28 julho 2013

a etapa é: reconstrução



Meus amores crespos, continuando a falar do meu cronograma capilar, hoje eu trago a etapa reconstrução, aproveitando também pra resenhar o uso da queratina líquida.  Lembrando que eu estou postando em desordem, fiz a primeira post do meu cronograma sobre a nutrição (aqui) e agora sobre a reconstrução, a última será a hidratação, mas a ordem correta é: Hidratação - Nutrição - Reconstrução, embora vocês possam adaptar desde que não comece pela reconstrução.

Reconstrução - Reposição de proteínas
Como eu já falei, reconstrução é a última etapa do cronograma capilar. O que significa que para o uso dela, seu cabelo precisa anteriormente estar hidratado e nutrido. Esse é um passo importante na hora de identificar o que seu cabelo precisa, se ainda está com frizz, poroso, ressecado, queda, quebra.... Resíduos principalmente de quem viveu um período longo de química nos cabelos! Queratina e seus aminoácidos, cisteína, serina, prolina, argilina, colágeno vão ajudar no caso. E para identificar numa máscara quais os ingredientes próprios de uma reconstrução, são eles à base de: queratina, elastina, colágeno, proteínas (do leite, da seda, do trigo, do arroz etc), tutano, qualquer produto de origem animal. Mas você pode acrescentar em uma máscara de Hidratação qualquer um desses ingredientes e transformá-la em Reconstrução.

A importância da Queratina

A queratina tem a função de envolver o fio com uma película, tornando-o mais resistente e com mais elasticidade. Além disso, fortifica, hidrata, reestrutura e dá brilho aos cabelos.
O cabelo já possui a queratina, mas devido à agressões - coloração, poluição, descoloração, cloro, raios solares - ele acaba perdendo essa proteína. O que deixa o fio com "buracos". Daí, a queratina preenche esses buracos. Por isso, a importância da queratina na reconstrução, para reposição dessa proteína tão importante na estrutura dos nossos fios.
Mas se você não possui tanta necessidade de queratina, ou seja, seus fios não tem esses buracos - porque não passou por nenhuma química recente, por exemplo - o efeito será exatamente o contrário: ressecamento total. Como é o caso da selagem, queratina demais concentrada - cimento para os fios - pouco tempo depois, o cabelo resseca violentamente!
Mas não precisa ficar com medo de usar queratina! É só saber dosar de acordo com a sua necessidade e não exagerar na quantidade. Pro meu caso, de cabelo natural, estou usando-a uma vez ao mês, nessa etapa da reconstrução. Mas se você está em transição capilar, por exemplo, não há problema de utilizá-la quinzenalmente.

Como eu fiz

Vocês viram na foto que eu utilizei essa queratina, da Bio Extratus - liberada para no/low poo - R$22,00. No frasco diz para misturar 10ml de produto em 20ml de água. Na foto seguinte, estou com os 10ml da queratina no meu copinho medidor. Depois, acrescentei a água e pus no borrifador.
E os passos foram esses:

- Lavei o cabelo com xampu transparente (limpante);
- Desembaracei;
- Apliquei a queratina mecha-a-mecha;
- Sequei com difusor;
- Deixei na touca de alumínio com bolinhas de isopor por 20 min.


A Máscara
Logo depois desses procedimentos com a queratina, entra a o uso da máscara de reconstrução Amend Anti-Age, também liberada para no/low poo. R$28,00. Que pelos ingredientes, tá mais do que na cara que é uma reconstrução, neh gente? E que reconstrução! Adorei a textura, o cheirinho, tudo! xD #Adorei
Indicada para cabelos sensibilizados por processos químicos, stress e poluição. É composta por ativos reparadores e fortalecedores como Vitamina E, Creatina, Proteína do Trigo e Silicone). Promove uma barreira de proteção em volta dos fios, evitando a quebra e o envelhecimento.


Antes de usá-la, lavei o cabelo só com água pra retirar a queratina do cabelo. Deixei agir pelo tempo da máscara, enxaguei, condicionei os fios com condicionador + óleo de rícino pra selar a reconstrução, enluvei e 3min depois enxaguei. Por fim, finalizei o cabelo como de costume. Vamos ver o resultado? xD







Com ele molhado, senti pesar e sem brilho, mas seco todo o brilho voltou com um certo balanço. E o cabelo ganhou um peso, mas não ruim, do tipo que você mexe quantas vezes quiser que ele não desmonta! Enfim, o mais importante são os ingredientes da reconstrução e a queratina agirem durante o mês, quando farei a próxima reconstrução. xD
 Agora, pra quem ficou com dúvidas quanto ao uso da queratina líquida, vou deixar esse vídeo da flor Priscila Silva, explicando como ela aplica no cabelo dela que é do tipo 3c+4a, o mesmo que o meu:
Espero que tenha curtido a postagem, até a próxima e xero nos cachos! xD
Tamires


17 comentários:

  1. Adorei Tamzinha, nunca tinha usado assim, vou fazer dessa forma na próxima vez ! bjs

    ResponderExcluir
  2. AMEEEEEEI, a reconstrução da literalmente um banho de vida ao cabelo, transforma qualquer cachinho. Seu cabelo ficou LINDO Tamires.

    ResponderExcluir
  3. Testa sim, Deinha! xD Eu tive que ver vários vídeos pra tomar coragem de testar, mas me joguei e deu certo! Molhado me assustou pela falta de brilho, mas quando secou ficou lindo, cabelo renovado! xD #Iêba

    Anônimo: é isso mesmo: banho de vida ao cabelo! xD Por isso, adoro as reconstruções! Obrigada pelo "lindo"! ^_^

    ResponderExcluir
  4. Oche Tamires tua Irmã Gemia essa do Vídeo é? como assim nós não sabíamos!

    ResponderExcluir
  5. Agora percebi pq meu cabelo ta tão acabado, foi a triste da selagem que fez isso. Acho que a única maneira de cuidar do meu liso é fazendo esse cronograma.
    Vlw pelas dicas Tam, bjuu Elaine Lira ;)

    ResponderExcluir
  6. Rayane Wise - todo diz isso! kkkk Estamos acostumadas eu e Pri! rs

    Elaine - Faz cronograma, lala! Vai recuperar o cabelo de um jeito incrível! xD

    ResponderExcluir
  7. ameii linda,dica maraavilhosaa!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, só uma dúvida! vc condiciona com o óleo de rícino? como faz? Mistura os dois ou cola um depois o outro?
    brigada!
    bjusss

    ResponderExcluir
  9. Oi, Roziane! Eu misturo uma moeda de condicionador + 1 pingo de óleo de rícino na mão, misturo, e com o cabelo separado em 2 partes aplico e enluvo.

    ResponderExcluir
  10. Tamires, no video da Priscila ela da o exemplo de aquecer o cabelo e ensina várias formas. Ela fala que depois da etapa da queratina, poderia fazer uma escova. Se eu fizesse escova depois de passar a queratina, eu teria que lavá-lo depois ou ficaria com a escova o dia inteiro? Bjuss

    ResponderExcluir
  11. Oi, Juliane, se seu cabelo é liso, tudo bem você deixar a queratina e escovar. Existe na internet outros vídeos a respeito de aplicação de queratina. Esse é um deles e a flor do vídeo tem cabelo liso: http://youtu.be/wt6s8uv6Dl4

    ResponderExcluir
  12. Olá, você saberia me dizer se posso usar essa queratina na reconstrução: http://www.sabaoeglicerina.com.br/locao-sem-enxague-com-queratina-1_1-500ml-p5264436

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Ótimo post. Tenho cabelos virgens, passei pela transição, oh glória.
    Preciso reconstruir e queria uma máscara liberada par no poo. Já sei qual vou comprar.
    O blog é maravilhoso.
    Ana

    ResponderExcluir
  14. Maria, essa queratina tem parabeno na composição!

    Te trago algumas opções:

    Analea - Keragel


    Bioextratus -Embalagem amarela com rótulo vermelhoCharis - Queratina


    Essenza - Queratina GelFênix Cosmésticos - Líquida


    Lanza - Keratin BoosterSalon Line - NUTRITIONSKAFE - LÍQUIDA ENRIQUECIDA COM GELÉIA REAL


    Keune - Keratin VolumizerZhena - Queratina Líquida Umidess


    Queratina Hair - Charis

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD