22 abril 2013

e a história do pH ??



Olá crespinhas e cacheadas !  :D  Hoje vamos falar de pH - potencial hidrogeniônico ou potencial de hidrogênio que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.
Vamos simplificar a coisa aqui  porque este assunto já foi tratado longamente em muitos sites nacionais e estrangeiros e também não queremos cansar vocês, o negócio é aprender com leveza e alegria.

Produtos para o cabelo com baixo pH fecham as cutículas, portanto, quem tem baixa porosidade no fio, deve fugir deles, e quem tem alta porosidade deve usar mas sem exagero.

O pH do cabelo (é assim que se escreve mesmo, p minúsculo e H maiúsculo) está entre 4,5 e 5,5 e não pode oscilar muito, senão é desastre na certa, para entender melhor veja a ilustração abaixo:

Onde está escrito "coloração semitransparente" leia-se "coloração semi-permanente", a gravura foi bem bolada e eu não quiz deixar de fora. 

Então, já deu pra sacar né ?  o.O 

Ácido demais é um balde de oxidante, alcalino demais desestrutura o fio
 (por isso é o nível de pH dos relaxantes).  Pelo desenho conseguimos compreender que 
o shampoo abre um pouco as cutículas, então fazemos nossos tratamentos para hidratar ou, 
nutrir ou, reconstruir, enxaguamos e o condicionador vai fechar estas cutículas 
para reter as substâncias emolientes no fio.


Nas algumas farmácias e na internet, são vendidas aquelas fitinhas 
com as quais podemos medir / verificar o pH dos nossos produtos. 


A  "brincadeira" de usar as fitinhas em todos os nossos produtos é super válida, depois com experiência, você vai utilizar menos as fitinhas mas elas sempre serão úteis.


Aqui uma tabelinha de PH com substâncias diversas:



Como vamos utilizar isto a nosso favor ?

Vinagre de maçã - Vai fechar mais as cutículas (segurando a hidratação) e doar brilho.

Preparação para cabelos normais e também os oleosos: Misture 1 litro de água, se puder usar água destilada melhor ainda, adicione uma colher e meia de sopa de vinagre de maçã.

Preparação para cabelos secos: Misture 1 litro de água (se possível destilada) e 1 colher de sopa de vinagre de maçã.

Como usar: ==> 

Após lavar e antes do condicionador. Se você vai usar máscara, use após retirar a máscara e antes do produto de finalização (condicionador ou leave in). Deixe agir uns minutos e enxague. O cheiro sai logo, não se preocupe, use uma vez por semana ou 1 vez a cada 15 dias, não pode abusar senão vai ressecar os cabelos. Além de equilibrar o pH do cabelo e doar brilho, combate a caspa e aquela coceirinha chata da qual muitas cacheadas reclamam.

Minha experiência pessoal:
==>  Eu usei este enxague na última sexta feira, eu joguei um canecão com a mistura no cabelo todo, deixei 5 minutos e depois enxaguei e finalizei como de costume. Funcionou de verdade meninas, não ficou cheiro nenhum, meu cabelo segurou mais a hidratação e ficou mais macio, a diferença não é enorme mas dá para perceber sim, a parte porosa melhorou, gostei e pretendo repetir semanalmente. Não posso exagerar senão resseca.


Suco de laranja ou limão -  Eu sugiro a laranja porque em cabelos secos o limão vai ressecar bem. Também vai fechar as cutículas, doar brilho e maciez.

Preparação para cabelos secos: 1 copo de suco de laranja + 1 colher de chá de mel diluídos em 4 copos de água

Preparação para cabelos normais - meio copo de suco de limão + 1 colher de chá de mel diluídos em 6 copos de água.

Preparação para cabelos oleosos - meio copo de suco de limão + 1 colher de chá de mel diluídos em 4 copos de água.

Como usar: ==> 

Após lavar e antes do condicionador. Se você vai usar máscara, use após retirar a máscara e antes do produto de finalização (condicionador ou leave in). Se você quer evitar qualquer traço do cheiro da laranja, pode pingar 6 gotas de oleo essencial de lavanda, vai cortar o cheiro da fruta e deixar um cheirinho leve de lavanda. Enxague após alguns minutos (5 ou 10 min).

Por hoje é só  :D cuidem bem de seus cachinhos e sejam pacientes e perseverantes ! Beijos !!  :*

Andréa  

2 comentários:

  1. Adorei a tag e o seu blog, não entendia nada de pH agora já tenho uma noção.
    Seguindo.

    Convido você e suas leitoras a visitar meu blog, e caso goste seguir
    http://umpoucodemim-oficial.blogspot.com.br

    Quer ficar bonita com novos makes? Dá uma passadinha aqui na mais nova afiliada do meu Blog:
    www.debbyshop.com.br

    ResponderExcluir
  2. Legal que vc gostou Taís, vou visitar sim ! ;)

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD