02 maio 2013

como escolher um shampoo



Olá crespinhas e cacheados ! Vocês sabem escolher shampoo ?  :)
A resposta habitual será: "É claro que sei escolher shampoo, eu escolho os mais cheirosos e com precinho camarada de preferência." Também gosto de economizar, o shampoo cheirosinho é ótimo, mas... será que ele vai fazer bem para os cabelos ? Principalmente levando em consideração que o cabelo é cacheado, ou está em transição, ou passa por transformação química (e aqui entra relaxamentos, tinturas, luzes, progressivas e etc.) ?

O que é um shampoo ? o.O
Um shampoo é uma substância feita para higienizar os cabelos, composta de tensoativos (surfactantes) que irão soltar dos cabelos a sujeira acumulada, (poeira, restos de leave in, poluição, gordura e etc)
Uma ajudinha aqui da Wikipedia, afinal não vou dar aula de química aqui, queremos ver a coisa na prática.

 Os detergentes (ou surfactantes) são substâncias anfifílicas, ou seja, apresentam em sua estrutura molecular uma parte polar e outra apolar, o que dá a estas moléculas a propriedade de acumularem-se em interfaces de dois líquidos miscíveis ou na superfície de um líquido.
A palavra detergente, procede do latim detergere, que significa limpar. Em medicina se entende por detergir, limpar uma úlcera ou ferida, e se denomina detersórios as substâncias empregadas para tal finalidade. Isto significa que podem qualificar-se como detergentes substâncias tão dispares como a saliva, o sabão ou a gasolina, dependendo em que superfícies são aplicadas.
Na prática diária se entende como detergente apenas as substâncias como sabões e similares, que emulsificam as gorduras ou matérias orgânicas devido a propriedade de suas moléculas possuirem uma parte hidrófila (que atrai moléculas de água) e uma parte lipófila (que é hidrófoba). Esta propriedade é obtida ao oxidar um ácido graxo de cadeia longa como, por exemplo, palmítico, esteárico ou oleico com uma base alcalina, frequentemente de sódio, potássio ou cálcio. Este processo é denominado saponificação. O extremo da molécula que contém o ácido graxo é lipófilo, e o que contém o átomo alcalino é hidrófilo. 
 Mas qual é o problema  ?
Muito bem, o problema é que... quando o cabelo é lavado com um shampoo possuidor de surfactantes potentes, mais fortes, ele lava o cabelo e também retira toda a hidratação do fio, é um arrastão sem misericórdia nos fios, vai sujeira, vai hidratação, vai o sebum natural etc. Se o cabelo é liso e virgem, OK porque ele se lubrifica bem demais e sozinho, se o cabelo for crespo, cacheado ou receber relaxamento, ou progressiva, ou for tingido de qualquer forma, a coisa fica meio esquisita... vai ressecar e muito o pobrezinho, o crespo então... ele tá lá, ralando pra caramba pra trazer o óleo produzido pelas glândulas sebáceas até as pontas dos fios para dar uma hidratação decente, vai ter que descer as molinhas para chegar até lá, ao contrário de um fio liso... no meio do caminho, no melhor da festa, lá vem você, com um shampoo super forte, com surfactantes agressivos... pronto.... adeus hidratação.

Aquela sensação de cabelo palha molhada e super embaraçada, após lavar duas vezes com um monte de shampoo e um mundo de espuma, esfregando o cabelo feito um pano de chão... nada bom... não mesmo. Isso é uma agressão desnecessária ao cabelo e degrada sua estrutura ao longo do tempo.

Existem outras opções, temos o método "no poo", "low poo", que utiliza o "co wash" e intercala com um shampoo sem sulfato, (que já tem artigo aqui, é de março ==> Artigo Cabeleira Crespa "no/low poo"  ) você pode adotar shampoos sem sulfato, aqui no Brasil não tem muitos mas existem e tem opções para todos os bolsos, se estiver difícil encontrar um shampoo sem sulfato você pode pelo menos adotar um shampoo com surfactante (sulfato) mais suave, menos agressivo, que não vai estropiar seu cabelo. 

Se não conhece o "co wash" aprenda o que é aqui:==> Artigo Cabeleira Crespa sobre co wash

Sulfatos Leves  &  Sulfatos Pesados

Aqui vai uma lista dos sulfatos agressivos, dos quais devemos "fugir" e dos sulfatos mais suaves, que irão lavar o cabelo sem fazer estrago:

Sulfatos Pesados:  (encabeçando a lista o pior) - 

Sodium Lauryl Sulfate 
Sodium Laureth Sulfate 
Sodium Myreth Sulfate 
Ammonium Lauryl Sulfate
Ammonium Laureth Sulfate
Sodium C14-16 Olefin Sulfonate
TEA Lauryl Sulfate
TEA dodecylbenzenesulfonate
Sodium Alkylbenzene Sulfonate
Ammonium Xylenesulfonate
Sodium Xylenesulfonate


Sulfatos Leves:

Sodium Cocoyl Isethionate
Sodium Lauryl Sulfoacetate
Sodium Socoyl Sarcocinate
Sodium Lauryl Sarcocinate
Sodium Lauroyl Sarcocinate
Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate
Dioctyl Sodium Sulfosuccinate
Sodium Lauryl Glucose Carboxylate
Disodium Laureth Sulfosuccinate
Sodium Methyl 2-Sulfolaurate 
Disodium Sulfolaurate
Methyl Cocoyl Taurate
Methyl Lauryl Taurate
Sodium Cocoyl Glycinate

Então meninas, quando forem comprar shampoo, leiam o rótulo, só assim você conseguirão comprar os produtos certos, não existe forma fácil, infelizmente a indústria cosmética, como todos os outros segmentos, não dizem sempre a verdade, já vi shampoo escrito no rótulo que não tinha sulfato e tinha um sulfato leve, ou seja, era um bom shampoo, mas precisava mentir que era sem sulfato ? Já vi shampoo que se dizia natural e tinha um sodium lauryl sulfate pulando logo no início da composição, já vi produto que se dizia orgânico e estava cheio de conservantes... olho vivo gente, não se deixem enganar, sejam consumidoras conscientes, não só para shampoo; para alimentos e tudo o mais, não fechem os olhos e consumam as coisas ignorando o que são.
Fiquem atentas aos próximos assuntos, faremos uma resenha de shampoos sem sulfato. 
Por hoje é só, beijos encaracolados e uma boa semana para vocês lindas !  :*  
Andrea.

9 comentários:

  1. Obrigada, Andrea! Acabei descobrindo que todos os meus xampu têm sulfato pesado :(
    Vou ficar de olho agora. Bj

    ResponderExcluir
  2. oi andreia, muito interessante a sua resenha. Descobri que o shampoo que estou usando tras no rotulo sem sulfato, o que nao e verdade pois fui ver a composicao e tem o sulfato leve.

    ResponderExcluir
  3. Eu que agradeço gente :) é importante as pessoas ficarem ligadas, eu sempre me impressiono como os consumidores (todos nós) somos enganados o tempo todo !

    ResponderExcluir
  4. Oi Andreia! Gostei muito da sua resenha, por causa dela descobri que o xampu que eu estou usando tem sulfato pesado. E eu comprei ele de uma marca que diz que vende produtos naturais, orgânicos e etc... A arte dos aromas, não sei se vc conhece... Vou ficar de olho agora e não vou confiar mais nas empresas!rsrsrsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  5. É isso aí Isa ;) olhinhos abertos na hora da compra !!

    ResponderExcluir
  6. Oi, esse post foi esclarecedor. Pensei q todo sulfato era maligno. Mas existem os leves...
    Queria saber se vc conhece algum shampoo de farmácia sem sulfato. Aqui tenho vários e todos tem: capicilin, c. Kamura, tresseme, tralálá, ox, e até meu cheiroso bed head vermelho :(

    ResponderExcluir
  7. Oi Nana, desculpe a demora, espero que você leia isto aqui. Realmente houve uma "demonização" dos sulfatos, eu mesma no início da minha transição era no poo radical mesmo, mas depois fui lendo, fui me informando melhor e vi que existem shampoos que não fazem mal aos nossos cabelos.
    Na farmácia totalmente sem sulfato só conheço o vermelhinho da Surya, mas você pode experimentar dois shampoos que amei: Oro Argan - o branquinho e o da embalagem marrom, não maltrataram meu cabelo, não ressecou nada, tem óleos na composição, muito bons. bjos

    ResponderExcluir
  8. Nossa Andrea, comprei um shampoo muito cheiroso e ótimo pro meu cabelo cacheado (cantu) e sem sulfato e outras coisas, mas ao ler o esse post descobri que ele tem um sulfato pesado. :(

    ResponderExcluir
  9. Nossa Andrea, comprei um shampoo muito cheiroso e ótimo pro meu cabelo cacheado (cantu) e sem sulfato e outras coisas, mas ao ler o esse post descobri que ele tem um sulfato pesado, que é o sodium c14-16 bla. :(

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD