15 dezembro 2012

dica número um

"Para de enrolar e dá logo dicas, Tamires!" Tão todos pensando isso, neh? =D

Então, tá, vamos lá!
Começarei por onde comecei quando resolvi não abrir mãos dos meus cachos. Fui procurar dicas de cuidado, e achei uma coisa muitíssimo importante! A composição do shampoo:

SHAM = Sodium Laureth Sulfate
POO = espuma do mal

Existem três tipos de Lauril Sulfato de Sódio, o que produz a espuma do mal:

Lauril Sulfato de Sódio (existe na forma sólida e líquida) é um detergente potente sendo extremamente agressivo à pele e por isso seu uso em shampoos e sabonetes está caindo em desuso. Também pode ser usado como emulsionante para cremes aniônicos.

Lauril Éter Sulfato de Sódio (líquido) é uma evolução do anterior sendo mais suave e provocando uma menor irritação e ressecamento.

Lauril Éter Sulfato/Sulfossuccinato de Sódio (líquido) é um blend do anterior com o lauril sulfossuccinato de sódio, é o lauril mais suave sendo usado em produtos infantis, veterinários e para peles sensíveis pq não resseca a pele e não arde os olhos.

Aí vocês me perguntam: "e daí?" E eu digo pra vocês que isso que a gente coloca na cabeleira acaba justamente com o principal do nosso fio:

a fibra capilar, constituída por 3 camadas: cutícula, córtex e medula. A cutícula é a camada mais externa, responsável por regular a entrada e saída de água da fibra.

O córtex é responsável pela maior parte do fio e sua força (onde fica a queratina). Quando essas camadas são danificadas as células cuticulares se separam, a superfície então fica rugosa e porosa. Assim o cabelo quebra mais facilmente, fica opaco e sem brilho, pois a luz não reflete na superfície irregular.

Quando a queratina é danificada, isto é, a estrutura capilar, as pontas se quebram e se separam em partes (pontas duplas , triplas, etc).  Essas pontas não se reparam, o dano é permanente, e só será revertido com o crescimento de um novo fio sem danos químicos ou físicos. As pontas duplas devem ser cortadas porque elas não ficam “paradas”. Elas vão “subindo” pelo cabelo danificando o fio e formando nós que dificultam desembaraçar os cabelos.

E qual a maior dificuldade dos cachos? Por serem molas, os elementos não se espalham regularmente e mal conseguem chegar às pontas. Com as cutículas quebradas, eles sofrerão um processo permanente de quebra, e o ressecamento e a porosidade será gritante, que nem na imagem!
E pra completar,  vem  além do Shampoo com Lauril, os alisamentos, o uso excessivo de secador e chapinha e tinturas e descoloração descontroladas!
Aí, não tem cabelo que aguente!
Por isso, a primeira urgência, é parar com esses produtos que encontramos no supermercado, chegados lá pelas propagandas enganosas de que nossos fios ficarão perfeitos, balançando em câmera lenta.
Não é fácil, pois, fomos educados a lavar os cabelos com shampoos, mas esse é o erro! Devemos procurar produtos que não produzem espuma ou produtos orgânicos para os nossos fios.

Na próxima postagem - não demorarei - falarei sobre os produtos liberados para o uso! Até logo mais, crespos e crespas! ;)


CSI - Curl Science Investigation (Investigação Sobre Cachos ou Deva Curls)
Imagem cedidas pelo Google... hehe

Um comentário:

  1. muito rica as informações já tava ligado em umas dicas a respeito, carmabaaaaaaaaaaaaaaaaaaa o quanto somos especiais de ser por isso que muitos não adimitem que somos pérola negra !!! só lamentorsrsr!!!

    ResponderExcluir

Antes de deixar seu comentário consulte o próprio blog no "Pesquise aqui", às vezes sua dúvida está em outra postagem. Mas se você não encontrar no blog, deixe seu comentário, tire suas dúvidas sem timidez! Eli e eu vamos fazer o possível para ajudá-las. Obrigada por estar conosco, xero nos cachos! xD