18 dezembro 2012

técnica do co-wash



Cabeludos e cabeludas, como falei em um post desses perdidos por aqui, utilizo o xampu pra lavar o cabelo somente no dia que vou fazer a hidratação. No dia de somente lavar os fios, utilizo somente condicionador. Por que? Porque sou crespa e crespa já tem fios ressecados por natureza. Utilizar xampu achando que vai ficar com os fios limpos vai ter de brinde cabelos mais secos ainda. Então usar o condicionador para lavagem não só limpa quanto mantém os fios hidratados. ;) #ficaadica
E aí vocês me perguntam -->> "E o cabelo fica limpo, Tamires?" E eu digo que sim! Claro que sim, de menor intensidade os condicionadores também possui elementos limpantes. Só que mais hidratantes, do que limpantes, é claro. O que vai ajudar na limpeza é como você o fará. ;) Destaco um post do Blog Encaracoladas sobre a lavagem com condicionador, ou seja, o Co-Wash para vocês, que vocês podem fazer exatamente como está na dica ou de forma adaptada pros que tem menos tempo: 

"Co-wash significa lavar apenas com condicionador (COnditioner WASHing), mas existem outras formas de fazer o co-wash, como por exemplo, lavar os cabelos apenas com água.

Para quem já torceu o nariz, saiba que essa técnica pode fazer toda a diferença quando estamos falando de cabelos super ressecados e couro cabeludo seco. Logicamente, quem tem couro cabeludo muito oleoso deve passar longe dessa técnica. Algumas pessoas com couro cabeludo levemente oleoso relataram grandes melhorias com essa técnica, pois o óleo consegue distribuir-se melhor pelos fios e não fica concentrado na raiz.
Se seu cabelo natural é muito ressecado, você provavelmente gostará muito do co-wash. A lavagem apenas com condicionador evita o atrito entre os fios e o ressecamento demasiado deixado pelo shampoo e de quebra ainda ajuda a manter o cabelo macio.

A técnica de co-wash pode ser feita frequentemente, até mesmo diversas vezes um o dia (ótimo para os dias quentes de verão).

Há algumas etapas para obter os benefícios desta técnica:

* Primeiramente encontre um condicionador bom para seu tipo do cabelo. Evite comprar produtos mais hidratantes do que você realmente precisa e é lógico que o contrário também é válido. Procure por palavras-chaves como cabelos crespos, cabelos danificados, cabelos secos ou cabelos ressecados, etc.

* Conheça seus ingredientes: Com um pouquinho de familiaridade com os nomes difíceis dos rótulos, você pode aprender a encontrar os ingredientes você precisa para os seus fios e aqueles que você deve evitar. Bons ingredientes são o propylene glycol, o cetyl alcohol e o panthenol, super comuns em fórmulas.

* Enxágue o cabelo com água morna. Evite a água muito quente. Limpar os fios resulta da ação da água mais o higienizador (shampoo e/ou condicionador) e a massagem capilar. Ao enxaguar com água morna abra delicadamente seu cabelo apenas com os dedos, desembaraçando os fios.

* Aplique seu condicionador. Isto pode ser feito em diversas maneiras:

(1) Aplicar uma linha de condicionador em sua mão e aplicar cada linha em mechas diferentes do cabelo. Trabalhe o condicionador das raizes às pontas. Faça isso até que todo o cabelo esteja coberto.

(2) Derramar uma quantidade normal de condicionador em uma grande bacia, preferivelmente de plástico, adicionando água do chuveiro na mesma, misture bem a água e o condicionador com as mãos. Coloque sua cabeça em cima da bacia. Com um copo ou o outro recipiente pequeno, derrame a mistura nos fios.

(3) Coloque uma quantidade normal de condicionador em um frasco limpo de spray pulverizador e misture-o com água. Agite bem e pulverize no cabelo. Este método pode ser demorado para ser usada em banhos rápidos.

* Penteie seu cabelo com as mãos ou com um pente de dente largos e arredondados. Esta etapa é opcional, depende de quanto seu cabelo embaraça. A ideia principal aqui é desembaraçar os fios e distribuir uniformemente o condicionador.

* Permita que o condicionador fique no cabelo por alguns minutos.

* Enxágue bem o cabelo com água morna. Passe os dedos através de cada seção para remover completamente todo o condicionador.

* Opcional: Aplique seus produtos leave in nesta etapa enquanto seu cabelo está muito molhado. Muitas pessoas acreditam que a melhor absorção do produto é neste momento. Seus produtos podem ser distribuídos mais uniformemente enquanto seu cabelo estiver super molhado.

* É hora de secar e há diversas maneiras para secar o cabelo:

(1) Toalha: Evite esfregar seu couro cabeludo e cabelo com uma toalha! Em lugar disso, simplesmente aperte o cabelo, ou pegue seções e esprema a água na toalha. Prefira toalhas de papel ou microfibra que evitam o frizz.

(2) Agitar: Coloque a toalha nos ombros. Agarre os cantos inferiores da toalha e levante-os formando uma bolsa. Com a toalha nesta posição, agite a cabeça de um lado ao outro. Este é o “método sem toque”. Às vezes secar o cabelo diretamente com a toalha pode remover os produtos que você aplicou. Este método é perfeito para os meses mais quentes.

(3) Secador: Ao secar, o uso de um difusor é melhor. Um difusor espalhará o calor de seu secador mais uniformente e minimizará o dano pelo calor.

Com um pouco de prática a técnica fará parte da rotina e a todo o procedimento será bem rápido."
 Bom gente, aí está a dica. Como falei no começo, adaptem para vocês. Ouro: enxugar o cabelo com toalha de microfibra, ou uma camiseta de menor algodão na composição do tecido é incrível. Toalha de papel é como qualquer coisa de papel, gastar árvores! :O Lembrando que: tudo o que fazemos nos crespos, desde a lavagem, ao uso do creme (leave in) é amassando os fios. Nada de esfregão nos cabelos! Ah, lava com a água morna só na primeira vez, pra abrir os fios que vão receber o condicionador. Depois, no último enxágue, água fria pra fechá-los. Espero que sirva e quem experimentar, vai me contando... =D

Ah, já ia esquecendo: o condicionador Morango e Burity, da Surya Brasil é o mais indicados pelas cacheadas net e Brasil a fora para fazer o Co-Wash. ;)

Fonte do artigo: Ezine Articles
Extraído de: Blog Encaracoladas

6 comentários:

  1. Bem vinda, Lyli! Fico feliz que tenha gostado! xD Se puder, volta nos comentários pra contar como foi a experiência? Xero grande! ;)

    ResponderExcluir
  2. Tamis, eu adoro fazer co-wash com yamasterol e umas gotinhas de óleo essencial de maracujá ;)
    bjks
    http://www.clubedocabeloecia.com.br

    ResponderExcluir
  3. Menina, eu tô louca pelo co-wash com Garnier OR, o cabelo derrete na lavagem e é uma delícia de enluvar! \o/ Ainda não testei o óleo essencial, acredita? Vou providenciar! :D
    Bjs, sua linda! ^^

    ResponderExcluir
  4. Lavo meu cabelo uma vez por semana, posso fazer o co wash

    ResponderExcluir
  5. Você faz técnica Noo/low poo, Marcy? Se fizer No, sim. Se Fizer Low, adicionando anfótero pra que remova os silicones. Dá uma olhada aqui -->> http://cabeleiracrespa.blogspot.com.br/2013/08/tecnica-nolow-poo-x-silicones-x-anfotero.html

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD