a fazer no cabelo todo, só testei, meus cachos não se desmancharam, mas isso varia de cabelo a cabelo, tem meninas cacheadas que reclamam que desmancha sim, ele volta depois de umas 2 semanas ou 1 semana, mas desmancha. Com outras não, reparei que é mais fácil desmanchar quando o cacho é grande, os cachinhos menores são mais "duros na queda" para desmanchar, eu te sugiro faze um teste numa mechinha escondida e ver como ele reage, aguarda uma semana ou duas, se você gostar e ver que ele não desmanchou, então pode fazer. Mas lembre-se de que vc terá que cumprir rigorosamente o cronograma e vai precisar de reconstruções. Eu recomendo que você use uma água oxigenada profissional e use pó descolorante SEM AMÔNIA e profissional também. bjos

    ResponderExcluir
  4. Outra coisa Thaiza, se vc ainda tem comprimento alisado, vou te sugerir esperar ficar com o cabelo natural, essa parte alisada depois das luzes não enrola de jeito nenhum, então é melhor aguardar.

    ResponderExcluir
  5. Lívia, que lindo, sabia que fiz um ano de transição e cortei no final do ano ? Foi de janeiro de 2012, quando chegou dezembro cortei a parte alisada, eu demorei a cortar porque eu queria ter a opção de fazer um rabinho mesmo minúsculo caso ele não ficasse legal, então demorei a cortar. E fiz bem, o rabinho me salvou em dias que o cabelo não estava legal, hoje em dia ele está maior e fica muito bem, enroladinho, com volume. Aguardo notícias do seu corte ! bjos

    ResponderExcluir
  6. oiii queria saber de umas dicas de cortes curtos para o cabelo 3b ou cortes médios estou perdida queria um corte mais pratico pois o meu cabelo esta na cintura então como sou meio "preguiçosa"kkk ei acabo n cuidando dele sabe fazendo hidratação essas coisas essencial para nossos cabelos lindos e ainda para ajudar fui inventar de fazer selagem e agora ele esta quebradiço,elástico e embaraça muito fácil eu só uso ele amarrado gente alguém me ajuda n sei mais oq faço estou muito triste.

    ResponderExcluir
  7. (Grazyelle): Oi! Adorei o post bem explicativo e falou sobre o preconceito que acontece frequentemente nos grupos de cabelo crespo/cacheado sobre as imposições ao natural é bem isso que você disse cada um faz o que quer e se sentir bem, faço relaxamento e to muito satisfeita com meus cachos. NÃO IMPORTA SE É NATURAL OU QUIMICADO O IMPORTANTE É SER CACHEADO!!!Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi meninas!!! Depois de 1 e 2 meses de transição eu fiz o tão temido BC. Mas eu não estou gostando muito pq apesar do meu cabelo estar com uns 6 dedos de comprimento ( qdo molhado), depois q ele seca ele fica bem curtinho e agarradinho na cabeça. Tô pensando em fazer permanente afro pra ver se ele fica mais solto e com volume, mas tô morrendo de medo dele ficar liso. O q eu faço????????? HELP PLEASE...... Bjosss sônia

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada, Andréa. Me ajudou muito. Decidi que vou esperar mais um pouco para fazer as luzes/ reflexos, mas não vou desistir, ainda quero ter cachinhos de ouro um dia... Rs...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ana Cláudia, tudo bem ? Tem variações diversas de cortes curtos e médios para cabelos cacheados, vou pôr um link aqui para você, neste site tem curtos e médios: http://www.cabeloscacheados.net.br/2013/05/cabelos-cacheados-medios.html

    Agora, preciso te dizer que cortar o cabelo curto não te libera de cuidar dele não. Realmente o cabelo longo dá mais trabalho e os danos aparecem com maior facilidade, mas todo cabelo merece e deve ser bem cuidado, se você não tem tempo ou paciência para isso, pode fazer um tratamento rápido no chuveiro mesmo, aplique a máscara, prenda o cabelo para cima e no final do banho enxague e isso ajuda muito. Cuide de seu cabelinho, mesmo o cabelo que não recebe procedimento químico precisa de cuidados, vento, poluição e atrito constante também danificam a longo prazo. Faça um cronograma capilar. Tem sites com informações muito boas sobre o cronograma capilar, aqui mesmo a Tamires falou disso, em vários posts sobre hidratação, nutrição e reconstrução, é só olhar o arquivo do blog. Bjos

    ResponderExcluir
  11. Grazyelle que bom que vc gostou ! Pois é, eu quis dar meu recado sobre este assunto, porque existem meninas que ficam inseguras com isso e achei importante dar uma forcinha ! bjos !

    ResponderExcluir
  12. Sônia, parabéns pelo BC, agora é o seguinte, eu sou a favor de esperar ao máximo para fazer BC porque o cabelo encolhe bastante e nem todo mundo se adapta ao cabelo curtinho, eu demorei para cortar por causa disso, até falei sobre isso na minha resposta á Lívia mais acima aqui mesmo.
    Mas você já cortou, o que eu faria no seu lugar é tratar muito, muito mesmo, ter paciência, cabelo cresce, não duvide disso, encolhe mas cresce sim, use e abuse de brincões, acessórios bacanas que te deixarão super charmosa e não se preocupe, desvia o foco do cabelo que você ficará mais tranquila e quando menos esperar ele te mostrará que está crescendo sim.
    Não recomendo fazer o permanente afro, esse procedimento é indicado para cabelos que não enrolam, que não fazem cachos, e o seu enrola certo ? Então não faça, isso não vai fazer ele ficar maior, só vai te prejudicar neste momento, faça muitas umectações, capriche no cronograma e deixa o tempo cuidar do resto linda ! Bjos !

    ResponderExcluir
  13. Olá, meninas!

    Estou AMANDO meu novo corte de cabelo.
    Meu cabelo é muito crespo na frente, na franja, e cacheado atrás; é bem misturado. E esse corte deixou bem uniforme. Sem contar no volume lindo que está. E também não fica aquela bagunça ao acordar. Um creminho pra pentear ou um óleo pra ajeitar os frizz e pronto.

    Um dia após um corte fiz a hidratação de banana com um creme hidratante da Bioextratus + aveia + cinco gotas de óleo essencial de Palma Rosa (controle da oleosidade). Ficou bem hidratado e controlou o volume!

    Então, é isso! Não me arrependo, nenhum pouco! ;)

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  14. Livia, fico feliz em ver como você ficou satisfeita ! :D É isso aí ! Cabelo todo enroladinho, livre daquelas pontas, é outra coisa certo ? Agora é só tratar e correr pro abraço ! Parabéns e bjos.

    ResponderExcluir
  15. Ola a todas estou muito feliz d ter encontrado o seu blog ha 9meses k nao aliso o cabelo mas ainda tenho muita duvida se devo ou nao cortar ou fazer o BC cpmo aprendi aki. Voces podem m dzr as vantagens k tenho p alem d n ter d estar semp no salao k p mim é o mais chato!!! Ajudinha pessoal

    ResponderExcluir
  16. Oi outra vez preciso de saber qual o primeiro passo depois do big chop???

    ResponderExcluir
  17. Olá Anônimo, que legal que você gostou do blog, espero que as informações todas te ajudem bastante, o Big Chop ou BC como o pessoal diz, só deve ser feito quando você tiver muita segurança do que quer, eu esperei um ano antes de cortar poque eu não queria ele muito curto, e fiz bem, teve momentos diversos que eu fiz um rabinho porque o cabelo não estava legal, eu recomendo você tratar muito e aguardar o momento certo, quanto aos benefícios que você perguntou, eu vi estes benefícios quando cortei: o cabelo depois de umas duas semanas enrolou mais, cachinhos mais definidos, não tive mais o trabalhão que eu tinha para finalizar, sem as pontas alisadas ele enrolava sozinho, delícia, sem falar que o cabelo responde melhor aos tratamentos. bjos

    ResponderExcluir
  18. Olá Celsa, olha, depois que fiz o BC eu tratei mais ainda o cabelo, continuei a fazer tudo o que eu fazia mas com mais capricho ainda, (umectações, máscaras turbinadas, fronha de cetim, bons finalizadores) ele ficou meio bagunçado por 1 semana e meia ou 2 semanas, depois ficou mais jeitoso, outra coisa, cabelo crespo e cacheado tem fases, ás vezes fica lindo e as vezes não fica como queremos, isso tudo faz parte, tenha paciência e não desista, eu quase desisti quando eu via ele bagunçado, não desisti e estou muito satisfeita. bjos

    ResponderExcluir
  19. Infelizmente isso que você falou sobre sair de uma ditadura e ir para outra tem sido uma realidade, sem contar com as pessoas que acham que toda cacheada deve usar seu cabelo natural e não deve alisar.
    Usar o cabelo natural ou não, passar pela transição ou não vai muito além de estética.

    http://www.crescernaoetaolegal.com/

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD