13 maio 2013

técnica do loc



Amores crespos, venho trazer pra vocês essa super técnica para nossa cabeleira crespa que eu uso e indico, pelo fato de que os resultados são palpáveis.
É técnica do LOC. Trata-se da finalização numa sequência onde o cabelo recebe o líquido, + ou – 10 minutos depois, recebe o óleo, + ou – 10 minutos depois enfim o creme finalizante.
Atentem para este intervalo entre um passo e outro, pois este é o segredo do negócio.
 Vamos entender melhor? ;D

Origem o.O
Essa técnica eu aprendi através do blog da Chicoro, que é especialista em cabelos crespos e longos. Ela escreveu um livro Grow It! sobre como atingirmos o cumprimento longo dos nossos cabelos crespos. O livro ainda não foi adaptado para nossa língua e o blog é em inglês, mas eu me adaptei à técnica e trouxe para vocês! =)
Para Chicoro, como um auxílio na preservação dos fios de cabelo (e consequentemente na retenção de comprimento) algo que ajude a selar adequadamente e por mais tempo a hidratação que os fios recebem, ela sugere o Método LOC. Este método consiste em seguir uma determinada ordem de aplicação de produtos para garantir que a hidratação permaneça nos fios por mais tempo. A ordem dos produtos é justamente o nome do método: L de líquido (liquid), O de óleo (oil) e C de creme (cream).


Como eu faço

1º passo -->> LÍQUIDO: quando lavo os cabelos - geralmente é sempre depois de hidratar, nutrir ou reconstruir – considero essa parte em que os cabelos estão molhados, a parte líquida do LOC. Uma vez por semana, molho mais, borrifando com d-pantenol ou babosa + água. Só uso uma vez por semana assim, pra não exceder o uso de d-pantenol, caso contrário, o efeito é reverso.

2º passo -->> ÓLEO: 10 minutos passados e o cabelo só com água rapidamente seca, não completamente. Esse é o momento em que passo algum tipo de óleo vegetal puro. O óleo de semente de uva, o de rícino e o de amêndoas têm sido meus preferidos para este fim. Tipos de óleos mais emolientes e hidratantes são os: copaíba, damasco, jojoba, prímula, girassol, castanha do Pará, cártamo, buriti, óleo de algodão ou abacate. Manteigas de Karité ou Manga também trazem bons efeitos. Mas se você não tiver nenhum desses, o Azeite de Oliva Extra Virgem, já salva. #AmamosAzeite ;D



3º passo -->> CREME: mais 10 minutos de intervalo para o Óleo que pus anteriormente. O cabelo está quase seco. Essa é a ideia! ;D Você vai praticamente pentear o cabelo seco. No meu caso, só 5% está úmido. O interessante dessa técnica é que com o cabelo quase seco, todo o produto finalizante será absorvido e bem distribuído pelo cabelo. Meu cabelo recusa cremes, então uso condicionador aqui. Misturo a 1 colher de chá de mel + 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem à quantidade de uso. Faço fitagem, passo gel de linhaça no final, e seco com a técnica do plopping, como de costume.

Resultados
Pronto! Está aí o motivo pelo qual o meu cabelo tem aparência de náilon, cabelo de boneca, como falam xD (alguns nem acreditam que o cabelo é meu de verdade)! O segredo é pentear quase seco! A mesma coisa serve pras hidratações, certo? 
Deixar o cabelo 90 ou 95% secar antes de proceder com cremes é importante uma vez que os produtos que usamos são solúveis em água, por isso, quanto menos água, mais o produto será absorvido, logo, melhores serão os efeitos.
Ah, e o fato de ter aplicação de óleo vegetal no meio do processo LOC, permite a liberdade de o cabelo passar o dia todo solto, sem se rebelar, volume grande, pra quem gosta de ativar e controlado pra quem prefere. Eu particularmente, prefiro volumoso. Então, quando o cabelo tá seco, vou com os dedos até o couro cabeludo pra separar os fios que ficam grudados lá. Balanço prum lado, pra outro e assim consigo mais volume e adoooro! ;D 
Gente, e a hidratação permanece mesmo no cabelo! Especialmente porque meu cabelo é super-hiper-mega poroso, a técnica tem me servido mesmo!
Bom amores, espero que tenham curtido a postagem de hoje e até a próxima! ;D
Tamires

48 comentários:

  1. Eu testei este metodo mas, não dei intervalo de 10 minutos e deu cert também.

    Querida, vc sabe se a gente pode fazer esta tecnica sempre?

    No caso, eu sigo o cronograma, por isso, lavo o cabelo 2 ou 3 vezes na semana, sempre que lavar posso fazer o LOC? Ou tem que intercalar?

    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Milena, flor. Eu já faço há um bom tempo.
    Também faço cronograma e por isso, lavo 3 vezes por semana
    e olhe, faço sempre o LOC. É minha finalização.
    Assim como você, não dava um intervalo de tempo.
    Mas já funcionava, o fato é que agora melhorou.
    Tenho mais days-after. Quem nã ama? :D
    Então, cada cabelo responde de uma forma com o tempo.
    Acredito que se seu cabelo começar a responder mal,
    você pode dá um tempo e verificar se é o LOC.
    Mas isso seu cabelo é quem vai dizer.
    Seja bem-vinda por aqui. Bjks! =)

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer agora mesmo, pq problema e q ele esta macio, mas ñ tem brilho..

    ResponderExcluir
  4. Alline, para brilho seria bom você colocar no borrifador bepantol ou pantenol no lugar da água. ;D

    ResponderExcluir
  5. Nossa adorei esse método, toh tentando largar a chapinha mais o frizz que o cabelo cacheado fica eh horrivel kkkk, entaum tipo vc passa azeite no cabelo td e naum enxágua eh isso? E eu posso tah usando aquele óleo de argan da avon, tenho tbm o óleo de coco pode ser? Quero coltar com meu cachos liberta-lis, e.como eh esse gel de linhaça, dezculpa tantas perguntas kkkkk mais eh que eh mt tempo tratando ele na escova e chapinha.

    ResponderExcluir
  6. Vou testar hj pra ver como fica mais adorei a dica!!!

    ResponderExcluir
  7. Juliana, flor, esse método é maravilhoso para controle do frizz! Sim, quando eu uso o azeite de oliva extra virgem (tem que ser o extra virgem) eu aplico 3 ou 4 gotas na fase do L, do LOC. Com a finalização do creme, o cheiro de azeite passa. Já o óleo de argan da Avon não é aconselhável, pois contém óleo mineral na sua composição. Tendo óleo de coco, puro, dê preferência a ele. Sempre óleos puros. Se você pretende voltar ao cabelo natural, arraza nas hidratações, quero dizer: cronograma capilar -->> http://cabeleiracrespa.blogspot.com.br/2013/01/cronograma-capilar.html Dê preferência a xampus sem sulfatos também. Aqui vai o post sobre o gel de linhaça -->> http://cabeleiracrespa.blogspot.com.br/2012/12/gel-de-linhaca.html Enfim, vá mergulhando nas postagens do blog, não só o meu! Tem várias dicas de cuidados na rede que nos auxiliarão a ter um cabelo natural lindo e como cuidar e lidar com ele. Seja bem vinda, beijos! xD

    ResponderExcluir
  8. Tamire Obrigada, adorei as dicas vou me jogar nos cachose no blog tbm, vou fazer esse gele depois mostro meus cachos como ficaram.

    ResponderExcluir
  9. Linda, seus cachos sao naturais ou com alguma quimica? Quero abandonar a guanidina. Meu cabelo sempre fica como palha, mesmo com muitas hidrataçoes. Socorro! Obrigada seu blog e maravilhoso descobri hj e a sou fã.

    ResponderExcluir
  10. Juliana, bom começo de cuidados, flor! xD

    Anônimo, meus cabelos são naturais. À base de muitas hidratações. Principalmente caseiras. Se seus cabelos estão ressecados, mesmo você hidratando, deve ser o produto na hora errada. Veja a postagem cronograma capilar -->> http://cabeleiracrespa.blogspot.com.br/2013/01/cronograma-capilar.html é o que indico pra equilibrar suas hidratações e o cabelo reagir bem.

    ResponderExcluir
  11. Eu fiz Tamires, segui direitinho a regra do tempo, o que eu não fazia antes...E é incrivel a diferença que dá, mesmo pra mim que estou na fase de transição,pois apesar de ter cortado bem meu cabelo umas duas vezes seguidas (num intervalo pequeno) ainda tenho pontas e mechas lisas... Mas com o cronograma (cheio das suas receitas), o plopping, e agora essa dica estou conseguindo cachinhos lindos!! Mas uma vez meu eterno obrigada a vc Tamires, pela dedicação ao blog e inspiração para nós crespas e cacheadas!! BJs

    ResponderExcluir
  12. Ô, flor, que linda! Amei tudo o que li. Continue aqui conosco, viu? E desejo uma volta cada vez linda do seu bebelo. :)

    ResponderExcluir
  13. Olá, Tamires!!

    Tenho dúvidas: Essa 1ª etapa onde se borrifa água misturada com D-Pantenol é realizda com o cabelo seco ou devo lavar como de costume (shampoo + condicionador) e só depois fazer a aplicação?

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Há! Num dava intervalo!!!! Será esse o grande mistério? Vou testar e volto pra contar!

    ResponderExcluir
  15. Adorei essa dica do loc!meu cabelo parece q por mais q eu faça,nao retem a hidrataçao;acho q agora eu certo!! Obg tamires!

    ResponderExcluir
  16. Tem que lavar os cabelos como de costume, visto que essa é uma técnica de finalização, anônimo!

    ResponderExcluir
  17. me interessei pelo método, seu cabelo fica incrível. seria pedir demais pedir um vídeo explicadinho? haha

    ResponderExcluir
  18. Gostei das dicas, sim! vou testar, porque meu cabelo eh um tanto chegado a ter frizz, vamos ver como ele responde a essa tecnica, obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Nossa mãe, está dica é de++, caramba vou fazer, pois meus cachinhos estão se desmanchando :( pq devido está crescendo e eu quero que ele cresça mas não quero me desfazer deles, vou fazer este corte que vc indicou em um outro poster... Ahhh e estou te seguindo tanto no face como no seu blog, Uhuuull amei todas as dicas..., bjus bjusss

    ResponderExcluir
  20. Tamires,linda e maravilhosa....Help me please rsrsrs....Buscando dicas de como acabar cm o frizz,axei vc,tentei o metodo LOC 2x,mas ñ funcionou no meu cabelo,ñ sei o k fiz de errado,meu cabelo é mto fino e mto leve,fikou mto oleoso e hiper mega frizado,o k fiz de errado?É a primeira vez k acesso seu blog,vou tentar de novo esta semana,cm suas dicas(pois estão mais detalhadas)daki uma semana volto para te contar....bjus obgda pelas dicas!!!rsrsrs Edite

    ResponderExcluir
  21. esses cachos estão me fazendo inveja, lindos... o problema é que tenho preguiça de "investir" nos meus, ou seja, preguiça de cuidar...

    ResponderExcluir
  22. Anônimo 1 - quando ativarmos o canal you tube do blogger, será um dos primeiros tutorias, sim! ;D
    Priscila - que bom que gostou, flor. Tbm tenho problemas com frizz. Gosto de usar mel misturado ao creme que doma bem. #ficaadica
    Bethe - que feliz sua empolgação! xD Brigada por nos seguir, seja bem-vinda! ^_^ Então, também estou deixando meu cabelo crescer, aí cuidando bastante das pontas, sempre mais produtos nelas. E se os teus cachos estão desmanchando, utilize a técnica da fitagem, flor!
    Edite - Se seus fios são mais fininhos, e com a técnica LOC deu mais frizz, talvez você tenha que diminuir o óleo. Coloca só 1 pinguinho. Verifique também nas posts "tipos de cachos" qual seu tipo e quais tratamentos seguir.
    Ranilze - Obrigada, flor! xD Te indico dá uma olhadinha na post "meu antes e depois" e ver o que você pode ir mudando. São pequenos detalhes que já fazem a diferença.

    Para todas, um super xero nos cachos! xD

    ResponderExcluir
  23. Thamires, muito boa essa dica! Quando fala o mesmo serve pras hidratações, vc quis dizer passar o creme de hidratação com o cabelo quase seco, é isso msm? Engraçado pq há um tempo vi em algum lugar que o ideal é passar a hidratação com o cabelo bem úmido, mas vou tentar

    ResponderExcluir
  24. É sim, Angela, não seco, mas pouquíssimo úmido! Você tenta e ver qual dos dois métodos o cabelo gosta mais. ;D

    ResponderExcluir
  25. Tamires, eu entendi errado ou você usa o mel misturado com o leave-in?
    Tenho o cabelo muito poroso, por mais que eu cuide e queria saber se isso pode resolver meu problema.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Unknown, eu uso sim o mel misturado ao leave-in, pra resolver o frizz.
    Para porosidade, o tratamento é outro, dá uma olhadinha aqui nessas post que Andrea fez -->> http://cabeleiracrespa.blogspot.com.br/2013/04/conheca-seu-cabelo-porosidade.html e http://cabeleiracrespa.blogspot.com.br/2013/04/e-historia-do-ph.html Espero poder ajudá-lo (a). Bjs

    ResponderExcluir
  27. QUERIDA ADOREI SEU POST , MUITO EXPLICATIVO E TIROU VARIAS DUVIDAS MINHAS
    OLHA TENHO UM BLOG E GOSTARIA DE COLOCAR ESTE POST SEU LA , DANDO SUAS DEVIDAS RESSALVAS CLARO E FALANDO SOBRE SEU BLOG QUE É OTIMO .
    SE ME PERMITIR EU AGRADEÇO VIU , http://boutiquemodel.blogspot.com.br/ !
    Favor manda uma mensagem para mim pra dar sua resposta : https://www.facebook.com/jessykreis

    ResponderExcluir
  28. Oi, flor! Eu já conheço seu blog lindo! xD
    Pode postar sim! Xero nos cachos! =*

    ResponderExcluir
  29. Olá Tamires!

    Seu cabelo é lindo gostaria de saber se vc usa esse método após fazer hidratação e se na terceira etapa posso usar um creme de hidratação enxaguar e depois finalizar com live - in

    ResponderExcluir
  30. Tamires vc poderia me dizer mais ou menos a quantidade de d-pantenol mara misturar a água? Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. TAMIRES TENHO ALGUMAS DÚVIDAS!!!! Help me!^^
    Estava Lendo teu post e vi que vc faz uso de condicionador ao invés de leave-in... é isso mesmo? Se for, que leave-in vc usa?
    Outra dúvida o teu cabelo não fica duro depois de aplicar o método LOC? E se fica como vc faz para deixá-lo flexível/mole? Vi que vc acrescenta mel e azeite nele tb o cabelo não fica melado????? Enfim obrigada! Fico no aguardo!

    ResponderExcluir
  32. Tamires, o que vc acha do óleo de Argan?

    ResponderExcluir
  33. Tamires, eu não entendi muito bem a primeira parte o ''L''. Outra dúvida, vc usa condicionador na parte final e não enxagua?? Aliás, vc tb nao retira o oleo nao é? eu posso fazer essa ultima parte com creme de pentear?? Vc fica quantos dias com o cabelo sem exaguar/lavar?

    ResponderExcluir
  34. Oi, Gii, eu estou preparando o primeiro vídeo do canal you tube do blog e o primeiro tutorial será justamente sobre a Técnica do Loc. Em síntese, é simples: é uma técnica de finalização, ou seja, depois que lavou o cabelo, hidratou, condicionou, você vai pentear certo? Daí, essa técnica seleciona o que vai fazer antes de pentear. O L pode ser o cabelo molhado pós-lavagem e aí é só esperar 10min ou acrescentar uma mistura com água ao cabelo já molahdo. O O - óleo, é o selante da hidratação capilar - fundamental etapa! Mais 10 min de espera pra que o cabelo absorva bem e aí sim é que você vai pentear com o creme/condicionador/mousse que você preferir. No vídeo, eu vou mostrar o passo a passo. Espero que já tenha ajudado por aqui. Abraço e obrigada por estar nos visitando! xD

    ResponderExcluir
  35. Acabei de fazer o LOC nos meus cachoss,sempre tive vontadee e hj deeu pra fazer!!
    Ja sentiii o cabeloo bem mais defiiniidoo,macioo.So sentii elee meio pesadiinhoo mais nada de mais tbm!! Será que passei muito oleo ?To esperandoo ele secar agora pra finalizar.. bjuss
    adoreiii suas dicas

    ResponderExcluir
  36. Terceiroo dia de Day After, depois da tecnica Loc,to amandoo muito bom mesmoo..Tamires me respondaa por favor eu faço cronograma capilar, e o Loc se encaixa em qual fase??Estava pensandoo em fazer o LOC uma vez na semanaa. O que vc me dizz??
    Bjoss e to amandoo seu blogg

    ResponderExcluir
  37. Oii obrigada pela dica...vou testar amanhã msm..só tenho receio dele ficar oleoso e pesado...

    ResponderExcluir
  38. oiiii acabei de fazer...vamos cer quando secar como fica....notei que ficou um cheirinho do azeite de oliva......eu amo azeite, mas n dá pra ficar com cheiro srs

    ResponderExcluir
  39. Lidiane, a técnica do LOC é uma técnica que organiza a ordem de aplicação de produtos no momento em que a gente vai pentear o cabelo, ou seja, finalizar. É só antes de passar o creme, dá um tempo com o cabelo molhado e passar pingos de óleo. Por fim, pentear com o creme.

    Rose o cabelo ficará oleoso se vc passar muito óleo. A mesma coisa serve pro azeite, 2 ou 3 pingos já são suficiente.

    Abs =D

    ResponderExcluir
  40. Olá, Tamires! Estou há algum tempo seguindo as postagens e a página no face! Estou adorando as dicas!
    Eu só fiquei com uma dúvida: vc lava ele normalmente, passa o pré-shampoo, o shampoo e o condicionador, certo? Na etapa do condicionador, onde o cabelo ainda está molhado, vc tira os nós ou só tira depois quando borrifa a água com o pantenol?
    Obrigada e parabéns pelos posts! :)

    ResponderExcluir
  41. Oi, Vitória, segue minha ordem: pré-shampoo - lavagem - hidratação - condicionador - técnica do loc - plopping. Eu não tenho muitos nós e o meu cabelo desembaraça fácil. Então penteio antes de hidratar, com uma quantidade que passei de máscara no cabelo todo e depois na etapa condicionador vou enluvando e desembaraçando. Obrigada por estar conosco aqui e na página, flor! :D

    ResponderExcluir
  42. Olá Tamires, achei seu blog agora e adorei tudo, você é super simpática, muito obrigada por compartilhar seu conhecimento, fiquei com uma dúvida na técnica do Loc; eu sigo o cronograma capilar, posso fazer o loc pra finalizar a hidratação/nutrição/reconstrução? ou só nos dias que não vou fazer nada? Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor! Brigada por estar conosco! ♥ Veja bem: essa é uma técnica que vai ajudar a manter a hidratação por mais tempo no seu cabelo. Então é realmente interessante que você o faça depois das hidratações, sim. Mas também nos dias que não fizer nada, deve também fazê-la. Se sentir que o cabelo está pesando é que maneira. Um bj, flor!

      Excluir
  43. Cada dia mais amando seu blog =)
    Passagem obrigatória por aqui todo dia, principalmente em dias de lavagem =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que carinho, flor! *-* Super obrigada pelas visitinhas... =*

      Excluir
  44. oi Tamires aqui onde eu moro nao tem pantenol , eu nunca vi aqui na frança e necessario passar sempre que fazer o loc ??? e se for tem outro produto pra substituir e qual e o poder desse produto?? obrigada vc e linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, dá uma olhada aqui na postagem sobre o Pantenol. Você talvez o encontre com outro nome, mas se não encontrar procure produtos que o tenha na composição. http://www.cabeleiracrespa.com/2013/04/pantenol-x-bepantol.html Não é obrigatório ao LOC, não se preocupe. Beijos, obrigada pela visita! =*

      Excluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD