07 abril 2013

crescimento dos cabelos



Olá crespinhas e encaracoladas! xD O calorão deu uma trégua aqui no Rio, isso é bom, pois com o clima mais ameno os cachinhos agradecem. Hoje vamos falar sobre crescimento dos cabelos.

Não importa o seu tipo de cabelo, em algum momento nós vamos focar nesta questão do crescimento, algumas se importam mas nem tanto, outras criam uma verdadeira obsessão para ver o cabelo crescer. Algumas terão um crescimento vantajoso, cortou, mês seguinte já aparece crescimento, outras sofrem para ver o cabelo crescer, aparentemente nem cresce de tão vagaroso que é o processo.
O cabelo cacheado e mais ainda o crespo, tende a não mostrar visivelmente o seu crescimento, a não ser que seja um tipo de cachos largos, pois aí o fator encolhimento é menor, quanto mais crespo o cabelo, maior o fator de encolhimento dos cachos. Muitas mulheres, especialmente as que tem cabelos mais crespos, podem ficar frustradas pela demora em se verificar crescimento.

Por que meu cabelo não cresce?

Para completar existe a lenda urbana que diz que, cabelo tem um comprimento já determinado e não passa daquilo. =O O que vale é a genética e o modo como você trata seu cabelo. O cabelo humano cresce em média 1 cm ao mês, em algumas pessoas este crescimento pode ser um pouco maior ou um pouco menor. Então minha amiguinha, seu cabelo cresce sim, mas ele encolhe bastante, então depois de seco fica a impressão de que não cresceu quase nada !
  O comprimento terminal é o tamanho máximo que o cabelo atinge sem ser cortado ou danificado, cada fio de cabelo completa um ciclo de crescimento individual e cai quando este ciclo se completa, então é reposto por um novo fio que nasce. O cabelo pode cair antes de completar seu ciclo completo, devido á quebra e queda ocasionada por diversos fatores: utilização de processos químicos agressivos (alisamentos tradicionais, descoloração, decapagem, tintura, escovas progressivas, permanentes e etc), abuso de baby liss, secadores, pranchas e etc em altas temperaturas, manipulação errada (pentes e acessórios inadequados que quebram os fios). 
  Na internet podemos encontrar vários relatos de mulheres que conseguiram crescimento notável em seus cabelos crespos e cacheados, só para citar as mais conhecidas, temos a Chicoro e a Terry LaFlesh.

Algumas medidas a serem adotadas para otimizar o crescimento dos cabelos:

-->> 1 - não faça cortes à navalha, não corte o cabelo com profissionais que você não conhece, não entregue seu cabelo a curiosos. Evite cortes radicais, o único corte radical que se deve fazer é o BC (Big Chop) para retirar a parte alisada/danificada do cabelo. Aparar as pontas, só se for necessário, o hábito preconizado de se aparar as pontas dos cabelos é devido aos danos que ele sofre permanentemente, se você trata bem e não o submete á agressões, não tem porque aparar com frequência.

-->> 2 - Abandone o uso de procedimentos químicos agressivos e os que utilizam calor. Os fios são muito prejudicados, os cabeleireiros sempre minimizam os possíveis danos, mas na realidade, estes procedimentos são bastante nocivos.

-->> 3 - Alimente-se muito bem, a maioria das pessoas hoje em dia tem uma dieta pobre, é necessário consumir legumes, verduras, frutas e beber muita água. Cabelo bonito é fruto de uma alimentação sadia, tratamento algum irá funcionar plenamente se você vive á base de cheeseburguer e batata frita. =O

-->> 4 - Cuidado ao escolher seus condicionadores, máscaras e etc. Preste atenção nos rótulos, não utilize produtos com substâncias nocivas aos cabelos. Sugiro adotar a rotina "no poo", ou a rotina "low poo" na qual você utiliza shampoos sem sulfato e um siliconezinho de vez em quando, solúvel! Temos que ver o que o nosso cabelo "gosta mais", o meu por exemplo gosta de uma rotina no poo, e uso um shampoo sem sulfato de 15 em 15 dias e nada de silicone, óleo mineral, parafina, petrolatum, nada disso !

-->> 5 - Adote penteados protetores, tenha cuidado ao dormir, use fronha de cetim, diminui o frizz e o cabelo fica mais comportado, se ele já tiver comprimento suficiente, faça duas tranças ou aquele rabo de cavalo alto, tipo "Pedrita" é o famoso penteado abacaxi. O meu está curto mas nem tanto, durmo com um rabinho frouxo, usando um rabicó forrado de tecido e ponho alguns tic tacs em lugares estratégicos, consegui bons resultados, o cabelo acorda melhor, tenho menos quebra dos fios e até o toque melhorou.

-->> 6 - Use e abuse das receitinhas naturais, você prepara em casa, não tem conservantes, tudo natural e muito saudável, os resultados são ótimos.


Então florzinhas, é isto. :D  Meu cabelo está crescendo bem, ele encolhe muito mas molhado consigo ver o real comprimento dele, fiz meu corte em dezembro. No mais é não deixar a peteca cair, tratar muito, e paciência é fundamental. 

Contem conosco! Beijos!  :*

Andréa

6 comentários:

  1. Poxa, meu cabelo não se deu com produtos sem óleo mineral ou parafina, né fogo! Ficam horríveis! =(

    ResponderExcluir
  2. eu amo produtos naturais,receitinhas caseiras,sou adepta a elas e tenho resultados visíveis!

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria. Todo um passo a passo de como tratarmos o cabelo quanto à essa questão do crescimento. sem mencionar as dicas. Amei. xD

    ResponderExcluir
  4. Pamelazinha, a Andrea realmente foi muito feliz nessa matéria! xD Amamos!
    Brigada por estar nos visitando! ^^

    Carina, flor, as receitinhas caseiras realmente são essenciais! E pensar que antes da indústria de cosméticos crescer tanto, nossas avós e mães tinham os melhores cabelos! Sempre aliado a uma boa alimentação, claro.

    Diana, em quanto tempo você testou no-poo? Aliás, você fez realmente no-poo ou só tirou os silicones da rotina? É preciso um regime de uns compostos pra que outros funcionem. Logo, se você usa xampu sem sulfato mais continua usando silicones insolúveis, não funciona. E vice-versa. Reveja o tempo de teste e a combinação na rotina de produtos.

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas dicas qual shampo vc esta usando?bjs

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz em ver que ajudei :D

    Diana, quando a gente adere á rotina low ou no poo o cabelo fica meio estranho por uns tempos, é como se ele estivesse em fase de desintoxicação, depois ele vai melhorando cada vez mais, te recomendo tentar novamente, usando os produtos certos e persistir.

    Viviane, meu shampoo sem sulfato favorito é o Delicate Care da Matrix (vou falar sobre ele no próximo artigo, fique de olho) em segundo lugar eu tenho o shampoo Oro Argan da Bioderm que tem sulfato mas é um sulfato leve, é cremoso e não resseca nadinha. ;)

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD