30 julho 2013

minha jornada capilar

 Oiiiieee Cabeleira Crespa, todo certinho com vocês? 

Comigo tudo em paz, e não poderia ser diferente... estou muito feliz com o convite de minha Querida Tamires Melo para agora também integrar como parte responsável do Blogger, juntamente com Andrea Machado, muito obrigada Querida!! :D

Então, Sou Simone Miranda tenho 29 anos e sou de Belém do Pará.

Sou crespa 3c/4a, Sou Black e Amoooooo Mudanças xD.



Começo a lhes contar como foi minha trajetória para hoje saber me ver e me aceitar e também aceitar os olhares sobre mim os de criticas e os de admirações, desse meu lado Black tão lindo.
Gente acreditem ou não eu já tive os cabelos longos e relaxados na raíz. Mais não sabia como cuidar deles, e... um belo dia pensei: - Qro ter os cachos mais definidos!

  Tinha 26 anos e trabalhava num shopping como auxiliar de crédito e cobrança, atendendo uma cliente cabeleireira ela me disse que tinha um produto que poderia definir mas ainda meus cachos, me deu o nome do produto e me disse onde eu encontraria... Pensei, pronto agora irei deixar os fios do jeitinho que imagino até o dia do meu aniversário de 27anos :D

Espuma de Nylon + Bigudins
 O produto é para uso em relaxamentos, alisamentos e ondulação. Produto com textura cremosa que facilita a aplicação. Diminui os efeitos de ressecamento encontrados neste tipo de tratamento químico.
Matéria-prima alemã. Não contém soda e derivados.
Comprei o produto e me custou acho que uns R$75,00 no total devo ter gasto uns R$100,00 com tudo pra ficar bonita... :D E o grande dia chegou, uma folga do trabalho... estava mega ansiosa !!
(Simone, vc fez pesquisa do produto antes de comprar? Não, não fiz!)

Fui num cabeleireiro do salão, e para minha maior decepção a aplicação foi feita de forma errada... :( O produto agiu por mais tempo que deveria, exatos 60mts, que na verdade o processo é o inverso passar o produto, deixar agir uns 5mts, enxaguar, deixar um pouco só, de produto e enrolar o bigudin neutralizar e retirar... Só que eu não sabia disso e não sabia que ele estava fazendo da forma ERRADA.
Ao desenrolar meu cabelo, ele estava COMPLETAMENTE PODRE, SOFRI CORTE QUÍMICO!
Meus fios estavam elásticos, quebrando, caindo o neutralizante alterou a pigmentação (usava coloração vermelha, quando vi estava com marrom.) O procedimento foi realizado pela tarde, acabou a noite e até o dia seguinte meu cabelo estava molhado e parecendo um chiclete de tão mole mais estava acima do bumbum... (ñ tenho fts dele nesse estado crítico pra mostrar a vcs)
FIQUEI DESESPERADAAAAA!! :/
Simone, vc processou o profissional? Ñ, ñ movi ação alguma...

E no dia seguinte fui trabalhar de cabelos num rabo de cavalo. 
Muito triste, me achando mega horrível e TODOS 100 excessão m perguntavam: - O Q VC FEZ NO SEU CABELO? TAH ESTRANHO! Cheguei em casa, chorei e minha mãe mandou eu ir em outro salão pra ver se tinha como arrumar aquela grande M**** pra eu não ficar com o cabelo daquele jeito ;(
Nesse salão, depois de avaliar meu cabelo me deram 2 opções alisar ou tratar?! Decida a fazer a 2ª opção, iniciei o tratamento de DEFRISAGEM também com química, segundo a profissional iria melhorar um pouco e tirar o aspecto áspero que ficou meu cabelo... Foi passado o produto e feito escova e chapinha e não podia ser lavado por 3 dias. Me achava ridícula de cabelo liso + era um tratamento. E chegou o dia da lavagem... Minha raiz estava crespa e meu comprimento liso ou sem definição nenhuma (Na ft fazia menos d 1mês d todo o procedimento... era Niver do Noivo)



Daí virei escrava da chapinha por uns dias para amenizar o estrago total, era lavagem, hidratação e chapinha sempre, mais como não gostava de me ver de cabelo liso não tenho foto dessa fase. Então, minha tia sugeriu que eu fizesse dedinho técnica de enrolar os cabelos e segurá-los com grampos, fiz uma vez gostei e todos no meu trabalho amaram, então voltei a me gostar + me dava muito trabalho fazia sempre de noite e soltava pela manhã, passava creme, mousse, gel e os enrolava molhado, mais ai também meu cabelo tava danificando por fazer desse jeito. E aos poucos ia cortando, e quando camuflava meu cabelo nos dedinhos era pra que ele ficasse assim...








E a medida q ele crescia, eu ia cortando 1, 2, 3 dedinhos até que eu consegui marcar no salão e fui sozinha... Era véspera de um espetáculo que eu tinha para apresentar O Auto Do Círio, homenagem ao aniversário da Cidade em Janeiro de 2011, fiz o corte de toda a química do meu cabelo. 
O tão temido BC (Big Chop - Grande Corte) que na época nem sabia que era esse o nome dado a quem realmente se libertava da química, eu no caso me libertava de um erro, acho que o melhor erro pelo qual passei e por não conhecer grupos de cuidados para cabelos crespos/cacheados me vi enfrentando tudo e todos sozinha \o/


Só depois de ter feito BC, fuçando o Facebook encontrei o Grupo Amigas Cacheadas, e comecei a realmente aprender a cuidar dos meus cabelos e também me interessar mais por novos grupos, até conhecer Duas Pessoas Especialíssimas Para Mim Phills Monteiro e Neia Santos... juntos Criamos e Administramos o Grupo Identidade Crespa, Q É Dedicado As Pessoas Q Realmente Reconhecem E Valorizam Sua Verdadeira Originalidade De Dentro Para Fora .






 Já sabia cuidar dos cabelos e suprir suas necessidades, e inventei de fazer mechas para o natal daquele ano.



Em Fevereiro de 2012 quis retocá-las, e dei uma 2ª chance aquele profissional que detonou meu cabelo comprido pela 1ª vez, e novamente ele não soube fazer o que eu qria. Deixou descolorante por muito tempo e o cabelo emborrachou, ressecou, danificou novamente...







Fiquei arrasada e novamente cuidei + os cuidados já não eram tão eficazes quanto antes, parecia q quanto + eu cuidava menos via resultado. E então já conhecendo o procedimento que eu teria q recorrer em Abril daquele ano fiz pela 2ª vez BC. Me fizeram um corte assimétrico com essas pontinhas em cima da orelha e odiei...










Deixei crescer um pouco e em Julho cortei as pontinhas indesejáveis... 











                                                                                                                                                    
                             Desde então, venho eu mesma cortando o que é necessário e cuidando muito quando
        extrapolo em meus experimentos e não são poucos rsrs e hoje sei que se não fosse
aquele erro cometido em 2010 eu não seria tão feliz quanto achava q era... 
Em toda minha vida, nunca saberia o que é ter Orgulho de ser quem Sou, 
uma Negra DETERMINADA A JAMAIS DESISTIR DE TER UM BLACK !!
Bem é essa minha trajetória capilar que deixo para vocês nessas poucas linhas rs e saibam que
 EU SÓ ME ARREPENDO DO QUE AINDA NÃO FIZ EM MEU CABELO, PQ AFINAL...
AMOR PRÓPRIO TAMBÉM SE CULTIVA!!





Caso alguém s identifique com minha breve estória rs, aq tah um link explicativo do q venha a ser um  CORTE QUÍMICO por Erika Nasch.
http://www.youtube.com/watch?v=CXpFoEoi8aA&list=TLgyJP9GKG8U4

23 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Show de Bola Simonee, adorei a sua história que mostra que é possível recomeçar e ainda ficar muito melhor!Parabéns pela força e pelo black que está magnifico.

    ResponderExcluir
  3. Obg Meninas, o q realmente importa eh ter força pra recomeçar smp!!
    Bjs Suas Lindas

    ResponderExcluir
  4. Linda!!! E eu como faço parte desta trajetória, lhe dou PARABÉNS! Agora sou eu que estou realizada com meu novo visual, isso com os seus conselhos, obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Ageline, vc faz desta estória aq, e graças a Deus tah tendo um final feliz para mim e obg por estar sm por perto, assim aprendo e t ensino e tu aprendes e m ensina... Espero q t sintas tão realizada qto Eu em sua nova fase, TÁS LINDA MULHER e no q precisares estarei a postos smp.
    Bjs e Obg!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada!!! E hoje vou dormir com " Mel e Azeite" Para Hidrata os cachos ....rsrs

    ResponderExcluir
  7. linda......seus cachos sao maraaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  8. Rsrs eu dormi com rícino e azeite ontem e ainda ñ lavei os cabelos m perdi por aq e agora m falta coragem Angel + eh isso msm cuidados nunca são d+ ... Vamo q Vamo!!!

    ResponderExcluir
  9. Jéh Minha Querida Mto Obg Pelo Carinho :}

    ResponderExcluir
  10. Eu não consigoooo.... estou a meses sem química já fiz Big shop... mas tá horrível !

    ResponderExcluir
  11. Calma Vivi, eu tb ñ m achava bonita d BC + aprendi a m amar daquele jeito, tinham dias em q os cabelos estavam tristes e ñ sabia o q fazer... + eu ia a luta ñ desistia pq no dia seguinte eles estavam megaaa lindos. E o melhor d td estavam CRESCENDO, td eh uma fase, hj sua raiz daqui há alguns meses será sua ponta e cuidados são primordiais para um cabelo saudável. No meu trabalho eu ñ podia ir d acessórios q chamassem atenção + eu trucava com grampos, pentinhos, tic-tac, tiaras... S REINVENTE Querida!! E t verás bonita novamente #Paciência!! :D

    ResponderExcluir
  12. Amigaaaaaaaaa Linda! Adorei,seja bem vinda!!! Que Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  13. Amémmmmmmmm!! :D
    Fabiiiiiiii Obg pelo seu apoio aq tb. :)
    Bjãooooooo :}

    ResponderExcluir
  14. Nossa, vc é muito lindaaa!!Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. kkk estou sem química uns 8 meses, e só tenho q agradecer esses tipos de postagens, q ajudam a tanta gente! parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Nossa toh lisonjeada Eliana, mto obg Querida!
    Desejo q tenhas força para continuar, e nd t faça desistir, estou na conquista há exatos 3 anos e alguns meses \o/ e estou cada vez + feliz com minha naturalidade... :*

    ResponderExcluir
  17. Olá Si ! Parabéns pela sua trajetória, fiquei triste com seu sofrimento com a falta de responsabilidade desse que se diz "profissional" e lamento também que ninguém tenha te sugerido ler bastante quanto ao procedimento, você é vitoriosa e seu cabelo está lindo ! bjos !

    ResponderExcluir
  18. Nossa Dea, Obrigada mesmo ... espero poder acrescentar mais aos conhecimentos de outras pessoas e também aos meus estando aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Estou a 4 meses sem química e com muita vontade de fazer BC mas estou com receio de não gostar,de não ficar legal e vendo o seu.. Nossa minha vontade so aumenta. :D

    ResponderExcluir
  20. Estou em transição a 4 meses e com muitaaa vontade de fazer o BC porém estou com medo de não gostar,não me adaptar ao novo visual,vendo o seu cabelo minha vontade só aumenta. :D

    ResponderExcluir
  21. Danielly, sabe eu tive medo de não gostar de me ver com o cabelo curto, mas preferi provar logo dessa experiência do que ficar adiando o momento porque cedo ou tarde uma hora teria que acontecer né? E aconteceu pra mim! Então se vc tá louca pra fazer o BC, faça e se veja outra mulher mais confiante e mais linda e faça acontecer pra vc!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Onde fez seu big chop em Belém? Bjs

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD