07 março 2013

técnica no-low poo



No-Low Poo, por Erika Nasch

Olá, queridas leitoras do “cabeleira crespa”!!

Vocês já devem ter ouvido falar sobre um método de tratamento capilar, que foi desenvolvido especialmente para as cacheadas, pela cabeleireira inglesa Lorraine Massey...

Este método é baseado num livro que ela escreveu em 2001, chamado “Girl Curly” (Garotas cacheadas). Neste livro, ela ensina o passo-a-passo do método, que chama-se NO-LOW POO, e que quer dizer “SEM ou POUCO SHAMPOO”, pois o método se baseia na NÃO utilização de shampoos, ou na POUCA utilização dos mesmos.
Apesar de ter sido criado exclusivamente para cabelos cacheados e crespos,  o NO-POO pode ser utilizado em cabelos ressecados, danificados por químicas, coloridos ou descoloridos, e até mesmo os cabelos normais podem ser beneficiados.

Em cabelos oleosos, talvez não seja muito adequado, pois esta técnica estimula um aumento da oleosidade natural. Porém, o LOW -POO, pode ser utilizado em qualquer tipo de cabelo.

E para aqueles que não conseguem, ou não querem  ficar sem usar shampoos, e gostam de lavar os cabelos todos os dias, a opção é intercalar o NO-POO com o LOW-POO.

Em seu livro, Lorraine dá dicas de como ter um cabelo cacheado bonito e saudável, se você seguir os 14 passos que ela propõem, e que são os seguintes:


Passo 1 – Use um anti-resíduos
Primeiro, você deve lavar os cabelos com um shampoo anti-resíduos, para retirar todo o petrolato (óleo mineral, parafina líquida) e silicones insolúveis em água dos seus cabelos, pois a maioria dos produtos capilares comumente utilizados, possuem esses componentes. Sendo assim, seu cabelo deve estar “impregnado” dos mesmos, e o shampoo anti-resíduos é o único que consegue retirá-los dos fios.

Passo 2 – Apare as pontas
Apare as pontas do seu cabelo, para se livrar das pontas duplas ou danificadas.

Passo 3 – Abandone as escovas
Esqueça a escova, e comece a utilizar pentes de dentes largos, ou mesmo os dedos (quando o cabelo estiver molhado). Usando os dedos para desembaraçar os cabelos cacheados, irá ajudar a realçar os cachos.
Se assim ainda ficar difícil desembaraçar os cabelos, aplique maior quantidade  de condicionador. Desembarace os cabelos somente quando estiverem molhados, embaixo do chuveiro, com ajuda do condicionador. Nunca o faça enquanto seca, ou depois de secos, pois isso irá provocar mais frizz.

Passo 4 – Esqueça os shampoos
 A maioria dos shampoos comuns contêm detergentes fortes que agridem muito os fios (sulfatos), e que são extremamente prejudiciais para cabelos encaracolados.
Mas se for muito difícil você ficar sem usar shampoo, use shampoos sem sulfatos, com cocamidopropyl betaíne no lugar dos sulfatos.

Passo 5 – Lave o cabelo com condicionador (Co-Wash)
(Co= condicionador; wash= lavar)
Massageie o couro cabeludo com condicionador  no lugar do shampoo. Utilize as pontas dos dedos, e não as unhas. Esta fricção irá soltar a sujeira, os resíduos, e até caspa se houver. E  enxágue muito bem. Você poderá fazer o co-wash de 2 a 3 vezes na semana, ou até mesmo diariamente, se gostar.
Importante: Certifique-se de usar condicionadores sem petrolatos (óleo mineral) e sem silicones não solúveis em água.

Passo 6 – Desembarace os cabelos ainda no chuveiro
Depois de massagear o couro cabeludo com um condicionador (silicone free) , chegou a hora de desembaraçar os fios. Faça isso de maneira suave, utilizando as mãos ou um pente de dentes largos. Sempre  comece a desembaraçando de dentro para fora. E pode deixar o condicionador agindo no cabelo por alguns minutos para hidratar.

Passo 7 – Enxague com água fria
Enxágue seu cabelo com água fria. Fazendo isto, diminuirá  o frizz e adicionará brilho. Pode deixar um pouco de condicionador nas pontas, pois são as partes mais secas, e precisam de maior hidratação. Não penteie. Só deslize os dedos entre as mechas.

Passo 8 – Aplique um leave-in e um gel
Aplique o leave-in ou creme sem enxágue, enquanto seu cabelo está todo molhado. Esfregue o creme em suas mãos para emulsioná-lo, e depois aplique no seu cabelo mecha por mecha.
Você pode começar usando um leave-in ou creme sem enxágue para eliminar o frizz, e depois usar um gel para definir os cachos (mas que sejam silicone-free).

Passo 9 – Amasse os cabelos
Amasse seus cabelos suavemente, usando uma camiseta de malha, ou toalhas de papel, ou ainda uma toalha de micro-fibra, para tirar o excesso da umidade.

Passo 10 – Utilize o método “plopping”
(funciona melhor em cabelos de comprimento longo e encaracolados)
O método "plopping" serve pra você diminuir o tempo de secagem.
Faça assim: estenda uma toalha velha em uma superfície plana, e apoie seu cabelo no meio do pano. Toque o pano com sua cabeça, e puxe a parte de trás do pano sobre ela. Torça os lados até que eles formem uma "salsicha enrolada" e prenda na base do seu pescoço. Após 15 a 30 minutos, remova o pano.
*Se o seu cabelo for crespo, após fazer o plopping, aplique um pouco de gel.

Passo 11 – Secar utilizando o difusor
Seque apenas cerca de 80 por cento do seu cabelo com secador, usando o difusor, para não frizzar.  E depois deixe o cabelo secar naturalmente. Não toque no seu cabelo enquanto estiver secando, também para evitar o frizz.

Passo 12 – Procurar por profissionais especializados em cachos
Caso queira aparar ou cortar o cabelo, procure um cabeleireiro com experiência em cortar cabelos cacheados, e leve seus próprios  produtos sem silicones e petrolatos, para caso ele não os tenha.

Passo 13 – Apare os cabelos a cada 4 ou 6 meses
Apare seu cabelo apenas a  cada quatro ou seis meses. Um corte de 1,2 cm é o bastante para se livrar de pontas duplas. Lembre-se, que cabelos cacheados se cortados molhados, quando secarem  ficarão bem mais curtos. Então peça para cortar os cabelos secos, pois assim você saberá o tamanho exato que eles ficarão.

Passo 14 – Seja paciente e persistente
Procure dar um tempo, para que seu cabelo se ajuste a essa rotina. Poderá levar até 6 semanas para os  cabelos se acostumarem ao shampoo sem sulfato, podendo até parecer que estão pior no início.
A recuperação dos cabelos se dá a longo prazo, e poderá levar algumas semanas para eles se revitalizarem, afinal, os cabelos ficam com falta de umidade pelo uso contínuo dos shampoos comuns.

E então, curtiram? Não é tão difícil assim, né? Acho que o mais complicado da técnica Low Poo é  achar shampoos sem sulfatos bons, e a preços acessíveis.

Eu nunca fiz o No Poo, porém o Low Poo, eu gosto bastante. É claro que ainda uso shampoos com sulfatos, até porque tenho que fazer as resenhas para o blog, mas uso muito pouco.

Como eu lavo o cabelo todos os dias, a maioria dos dias uso shampoos sem sulfatos,ou faço o Co-wash. Shampoo comum mesmo, uso uma a duas vezes na semana. Mas a minha meta é abolir totalmente shampoos com químicas e ficar usando só orgânicos sem petrolatos e sem sulfatos.

Já postei até uma receita de shampoo natural pra Low Poo lá no blog!

É isso, galera!
Acho que vale muito a pena experimentar o No-Low Poo!
Nossos cabelitchos agradecem!

Bjks à todas!!
Erika Nasch

2 comentários:

  1. esse post foi ótimo pois estou usando no poo e realmente o cabelo fica áspero já estava a ponto de desistir qdo li este artigo maravilhoso!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. When I originаllу lеft а comment I appeаг
    to hаve clісκed the -Notіfy me when new cοmments aгe addеd- checkbοx аnԁ from
    now on еach time a comment is аdԁed I receivе 4
    emaіls with the same comment. Τhere hаs tο be
    an еasу methоԁ yοu cаn rеmоѵе me frоm that serviсе?
    Thanks a lot!

    Here is my blοg :: payday loans

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD