15 abril 2013

conheça seu cabelo: porosidade


Olá meninas ! :D  
Hoje vamos falar sobre um assunto importantíssimo para vocês conhecerem seus cabelos e garantir uma transição bem sucedida, quanto mais conhecimento, menos tropeços no caminho e menos chance de desistência. 
São vários assuntos que a Tam e eu estaremos apresentando entre nossas postagens.  Senti necessidade de trazer estes assuntos para vocês porque infelizmente tem muita gente que desiste da transição por não saber lidar com o próprio cabelo.
 Graças a Deus eu sempre li muito e isso me salvou de ter desistido também, pois é, lá pelo quarto e quinto mês de transição, a coisa ficou feia... Então, peguem caderno e caneta ou preparem-se para salvar o papo de hoje !
Mais importante até do que saber qual é seu tipo de cacho (e olha que as classificações variam heim gente, já vi 4 tipos diferentes de classificação no mundo da internet) é conhecer as características do seu cabelo, do fio mesmo em si. Porque tamanho de cacho, ajuda saber sim, mas não quer dizer tudo, tenho irmãs de cachos com estruturas de fio completamente diferentes, aí muda resultado de produto, muda o tipo de tratamento, vai mudar o tipo de finalização e etc.

Porosidade

Porosidade é a capacidade do fio em absorver elementos tais como água, substâncias hidratantes, nutritivas  e etc. O fio de cabelo ampliado ao microscópio eletrônico te permite ver que ele tem cutículas (escamas).

Este é um fio de cabelo sadio, bem tratado, sem química alguma,
como todos deveriam ser e como Deus fêz.
Cutículas lisinhas e fechadinhas, sendo liso, encaracolado,
crespo ou encarapinhado, assim devem ser as cutículas do cabelo sadio.

E elas funcionam como persianas, faça de conta que você tem uma persiana colocada em uma parede. 

==> Se você jogar água na persiana fechada, quase não molhará a parede, seria a situação de um cabelo com baixo grau de porosidade - penetração bem pequena de qualquer coisa.

==> Se você abrir um pouquinho e jogar água na persiana novamente, vai molhar um pouco a parede - penetração pequena mas já entra mais do que a situação da persiana fechada.

==> Se você abrir pra valer a persiana e jogar água, vai molhar toda a parede - penetração total.

É assim que funciona no cabelo também. O problema é quando a persiana está aberta demais... aí temos um alto grau de porosidade no cabelo, água, tratamentos e etc. entram fácil mas saem fácil também. :/  Fácil de identificar na rua: é aquele cabelo com aparência amarfanhada, cheio de frizz, ressecado e a coitada usa um mundo de produtos e nada parece funcionar. 

Mas como o cabelo fica assim com as cutículas tão abertas ??  :O

Com o uso maciço de químicas para transformação (alisamento, permanente, tinturas, descoloração e etc.). O cabelo liso, aguenta bem o tranco, é um cabelo bastante resistente, mas também fica prejudicado ao longo do tempo. Os crespos e cacheados sofrem muito mais, pela sua própria estrutura, o trabalho é maior para fazer chegar o sebum natural produzido no couro cabeludo para o comprimento dos fios, então ficar ressecado é muito fácil, se os fios forem maltratados então...

Vejam como fica o "pobrezinho" quando fazemos uma química de transformação, pintamos e abusamos do secador, chapinha e etc;


Pode ser pior, quando há um corte químico (incompatibilidade de produtos químicos) ou por manipulação violenta (excesso de calor da prancha, do secador etc., pentear com muita força, escovas inadequadas, prendedores que arrebentam o fio etc).

Como pode ser pior ? Atenção cardíacas e amantes dos cabelos, cenas fortes a seguir. :O  
Olhem só:

Aqui, o fio foi TÃO prejudicado que perdeu suas camadas externas,
isto acontece após muitos alisamentos, muitas tinturas e etc, é aquela fase
em que voce nota que o cabelo está afinando e com um toque diferente e
ficando minguado.


Este aqui podemos chamar de "R.I.P"
(Descanse em Paz in English).
 O cabelo está se quebrando todo e não
tem jeito. Esta é a situação do corte químico
e de quem penteia com força, usa qualquer
elástico para prender o cabelo e etc.

Teste de Porosidade

Como funciona o teste ==> quanto mais poroso, mais água ele vai absorver, então vai afundar.

==> Retire um fio de seu cabelo após lavado, sem creme algum, só lavado mesmo, precisa arrancar, não pode ser partes quebradas.
==> Encha um copo de água, jogue o fio dentro, jogue mesmo, empurrar não vale.   >:)  
==> Se o cabelo ficar por cima ou afundar quase nada, parabéns, vc tem um baixo grau de porosidade.
==> Se ele for até a metade do copo, tudo bem ainda, ele tem um médio grau de porosidade.
==> Se ele descer até o fundo miga...  :(   você tem um alto grau de porosidade (bem vinda ao meu clube e não se desespere mulher ! Temos solução, continue lendo! )

Um segundo teste de porosidade:

==> Arranque um fio de seu cabelo lavado, sem creme algum.
==> Corra o fio entre seu dedo polegar e indicador.
==> No sentido de cima para baixo e depois da ponta ao bulbo.
==> Se os dedos correrem bem de cima para baixo e tiver uma resistência mínima de baixo para cima, a situação está sob controle.
==> Se vc sentir uns "calombinhos", ou o fio parecer que tem um toque diferente ao longo do trajeto dos dedos tanto de cima a baixo, como de baixo para cima, você tem alto grau de porosidade.  

Muita calma nessa hora, o que vamos fazer ?? o.O

==> para as meninas que tem alto grau de porosidade:

Este cabelo recebe a hidratação ou qualquer tratamento feito uma peneira, entra fácil e vai embora fácil, não segura a hidratação, fica bonitinho úmido, quando seca vira um fuá desidratado (cansei de ver o meu assim). 

==> Este cabelo precisa de tratamentos frequentes a vida toda heim, toda vez que lavar tem que fazer um tratamento completo ou pelo menos usar uma máscara por uns 30 min., use muitos aditivos cosméticos nas suas máscaras (óleos, manteigas, aditivos de reconstrução etc), faça muito co wash, sempre que puder, se for usar shampoo, tem que ser um hidratante, cremoso e sem sulfato !

==> A finalização deste tipo de cabelo deve ser muito cuidadosa para segurar a hidratação nele, você pode usar o método LOC (liquid - oil - conditioner), já toquei no assunto no meu primeiro post se não me engano, mas vamos falar mais dele futuramente, outra alternativa é finalizar o cabelo com 2 ou 3 produtos, vc precisa usar condicionador ao invés de leave in e creme de pentear, 
estes dois aí não seguram as necessidades de um cabelo poroso, além do condicionador você pode usar algo para selar a hidratação (vai segurar a hidratação no cabelo),
 pode ser uma manteiga vegetal, um olinho vegetal, que vc esfrega bem nas mãos e passa geral no cabelo, 
as americanas gostam de usar aquelas manteigas que são misturinhas, 
aqui no Brasil não temos este tipo de produto.... sniff   :'(  
mas podemos fabricar a nossa, :D  vou fazer um post com isto ! 
Já testei usar uma manteiga importada no cabelo e já fiz LOC, eu gostei mais do LOC, mas isto vocês precisam testar para ver qual vai funcionar melhor, cada caso é um caso.

Com estes procedimentos, vocês irão conseguir domar a porosidade. Durmam com fronha de cetim, não usem toalhas felpudas no cabelo, tem que ser uma camiseta velha ou uma canga de praia ou uma toalha de microfibra. Pentear com os dedos, ou um pente de dentes largos, se for de madeira melhor ainda. Se o cabelo está todo ao natural, pode usar escovas para fitagem, tem a antiga da Avon, tem a Condor de plástico e outras similares no mercado, além da famosa e importada Denmann, futuramente vamos falar das escovas. ;) 

==> para as meninas que tem médio grau de porosidade:


Momento Fafá de Belém: Se você crê em Deus, erga as mãos para os céus, e agradeça...   :P  

==> Trate do seu cabelo seguindo um cronograma capilar HNR, pode usar as máscaras aditivadas ou não, se for adicionar elementos, cuidado para não pesar a mão, adicione poucas coisas e em pequenas quantidades. Sua finalização é mais tranquila, pode usar um bom leave in liberado, talvez um olinho ou uma manteiga vegetal nas pontas. Use os dedos, pentes de dentes largos de preferência de madeira, as escovas só testando, tem cachos que ficam bem definidos com as escovas, outros não. Pode usar outras técnicas também, ainda vamos falar delas todas, calma  !  Faça co washes também mas não tantos, vc pode fazer uma lavagem sim outra não, alterne com um bom shampoo sem sulfato.

==> Recomendo massagear o couro com óleo de rícino porque este óleo não deixa nem o couro e nem o cabelo oleoso, ele previne uma série de problemas dermatológicos, previne queda, fortalece os bulbos capilares, então, usem sim, pode ser de 15 em 15 dias. O Rícino é um santo remédio para controlar oleosidade excessiva (ele regula a oleosidade)  e combate a caspa também, nossa Tamires já fêz uma matéria só falando do óleo de rícino, quem não viu, please leia !


==> para as meninas que tem baixo grau de porosidade:

Fiquem tranquilas, a situação é boa também, :)  o cabelo com baixo grau de porosidade requer o cuidado de não usar nada que vai pesar nele, como as cutículas são bem fechadinhas, a tendência é acumular produto na superfície e deixar o cabelo oleoso ou pesado

==> Vocês terão cuidado em não usar produtos com muito óleo, hidratantes demais ou pesados. Faça os co washes como a turma de média porosidade, alternando com shampoo sem sulfato, sua finalização deve ser com leave ins, e cremes que não sejam pesados. Prefira produtos de consistência mais fluída. Se for usar óleo, não use muito, não fique muito tempo, nada de dormir com óleo na cabeça, use os óleos e manteigas com sabedoria, na finalização, nas pontas e qualquer local que vocês sintam que precise.  A dica do óleo de rícino que dei para as meninas com média porosidade vale para vocês também gente, óleo de rícino é que nem seguro de carro. Todas devem ter ! ;)

Então, me despeço de vocês após este post que ficou longo, me desculpem, tentei ser suscinta mas o assunto é sério e vai fazer diferença entre uma transição bem sucedida ou não, é gente... 
cabelo natural tem ciência !
Beijos e até a próximaaa :D

7 comentários:

  1. Eu tenho muitas clientes que chegam com esse tipo de problema, mas a grande maioria é que acontece perda de massa, então não basta fechar escamas tem que repor massa capilar.
    Eu uso o Bioliss Power, uma cauterização instantânea, é super barato e resolve na primeira aplicação.
    Espero que tenha ajudado, excelente blog!

    ResponderExcluir
  2. De Deynha pra Deinha:
    Amei o post!
    Parabéns pelo blog. Vou divulgar!!!

    Deynha ( Encaracoladas)

    ResponderExcluir
  3. este seu post me salvou, ja estava tao desesperado com o cabelo que jah ateh marquei uma consulta com uma dermato. mas agora vou esperar a consulta com mais calma e ateh vou fzndo os cuidados indicados. UM milhao de parabens por tanto informaçao util e de boa qualidade. bjjs

    ResponderExcluir
  4. muito bom seu post, bem esclarecedor, o unico que me fez entender o que acontece com o meu cabelo

    ResponderExcluir
  5. Agradeço todos e todas vocês, fico feliz que tenha sido útil !

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do post. Me esclareceu muitas dúvidas. Imagina o desespero de apenas no centro da cabeça os cabelos estarem super porosos. (ressecado, com nós, não cacheia de jeito nenhum, uma PALHA). :(

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD