01 junho 2013

heat damage - danos causados pelo uso do calor nos cabelos



Olá crespinhas e cacheadas, hoje vamos falar de danos causados pelo uso abusivo do secador, prancha, chapinha e qualquer outro equipamento ou procedimento que utilize calor elevado nos cabelos. O termo "heat damage" significa dano causado por calor, este termo é bastante utilizado nos USA nos artigos sobre os danos causados pelo uso abusivo de secador, prancha, baby liss, chapinha e qualquer dispositivo que gere calor excessivo para modelar os cabelos.  

O cabelo cacheado ou crespo saudável, quando é molhado ele abre os cachos mas sem desmanchar totalmente e quando seca encolhe muito ou pouco. Algum frizz é normal e um pouquinho de indefinição em algumas partes também é normal. Se ele é assim, ótimo, parabéns. ;)


Será que meu cabelo está prejudicado pelo uso do calor ??


Para você que utiliza calor no cabelo de forma abusiva e constante, já reparou em algum destes sinais ?



 ==>  Se não utilizar secador, prancha e etc. o cabelo vira um “mar” de frizz ?

 ==>  Se, ao ser molhado ele fica com partes lisas e após secar fica indefinido; alerta.... (não vale se você está em transição e ainda tem partes com química).

 ==>  As pontas de seu cabelo estão quebrando ?

 ==>  Ele se modificou e apresenta aspecto áspero e sem vida ?

 ==>  Você começou a usar a prancha, babyliss ou outro instrumento de vez em quando e hoje se vê        dependente dele ?



Mas qual o motivo ??

Já sabemos que a lubrificação natural que desce do couro cabeludo até as pontas do cabelo desce "tranqüila" pelo fio liso, já no cacheado ou crespo é um caminho longo. O uso de um equipamento de calor nos fios evapora essa lubrificação natural, seca o fio e ainda consegue roubar a umidade do interior das cutículas. Ele desidrata o pobrezinho.
Por isso é tão importante utilizar um ÓTIMO protetor térmico antes do procedimento e evitar ao máximo secar o cabelo utilizando calor.


A própria utilização do calor mesmo utilizando um protetor, em médio e longo prazo, deforma o formato dos cachos, porque esta forma é “obra” da cadeia de enxofre, proteínas e outros elementos bio-químicos do fio, que ao serem submetidos ao calor, sofrem uma modificação definitiva e não retornam totalmente ao seu estado anterior.

Dependendo da combinação de produtos que vc utiliza, o calor pode ser aumentado pela combinação química dos cremes que vc utilizou, o finalizador, se vc usou óleos etc. Ás vezes menos é mais.

Como reparar o problema e medidas preventivas

Use e abuse de produtos hidratantes e umectantes. Eles possuem uma composição que atrai a água então auxilia bastante a manter o nível de hidratação do fio. Muito cuidado na escolha, não confie em rótulos, canso de ver produtos reconstrutores e também nutritivos com rótulo dizendo ser de hidratação. Evite finalizar o cabelo com leave in reconstrutor, use sempre leave ins hidratantes ou nutritivos. Mais hidratantes até.

O que te dá hidratação: Extratos de frutas, elementos vegetais, pantenol, glicerina, babosa (ou aloe vera – é vegetal também mas gosto de frisar), glucose, frutose dentre outros.


Tratamentos, trate muito, sempre, pelo menos dois tratamentos semanais – uma receita caseira, pode ser
uma máscara turbinada, ou até os dois. Fique 30 minutos com as máscaras, os tratamentos caseiros fique 1 hora pelo menos.

Faça umectações, se o cabelo estiver seco demais faça metade óleo e metade creme, poque óleo puro num cabelo ressecado não funciona.

Evite a touca térmica, prefira a touca aluminizada ou a touca de bolinhas de isopor.

Carinho na finalização, o método LOC que a nossa Tamires já ensinou, é um auxílio valioso para se livrar da dependência do secador e etc.
Explicação do método LOC aqui.

Em casa, se não for dia de lavar e também um pouco antes de dormir borrife uma aguinha nos seus cabelos, deixe um pouquinho úmido, isso é bom, fornece umidade para um cabelo muito seco. Sugiro usar água filtrada, ou água desmineralizada, pode usar soro fisiológico também. Eu borrifo soro fisiológico ou então água desmineralizada e faço um abacaxi antes de dormir, meu cabelo tem amanhecido mais macio e hidratado.

Use shampoos sem sulfato, ou com surfactantes suaves e que sejam cremosos, faça também co wash.

Na alimentação, privilegie elementos vegetais e frutas, na correria diária acabamos consumindo de menos estes produtos, está com pressa ? Pede um suquinho na lanchonete, já ajuda. Come umas bananinhas em casa.


Se o dano feito por utilizar calor é antigo, a coisa é irreversível para as pontas, :(  é necessário aparar, tirar estas pontas que não têm volta, vai ser bom para o cabelo ficar livre de pontas irrecuperáveis que você só vai conseguir maquiar.

Penteados protetores na hora de dormir, tranças, coques frouxos, rabo de cavalo sem apertar, usar fronha ou touca de cetim para dormir. Quando prender o cabelo não puxe os fios, deixe frouxinho.

Dê preferência á secagem no tempo normal, demora mais mas o cabelo agradece.

Se você não consegue eliminar totalmente o uso de calor, tente pelo menos reduzir o uso e use sempre protetores térmicos eficientes.

Prefira usar o difusor na hora de secar com secador, se for fazer uma escovação não use temperatura alta,
use a combinação de ar morno e alta velocidade e não aproxime demais o bocal do secador do cabelo. Essa secagem demora um pouco mais, mas em compensação você tem os efeitos de uma escovação sem maltratar tanto.

Enfim, se os danos forem gritantes, você precisará ter paciência, a recuperação não será rápida.


Espero que o assunto abordado seja útil para vocês, beijinhos e até a próxima. ;)

Andréa


10 comentários:

  1. Excelente matéria, Andréa.
    Nunca fui adepta à esses "acessórios" capilares (embora eu tenha feito, há tempos atrás, o relaxamento fixo). Hoje em dia, prefiro os meus "caxim's", me ter como sou: RAÍZES, CAULE e FRUTOS AFROS...
    Parabéns pela matéria e dicas dadas.

    xD

    ResponderExcluir
  2. Nossa!Tava precisando ler isso, pois estou viciada no babyliss, para retocar alguns cachinhos bagunçados.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vocês gostaram :D agradeço o incentivo Pamelazinha, e Anônimo espero que as dicas já te auxiliem a começar a largar o babyliss. bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu uso o secador 2 vezes por semana, com difusor e com protetor térmico, e sigo o cronograma capilar. Eu posso ter muitos problemas? Ou só vou ter que cortar as pontas sempre?
    Obrigada desde já! Adorei a matéria!

    ResponderExcluir
  5. Olá Fada !

    Que bom que você gostou do texto ! Se você usa duas vezes por semana com difusor e protetor térmico, não vejo problemas, ainda mais que você faz o cronograma. As pontas deverão ser aparadas sim, você pode usar o período de 4 meses. Os danos acontecem com quem abusa da alta temperatura, quem faz baby liss ou usa prancha todos os dias, coisas assim, que danificam bem. bjos

    ResponderExcluir
  6. Otimo post.
    Eu costumo fazer escova de vez em quando, mas confesso que antes de tudo procuro cuidar da saúde dos meus fios! Cuidar depois que o mal já foi feito não adianta muito.

    adorei o blog!

    saocoisasdepaloma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Paloma !
    Realmente a prevenção e o cuidado antes, são menos trabalhosos do que correr atrás do prejuízo depois.

    bjos ;)

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre uso com secador com o difusor, depois da fitagem com o cabelo meio úmido, mas ainda assim prejudica os fios? Pq eu uso o difusor mais para definir os cachos e pra agilizar a secagem do cabelo, por causa do creme e tals.

    Beijos, adorei a matéria!

    ResponderExcluir
  9. Olá...você poderia informar um exemplo de leave-in hidratante ou nutritivo? Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Anônimo, se você não utiliza em temperatura muito alta, não vejo problemas. bjos

    Su, é difícil indicar produtos porque o que funciona bem em um cabelo não vai necessariamente funcionar bem em outro mas vou te indicar alguns leave ins que eu utilizo, hidratantes e nutritivos eu também uso condicionador no lugar de leave in, meu cabelo é muito seco e agradece:

    Gosto do leave in Liss Intense da Amend, é bem nutritivo, ele tem silicone, mas eu sou low poo e uso shampoo sem sulfato, não tem problema algum, consigo retirar. Tem o finalizador da Yenzah, Sou+ Cachos, também tem silicones e o shampoo sem sulfato ou o condicionador batizado com anfótero retira, tem o leave in da linha Pós Progressiva da Bioextratus, totalmente liberado, e também o condicionador da Bioderm, linha OroArgan Monoi, frasco marrom, adoro finalizar com ele. Uso shampoo da OroArgan, os dois, aquele branquinho e o da embalagem marrom também. bjos

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD