05 abril 2013

o que o óleo de abacate pode fazer pelos seus cabelos


Olá queridas crespas e cacheadas! Terminei a transição do cabelo quimicamente tratado para o cabelo natural e quero contribuir com a minha experiência e dar força para quem estiver neste caminho, que é extremamente compensador!
Hoje eu vou falar do óleo de abacate, que é maravilhosamente hidratante e nutritivo também, muitas pessoas que estão fazendo a transição, se beneficiam dele, e cabelos naturais idem. Tive a oportunidade de usar o óleo de abacate em umectações e máscaras turbinadas, e ele consegue ser mais potente que o azeite, qual o motivo deste pequeno  “milagre”?
Primeiramente, vamos esclarecer que apesar de muitos sites sobre beleza fornecerem uma lista de vitaminas, minerais e etc, inclusive proteína como sendo substâncias presentes no óleo de abacate, na realidade ele não é uma fonte significativa de proteínas, sendo um óleo, ao ser feita sua extração, são removidas proteínas e algumas outras substâncias não baseadas em lipídios.
O abacate fresco é sim uma grande fonte de vitaminas e minerais, o óleo em si, não contém a mesma variedade de nutrientes. 

O que o abacate tem? o.O

Ele contém omega-3, ácido linoleico, tem uma grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados (maior quantidade do que o azeite) e altos níveis de elementos antioxidantes (vitamina E sendo um deles). Por isso cabelos ressecados, danificados e pobres em nutrição se beneficiam tanto. O óleo de abacate é um dos poucos óleos que penetram no fio.

Como utilizar? o.O
-->> Turbinando máscaras – adicione uma colher de chá ou uma colher de sobremesa á sua máscara, fique uns 30 min. Em touca aluminizada, enxague e finalize como de costume (não lave com shampoo, o enxague vai tirar a máscara). Fortalece os fios, doa brilho, hidrata e diminuí o frizz.

-->> Umectação – use o óleo puro,  aplique no comprimento também, deixe agir de 45 min a 1 hora, retire com um shampoo sem sulfato, aplique uma máscara de sua preferência e finalize como de costume.Estimula os bulbos capilares, ou seja, vai estimular o crescimento e fortalecer os fios.

ATENÇÃO: se seu cabelo está muito ressecado, dê preferência a fazer a mistura com máscaras (turbinação), qualquer óleo puro em cabelo ressecado demais não beneficia, vai resseca-lo mais ainda.
Onde comprar o.O

 Em lojas de produtos alimentícios naturais, em lojas virtuais e alguns supermercados com grande variedade de óleos. Compre óleo de abacate 100% puro e prensado a frio. Ele tem um cheiro característico mas não muito forte, algumas podem não gostar, mas não se preocupe, não fica nos cabelos. A cor é um amarelo escuro esverdeado. É um óleo bem brilhoso, ao contrário de alguns que quase não brilham e somem rápido.

Por último: pelo amor de Deus, não vão abandonar o azeite! Um cabelo sadio é construído proporcionando tratamentos variados á ele, varie os óleos, as máscaras e etc.

Abraços, Andrea. =)

11 comentários:

  1. Andreax vc leu meus pensamentos.
    Estou mega interessada em variar os óleos que utilizo e vou comprar o de abacate.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Camila ! tudo bem?

    Fiz besteira e acabei excluindo o comentário que fiz. Vc vai gostar do óleo de abacate, ele é super emoliente, meu cabelo adorou ! Depois conte o que achou !

    bjos

    ResponderExcluir
  3. DAYANE

    ola! Esses dias encontrei esse blog e gostei muito das dicas para cuidar dos cachos. Queria pedir ajuda para cuidar dos meus, pois minha cabeleira e muita a raiz tipo lisa e cacheado do meio ao final das mechas e para completar sofro com caspa a muito tempo. Ja alisei 2 anos atras mas hoje eles estao livre de quimica e estao curtos pois resolvi tirar a quimica e assumir os cachos.Porem se resolvo tratar as caspas ele resseca e nao define os cachos ficando volumoso. o que eu faço?

    ResponderExcluir
  4. olá Dayane, para combater a caspa vou te recomendar dois produtos naturais que têm funcionado para muitas cacheadas que conseguiram se livrar da caspa. Massagear o couro cabeludo com óleo de rícino, este óleo combate a caspa e diversos outros problemas do couro cabeludo e regula a oleosidade, não resseca. Vc deve fazer massagens circulares antes de lavar.
    Outra opção é usar o óleo essencial de tea tree, algumas gotas nos dedos e massageie o couro cabeludo, faça 3 vezes por semana, os óleos essenciais vc pode comprar em lojas de produtos naturais e lojas virtuais na internet, tem vários fornecedores. O tea tree é o único oleo essencial que se pode usar puro, os outros precisam ser usados em quantidade mínima e misturados com um óleo vegetal. ;) bjos

    ResponderExcluir
  5. DAYNE

    OBRIGADA PELAS DICAS, FIZ A UMECTACAO COM O AZEITE EXTRA VIRGEM MASSAGIEI BEM O CORO CABELUDO E JA SENTI UM ALIVIO, ACHEI ISSO INCRIVEL. PENSEI QUE FOSSE FICAR MUITO OLIOSO MAS NAO. OBRIGADA MESMA AGORA VOU SEGUIR A SUA DICA E LOGO LOGO VOLTO PRA DIZER DO RESULTADO. BEIJOSSS

    ResponderExcluir
  6. Hj fiz umectação com o óleo de abacate. Vou dormir com ele nos cabelos e retirar amanhã, ansiosa pelo resultado!!

    ResponderExcluir
  7. Não esquece de voltar pra contar pra gente, Patrícia! xD

    ResponderExcluir
  8. Eu comprei o oleo de abacate,e fiquei impressionada como em poucas aplicações ele já surtiu mudanças nos meus cabelos, às vezes eu tenho colocado um pouco com o yamasterol.

    ResponderExcluir
  9. Dayane eu faço o óleo de abacate em casa mesmo, amasso bem com um garfo três abacates beeem madurinhos, coloco em uma assadeira de bolo, vou mexendo a massa umas três ou quatro vezes por dia. Coloca no lugar da casa que faça bastaaaaaaaaaante sol, senão não dá certo, heim. Mais ou menos no quinto dia, qdo a massa já esta bem sequinha e negra, o óleo vai se separando, vc pode colocar numa vasinlhinha de alumínio menorzinha, pq já vai estar bastante desidratada... então é so ir apertando com uma colher e colocar em recipiente adequado.
    Te GARANTO q é o melhor óleo de abacate para os cabelos,super natural mesmo!muiito fácil de fazer

    beeeeijos seu cabelo é lindo!

    ResponderExcluir
  10. quero um produtos ou dicas pra abaixar o volume do meu cabelo e tirar esse cabelos ressecados de mais o que faço

    ResponderExcluir
  11. Estou contente em ver todo mundo conseguindo bons resultados ! Adriana para abaixar o volume capriche na etapa de nutrição do cronograma e faça muitas umectações, eu reduzi o volume do meu cabelo e amansei as minhas raízes assim, os produtos eu sugiro todos os produtos que resenhamos aqui no blog, é só procurar as postagens anteriores e fique de olho nas próximas resenhas. Seguir o cronograma capilar vai te ajudar a solucionar o problema do ressecamento e reduzir o volume. bjs

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Deinha e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD