18 dezembro 2012

lavando os cabelos



"Txá besteiraaaa!!! Quem não sabe lavar os cabelos?" úú Desce do pé de coco, lagarta de fogo! Tá pensando que é só assim? 
Apôis, cuidar de cachos, ao contrário do que muitos pensam não é difícil. Nem fácil. Técnica de como lavá-los? Tem também. Porque - é verdade comprovada - os cabelos cacheados e crespos são bem mais frágeis que os lisos! Então pra melhorar a dinâmica, vou dizer o que não se pode fazer ao lavar os fios, certo? ^^

1 - Não lavar os cabelos todos os dias -->> preserva o manto hidro lipídico dos fios, isto é, a gordura natural produzida pelo organismo que auxilia a proteção da haste capilar.
- O couro cabeludo precisa de 24h para secar completamente, segundo especialistas. ;) Então, lavar os cabelos somente 2 ou 3 vezes na semana. A água, já danifica os fios com o cloro, por isso quanto menos, melhor. Mas não vai passar mais de uma semana sem lavagem, hem? \o/ Sim, tem o sol nordestino também, que já deixa os fios ressecados demais pra receber muito xampu e água. Aí, xampu só quando for dia de hidratação! (vejam técnica do Co-Wash)

***dica de ouro pra quem faz academia e outros exercícios: utilizar pré-xampu para retirada de resíduos, quando os fios ainda estiverem secos, e retirar com uma ducha de água morna (a água morna nesse caso, é para uma maior limpeza). Isso pode ser feito dia sim, outro não. Tem o pré-xampu esfoliante da Éh Cosméticos (preço médio R$19,90) ou o Peeling Hair, da VitaDerm (preço médio R$16,90).

2 - Não esfregar os fios!!!!!!!!!!!!!!!
- fio é coisa muita delicada, gente. Cacheados e crespos então, nem se fala! Esfregar os fios é abrir ponta dupla neles! O movimento é circular no couro cabeludo, pra quem tem menos oleosidade. E movimento de garra, como quando a gente hidrata, mecha a mecha. E nada de unha no couro cabeludo. Quando eu falo em delicadeza, isso é coisa séria. E couro cabeludo que recebe unha, recebe diversas infecções também. Então, ponta dos dedos para lavagem. ;) 

*** que isso também sirva na hora de enxugar os cabelos, hem? Já vai amassando daí. Nada de esfregão nos cabelos, pelo amor da Santa Padroeira dos Crespos! \o/ #oremos

3 - Não lavar com água quente
- isso é uma exceção em dias de co-wash completo (o incompleto é só a lavagem com condicionador e muuuuita massagem nos fios e no couro, pros menos oleosos nele.). Água fria deixa as escamas dos cabelos fechadinhas, que e é o ideal para ter cabelos brilhosos depois da lavagem.

4 - Não aplicar xampu nas pontas
- porque as pontas já são secas e já é difícil fazer com que hidratações, leave in (creme) e finalizadores cheguem até elas. Lavando com xampu nelas, aumenta o ressecamento. Pega as pontas e leva-as até o couro misturando-as aos fios. Ou simplesmente, deixe que a água que escorre com o xampu percorra até elas, isso já vai limpá-las ;)

Bom, essas são as dicas mais básicas. Mais à frente, passarei mais dicas nos posts sobre o assunto. Continuem participando e um salve bem grande pros novos curtidores da página!! =D 


Fontes: 
http://revistashape.uol.com.br/
http://mulher.uol.com.br/

Beijos da Tam... :o)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD