22 agosto 2013

benefícios do óleo de gergelim



Olá crespinhas e cacheadas, tudo certo ?  :D Hoje vou falar dos benefícios do óleo de gergelim, para nossos cabelos.

O óleo de gergelim, também conhecido como óleo de sésamo, é oriundo das sementes de gergelim. Além de ser utilizado como óleo de uso culinário no sul da India, é com frequência  utilizado como realçador de sabor na cozinha asiática em geral.   Também é muito utilizado na medicina alternativa, notadamente a Ayurvédica.

Este óleo é rico em antioxidantes e gorduras poliinsaturadas além de possuir vitamina E, magnésio, cobre, cálcio, ferro, zinco, proteínas e vitamina B6.

O gergelim foi cultivado pelas civilizações do vale do Indo e era a principal cultura agrícola por lá, estima-se que foi exportado para a Mesopotâmia por volta de 2500 AC. Foi um dos primeiro óleos a serem processados pela humanidade e um dos mais antigos condimentos.  Por volta de 600 AC os assírios utilizavam o óleo de gergelim como alimento, remédio e os hindús o utilizavam em templos, nas lamparinas, era considerado um óleo sagrado.

Existem muitas variações na cor do óleo de gergelim, os que são prensados a frio tem uma cor amarelo pálido, o indiano costuma ser bem dourado e no leste da Asia é normal a variedade marrom. O óleo de gergelim marrom é feito de sementes torradas e tem um sabor diferente. Para os cabelos dou preferência ao amarelo claro ou dourado.





O óleo de gergelim é utilizado em tratamentos para o crescimento dos cabelos, é altamente nutritivo, curativo e lubrificante, fortalece desde a raiz ás pontas. Ajuda a manter o cabelo escuro, retarda o aparecimento dos cabelos brancos, estimula a circulação no couro cabeludo, tem alta penetração, auxilia a recuperar cabelos danificados, tem efeito de protetor solar nos fios além de poder ser utilizado juntamente com determinados óleos essenciais para tratar infestação de piolhos, é antibactericida. 

Umectações noturnas combatem a caspa, durma com o óleo de gergelim nos cabelos e lave pela manhã. Podemos também "turbinar" (batizar) máscaras com este óleo.

Ressalto aqui que os óleos vegetais em geral sozinhos, não "curam" o ressecamento dos cabelos, este ressecamento frequentemente é causado por falta de hidratação do próprio organismo, os tratamentos naturais funcionam sim, mas se a sua dieta não for equilibrada, será muito difícil reverter o ressecamento.

Outras qualidades do óleo de gergelim: reduz pontas duplas e a queda e também  doa brilho e maciez. Também podemos misturá-lo á óleo de amêndoas doces ou ao azeite, para umectações.

Na compra, dê preferência ao óleo de gergelim para uso culinário, compre em lojas de produtos naturais, é mais garantido vc conseguir um produto de boa qualidade e pureza.

Por hoje é só, beijinhos e até a próxima !!  ;)

~ Andréa ~

8 comentários:

  1. Andrea!!!! Estava mesmo querendo saber sobre isso, pois comprei um óleo de gergelim no mercado para fazer yakisoba e depois me toquei que posso usar no cabelo também!!! :) Você lê pensamento!!!! Ass: Iara

    ResponderExcluir
  2. hehe que bom que você gostou Iara ! bjos ! :*

    ResponderExcluir
  3. Menina, eu estou necessitando usar óleo de argan na minha cabeleira!!
    Eu AMEEEEEEEEEI o blog, acho que encontrei um ótimo lugar pra eu tirar minhas dúvidas capilares *-*
    Beijão da Pretinha

    http://pretapretinhablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Lavei meu cabelo ontem e hidratei com óleo de Ricino,meu cabelo está cacheado mas seco e ressecado. O que posso fazer com o leave in para hidratá-lo até a próxima lavagem?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. olá Pretinha, obrigada, que bom que você gostou, cuidado ao comprar o óleo de Argan, tem muitos produtos que não são o que dizem ser, dê preferênca a óleos comercializados nos sites de fitoterapia, compre pela internet.

    Vitória, eu uso o rícino para umectação e para turbinar máscaras, não tive boa experiência usando de outra forma, quanto á finalização você pode turbinar o leave in com um tiquinho de óleo de amêndoa doce ou então testar o método LOC que a Tamires já explicou aqui: http://cabeleiracrespa.blogspot.com.br/2013/05/tecnica-do-loc.html bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi eu estou usando uma mistura de óleos, que são o de coco,rícino e amêndoa,( que alias ta dando uma boa "amansada" na raiz dos meus cabelos) e estou querendo acrescentar o de gergelim sera que ele combina com esses óleos?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. olá Simone, desculpe a demora, pode sim, o óleo de gergelim se mistura bem com outros óleos, um óleo que não se mistura bem sempre, por isso precisamos prestar atenção quando for misturá-lo é o rícino, que eu saiba, ele se mistura bem com azeite e com óleo de amêndoa doce, os outros ainda não testei na mistura.

    ResponderExcluir
  8. Nem sempre comprar óleo alimentício é garantia de pureza, li e assisti sobre algumas marcas que fraudavam seus óleos.
    No mais gostei das informações, eu amo usar óleos e manteigas vegetais em meu cabelo e corpo.

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Deinha e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD